Arquivos

Sucesso nacional, espetáculo de teatro produzido em Curitiba estreia na cidade


A tão aguardada peça “A Aforista” chegou a Curitiba nesta quarta-feira (12/7) e ficará em cartaz até o próximo dia 30/7 no Teatro Zé Maria Santos, localizado no Centro da cidade. O espetáculo consagra a paranaense Rosana Stavis como uma das melhores atrizes do teatro brasileiro na atualidade, evidenciando mais uma vez a qualidade da arte produzida em Curitiba.

“A Aforista” é um projeto da Cia. Stavis-Damaceno e foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) com incentivo da Ademicon Consórcio e Investimento. A peça estreou nacionalmente em janeiro, no Rio de Janeiro, e já passou por São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, arrebatando tanto a crítica especializada como o público ao longo da turnê.

Edson Bueno, diretor de Ação Cultural da FCC, que esteve presente na estreia, acredita que “A Aforista” é um dos melhores espetáculos em cartaz hoje no país e que tem grande potencial para receber importantes premiações. “A peça é uma demonstração da qualidade e da potência dos talentos artísticos locais. Ela arrebatou público por onde passou e ganhou elogios da crítica, possivelmente será indicada a prêmios na área”, disse Bueno.

Com dramaturgia de Marcos Damaceno, curitibano reconhecido com o prêmio Shell por sua obra “Homem ao Vento”, traz Rosana Stavis interpretando uma mulher que segue em direção ao enterro de um antigo amigo da faculdade de música.

Durante essa jornada, ela é tomada por um fluxo de pensamentos que abordam sua própria vida e as escolhas feitas por ela e seus antigos amigos. O espetáculo propõe ao público uma profunda observação da mente da personagem-título.

No palco, a atriz é acompanhada por dois pianos, tocados ao vivo por Sérgio Justen e Rodrigo Henrique como num duelo. A trilha sonora original foi criada pelo renomado compositor Gilson Fukushima.

Trilogia

“A Aforista” é a segunda parte de uma trilogia iniciada há 15 anos pela Cia.Stavis-Damaceno, cujo primeiro espetáculo foi “Árvores abatidas ou para Luís Melo”. Essa trilogia tem como eixo central a obra do escritor austríaco Thomas Bernhard (1931-1989).

 

SERVIÇO

A Aforista
Até 30 de julho, de quarta-feira a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h.
Local: Teatro José Maria Santos, situado na Rua Treze de Maio, 655, no bairro São Francisco.
Os ingressos podem ser adquiridos através do site da Ticket Fácil ou na bilheteria oficial do Centro Cultural Teatro Guaíra.
Valores: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).
Classificação indicativa: 16 anos.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba