Na noite da última quarta-feira (14), a Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres de São José dos Pinhais apresentou suas ações em evento realizado no Plenário Segismundo Salata da Câmara de Vereadores. O encontro, intitulado “Mulheres de Ação”, reuniu autoridades locais, representantes da sociedade civil e a comunidade para discutir os avanços e desafios das políticas públicas voltadas às mulheres no município.
Superintendência e suas Iniciativas
Criada em 2024 e composta por uma equipe de três mulheres, a Superintendência começou suas atividades neste ano, com o objetivo de promover a equidade de gênero e fortalecer os direitos das mulheres na cidade. A superintendente Fátima de Paula destacou iniciativas em andamento, como a parceria com instituições de ensino para impulsionar o empreendedorismo feminino e a entrega de um veículo pelo Governo do Estado, destinado a melhorar o atendimento às demandas da população.
“Quando se fala em políticas públicas para as mulheres, é necessária a participação de todas e de toda a sociedade. Sozinhas não construímos nada. Nosso objetivo é desenvolver ações que fortaleçam os direitos das mulheres. Precisamos ocupar nossos espaços, e isso exige parcerias eficazes. O apoio de vocês é crucial para o reconhecimento do nosso trabalho e para alcançarmos mais mulheres”, afirmou Fátima durante seu discurso.
Compromisso da Administração Municipal
A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, reiterou seu compromisso em criar políticas eficazes diante das desigualdades enfrentadas cotidianamente pelas mulheres, como disparidades salariais e desafios enfrentados por mães solos. Ela enfatizou a necessidade de unir esforços para enfrentar essas questões.
“Criamos a Superintendência para que possamos elaborar, juntas, políticas públicas efetivas em prol das cidadãs são-joseenses. Unidas, fortaleceremos a participação feminina na sociedade, tanto no empreendedorismo quanto na conquista de direitos civis e sociais. A união é necessária para mudarmos esta situação e conquistarmos mais espaço”, declarou Nina.
Intervenções Estaduais e Ações Futuras
A primeira dama do Paraná, Luciana Saito Massa, também esteve presente e destacou a importância dos programas estaduais voltados às mulheres, como o Paraná Rosa e o programa Mulher Segura, que contribuiu para a redução de 18% nos casos de feminicídio. Ela mencionou ainda o investimento de R$ 20 milhões em políticas de defesa da mulher e os resultados positivos do Banco da Mulher Paranaense, que já beneficiou mais de 21 mil mulheres com R$ 236 milhões em crédito.
“Quero contribuir com as mulheres de São José dos Pinhais e fortalecer a Superintendência para gerar mais oportunidades. Todas as mulheres têm capacidade. Nós, mulheres, mães, construímos uma sociedade forte e para isso precisamos de respeito, combater a violência e promover a igualdade e equidade de gênero”, enfatizou a primeira dama.
Importância do Evento
O evento representou um passo significativo para a institucionalização das políticas voltadas às mulheres no município, consolidando o compromisso da administração em promover a equidade de gênero e combater a violência, sempre com base no diálogo e na participação social.
Na ocasião, estiveram presentes várias autoridades, incluindo o deputado estadual Thiago Bührer, o presidente da Câmara, Welligton Leitão, e os secretário municipais de Agricultura e Abastecimento, Cultura, Turismo e Saúde, entre outros. A presença de membros da sociedade civil e de representantes da Polícia Militar fortaleceu o apoio às ações planejadas.

O post Superintendência da Mulher reforça protagonismo feminino em São José dos Pinhais apareceu primeiro em Prefeitura de São José dos Pinhais.
Siga a gente nas rede sociais