Tatuquara ganha novo Centro de Esportes e Clube de Lutas

Moradores da Regional Tatuquara, que integra os bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, ganharam um reforço importante na estrutura para a prática de esportes.

A região agora passa a contar com o novo Centro de Esportes e Lazer (CEL) Santa Rita, que passou por uma reforma completa e um Centro de Lutas, que será gerido em conjunto pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj) e pela Federação Paranaense de Judô.

Os dois equipamentos foram entregues na tarde de quinta-feira (23/9), pelo prefeito Rafel Greca.

Novo Centro de Esportes e Lazer (CEL) Santa Rita vai atender os moradores do Bairro Tatuquara – Curitiba, 23/09/2021 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

“É como alegria que nós estamos entregando hoje este equipamento, que no passado abrigou o antigo Linhão do Ofício, e agora vai atender as atividades da Smelj para as crianças da região”, disse o prefeito.

Participaram do evento os secretários de Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; de Obras Públicas (SMOP), Rodrigo de Araújo Rodrigues; o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; o gerente de Manutenção da SMOP, Guido Aurélio; e o diretor de Edificações da SMOP, Soélio Antônio Vendramin.

Os serviços de reforma do CEL Santa Rita envolveram reparos em toda a estrutura, que estava danificada pela ação do tempo. A estrutura metálica foi restaurada, implantada a grelha para captação da água da chuva – que chegava a invadir a quadra – adequados e construídos os banheiros masculino, feminino e para os professores. 

Também foram revitalizadas as arquibancadas de alvenaria e a iluminação da quadra recebeu refletores de LED, que melhoraram eficiência do sistema que permite o uso do espaço durante a noite. 

O espaço de convivência, lazer e prática esportiva também passou pela substituição de quatro postes “Duplo T” e de 16 refletores com 400 watts de potência da sua quadra.

Novo Centro de Esportes e Lazer (CEL) Santa Rita vai atender os moradores do Bairro Tatuquara – Curitiba, 23/09/2021 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

“A população estava pedindo melhorias aqui e hoje a estrutura está toda reformada para receber os projetos escolares, como o Escola + Esporte=10, que é feito em parceria com a Secretaria da Educação”, comemorou Emilio Trautwein.

40 tabletes

Na ocasião, o prefeito fez a entrega simbólica de 40 tabletes para chefes de núcleos da Smelj, equipamento que possibilita que os professores das atividades possam fazer avaliação física e frequência dos alunos através do site curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br.

Greca também tirou fotos com as crianças que participavam de atividade do Projeto Maestro da Bola, uma parceria com a Associação Maestro Esporte Clube, do ex-jogador Ricardinho, campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002.

Nova pista de Skate

Na Praça Soldado Wagner, o prefeito também se encontrou com os skatistas Vitor dos Reis Soares e Lucas Muller Lucindo, que vieram agradecer o acolhimento do projeto de uma nova pista de skate no local.

“Eles fizeram uma mobilização e incluíram o projeto no Fala Curitiba. Graças a eles, o Tatuquara vai ter uma pista de skate de ponta”, celebrou Greca.

Greca também distribuiu gibis do Curitibinha para as crianças do CMEI Santa Rita, que fica em frente à Praça Soldado Wagner e conversou com as participantes da uma Feira de Artesanato do Santa Rita, que funciona às quintas-feiras e sábados, e com o músico Roberto dos Santos, que fez questão de tocar trompete para o prefeito.

Prefeito Rafael Greca e Secretário de Esportes Emilio Trautwein inauguram novo Centro de Esportes e Lazer (CEL) Santa Rita que vai atender os moradores do Bairro Tatuquara – Curitiba, 23/09/2021 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Clube de Lutas

Logo depois, o prefeito fez a inauguração até a instalações do Clube de Lutas Tatuquara, uma parceria entre a Prefeitura e a Federação Paranaense de Judô.

Sediado na Avenida Pero Vaz de Caminha, o espaço conta com mais de 120 m², equipado com tatame, vestiários, com capacidade de mais de 300 atendimentos. 

“Estou muito feliz de inaugurar este espaço aqui hoje, na presença do vice-cônsul do Japão. Este é um espaço para desenvolver a saúde do corpo de da mente, para que os filhos do Tatuquara possam aprender com o exemplo do Japão, que é um povo que tem uma educação exemplar”, disse o prefeito.

Clube de Lutas Tatuquara, uma parceria entre a Prefeitura e a Federação Paranaense de Judô., que vai oferecer opções de esportes para os moradores do Bairro Tatuquara – Curitiba, 23/09/2021 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito foi recepcionado por uma apresentação do grupo de tambor Wakaba Taikô, da Associação Nikkei Curitiba. A judoca Tayla Tinen entregou um bonsai para o prefeito. Greca também ganhou um quimono para prática de judô. O prefeito cantou uma estrofe do hino de Curitiba junto com os presentes.

Como forma de incentivo, o consulado do Japão doou 100 quimonos para os atletas do Centro de Lutas.

Greca tirou fotos com os praticantes de artes marciais e com o professor de judô, Macoto Yama Nouchi, grau oitavo Dan. Participaram também da inauguração do Centro de Lutas, o vice-cônsul do Japão, Masaru Furuya e o delegado da Região Sul da Federação Paranaense de Judô, Rodrigo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instabilidade começa a se afastar, mas ainda há risco de temporais na região de Curitiba

As áreas de instabilidade que chegaram ao Paraná na última quinta-feira (14) começam a se afastar, mas ainda há previsão de temporais em alguns setores do estado. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, o fim de semana promete ainda ser úmido na metade leste, mas o risco de chuvas fortes diminui bastante a partir deste sábado (16).

Reprodução

O meteorologista Lizandro Jacóbsen explica que muitos raios ainda são esperados nesta sexta-feira. “A frente fria que evolui pelo Sul do país, somada pelas áreas de instabilidade presentes entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, reforça a condição de tempo muito instável. Para o fim de semana, o sistema frontal se afasta”, explica.

Para algumas regiões, porém, como no caso da Região Metropolitana de Curitiba, chuvas ainda são esperadas de forma persistente, mas com instensidade bem mais fraca.

Na capital, a temperatura varia pouco e as máximas não passam dos 16°C.

A partir de terça-feira, a perspectiva é se sol na região.

Uber lança opção para pagar mais e ‘furar a fila’ em Curitiba

A Uber lançou nesta quinta-feira (14) uma modalidade que permite ao usuário pagar mais e furar a fila de espera para viagens. Chamado de Prioridade, o recurso é válido em Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belém (PA).

A opção visa dar mais ganhos a motoristas e a possibilidade de embarques mais rápidos a usuários. A medida é anunciada em um momento de crise para os motoristas cadastrados. Além da alta nos combustíveis, outros custos de manutenção também encareceram a atividade.

As viagens com esse recurso custarão um pouco mais do que as do UberX, categoria mais barata do aplicativo, e neste momento acontecerão nas regiões centrais das cidades, onde a espera pelo embarque tem sido mais longa nas últimas semanas.

“Como acontece no fim do ano, e com a maior flexibilização das medidas restritivas de combate à Covid-19, a tendência é de que haja um aumento no número de solicitações de viagens e que o uso da plataforma seja ainda mais constante”, diz a empresa.

Usuários interessados devem acessar o aplicativo, colocar a partida e o destino e escolher a opção Prioridade. Não é preciso baixar um novo aplicativo. O horário de funcionamento não é fixo, acompanha a dinâmica de movimentação da cidade.

A Uber tenta dinamizar o app após reclamações de espera de passageiros e de má remuneração aos motoristas. Cerca de 1.600 deles foram excluídos da plataforma recentemente por cancelarem viagens após já as terem aceitado.

Há cerca de um mês, a empresa reajustou o repasse para o motorista em até 35% para viagens UberX, a categoria mais popular do aplicativo, na região metropolitana de São Paulo. Os ganhos dependem do horário e do local em que o motorista atua, segundo a empresa.