Arquivos

Startup do sudoeste do Paraná é premiada internacionalmente | ASN Paraná


Desenvolver soluções e ainda ser reconhecida mundialmente por isso. O sonho foi alcançado pela E-Sistemas, startup de Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná. A empresa foi premiada pela Plug and Play, dos Estados Unidos, maior aceleradora de startups do mundo e que já acelerou mais de 2 mil em uma escala global.

A E-Sistemas foi reconhecida pelo desenvolvimento de uma solução voltada ao agronegócio. A empresa criou um sistema para leilões de gado. A ideia, além de uma premiação em dinheiro, rendeu para os integrantes da startup a possibilidade de conhecerem o Vale do Silício, no estado da Califórnia, nos EUA.

E-Sistemas foi reconhecida pela Plug and Play, maior aceleradora de startups do mundo. Foto: Divulgação

CEO da E-Sistemas, Pedro Henrique Silveira conta que, muito além da premiação em dinheiro, a possibilidade de vivenciar o dia a dia das grandes startups foi uma experiência única.

“Um aprendizado extraordinário, desde os processos de gestão, a visão tecnológica que eles têm para os próximos anos ou a importância que dão ao colaborador. Tudo foi fantástico. Poder conviver com toda essa cultura nos faz pensar de forma diferente, fora da caixa mesmo”, afirma Pedro.

Esse cuidado com quem faz parte da equipe, segundo o empreendedor, foi algo que chamou a atenção durante a visita ao Vale do Silício.

“Muito dessa visão de inovação vem deles [colaboradores]. Existe, sim, uma participação coletiva no processo de crescimento da empresa, de tomada de decisões estratégicas para o negócio. Isso é uma ideologia que vimos em várias empresas, algo cultural que nos impressionou”, acrescenta Pedro.

Pedro, em visita ao Google, no Vale do Silício. Foto: Divulgação

Amadurecimento e conexões

Para o CEO, a premiação também é resultado do apoio que a startup teve do Sebrae/PR, especialmente através da participação em eventos, programas, viagens técnicas e consultorias.

“Estarmos inseridos em ações promovidas pelo Sebrae nos trouxe amadurecimento, visões diferentes para o nosso negócio e conexões que nos permitiram crescer. Há, aqui, não somente um desenvolvimento enquanto startup, mas também como empreendedores de entendermos cenários, avaliarmos e decidirmos o melhor caminho a ser seguido”, complementa Pedro.

O consultor do Sebrae/PR, Juliano Lima, pontua que a participação da startup em iniciativas como o Startup Conecta ou o Bossa Summit, além de oportunizar a busca pelo conhecimento, possibilita a troca contínua com outros empreendedores.

“Fazer parte de um ambiente rico em debates e informações favorece o crescimento e o desenvolvimento de novos negócios. Isso ajuda o empreendedor que busca alavancar o seu empreendimento ou deseja encontrar novos caminhos. Ter essa vivência de conexões traz resultados significativos, que vão muito além do fator econômico, como a oportunidade de vivenciar de perto a realidade do Vale do Silício”, completa Juliano



Leia a matéria no site do Sebrae