Arquivos

Suplementação alimentar: riscos e benefícios à saúde

Cropped photo of a Caucasian man taking a fish oil capsule from a blister pack

Os suplementos alimentares são produtos utilizados para complementar a alimentação, fornecendo nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos. Segundo a Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), 59% dos lares brasileiros possuem, no mínimo, uma pessoa consumindo suplementos. Durante o período de quarentena, por conta da covid-19, o aumento do uso do produto foi de 48%.

Para incluir a suplementação alimentar na rotina é imprescindível o acompanhamento de um profissional. Isso porque, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não há previsão legal para a categoria “suplementos alimentares”, ou seja, não existe regulamentação específica para esses produtos. “Há uma enorme variedade de produtos no mercado, com indicações específicas para suprir o que está em déficit no indivíduo, é necessário avaliar qual é o mais indicado de acordo com a necessidade e objetivo de cada paciente”, explica a médica Joana Iarocrinski.

Sendo assim, o uso inadequado ou sem orientação médica pode causar efeitos adversos à saúde. Por exemplo, se uma pessoa que não tem carência de ferro tomar uma suplementação que contenha em sua composição o mineral, pode superar o índice ideal de ferro no organismo e acabar tendo vômitos, diarreia e até doenças graves como insuficiência hepática. Além disso, algumas vitaminas como a A e D podem aumentar os riscos de formação de cálculo renal. A suplementação pode ainda gerar alergia ou intolerância em determinadas pessoas.

Porém, quando bem orientada, a suplementação traz diversos benefícios à saúde. “O ideal é traçar um plano adequado para as necessidades específicas do paciente. Fazer a realização de exames para ver o que está precisando de mais atenção, entender qual é a queixa e objetivos, assim como adaptar esse planejamento na rotina”, pontua a médica.

Sobre

Dra. Joana Iarocrinski (CRM-PR 29397) é médica, formada em Medicina pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau), pós-graduada em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase-Prevenção e Tratamento de Doenças Relacionadas à Idade e Coach em Saúde pelo Instituto de Nutrição Integrativa da Universidade de Nova York. Possui ampla atuação em medicina integrativa, que trata o indivíduo como um todo, de maneira integral. É também membro da Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz) e da Academia Americana de Medicina Anti Aging (Anti Envelhecimento). Além disso, buscando se manter sempre atualizada, realizou dois cursos na Harvard Medical School: Medicina Interna e Medicina do Estilo de Vida. A médica atende em seu consultório próprio no bairro Bigorrilho, em Curitiba.