Arquivos

Sistema RegionaI de Inovação do sudoeste do Paraná é semifinalista do PNI | ASN Paraná


O Sistema Regional de Inovação (SR) do sudoeste do Paraná está na semifinal do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), na categoria médio porte. O PNI é a maior premiação de inovação do Brasil e tem o objetivo de incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas e nos ecossistemas de inovação que atuam no País. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de entrega no dia 26 de setembro de 2023, durante a décima edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria.

Promovido pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o PNI, que está em sua oitava edição, passou a contemplar os ecossistemas de inovação na edição 2021/2022. Para participar do Prêmio, o SRI do Sudoeste precisou comprovar a implementação de ações, iniciativas e redes de relacionamento que evidenciem o fortalecimento do ecossistema nos últimos dois anos.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira, um dos fatores que contribuíram para o resultado foi a implantação de metodologias e o apoio aos conselhos municipais de inovação.

“Através da metodologia, foi possível promover ações integradas para que tivéssemos resultados maximizados e redução do tempo de consolidação das empresas, gerando conexões entre os atores ligados à inovação e o estímulo de práticas inovadoras que resultem no desenvolvimento local”, afirma Elizandro.

No Sudoeste, o ecossistema é formado por diversas entidades ligadas ao setor produtivo como: tecnologia da informação e comunicação (TIC), agronegócio, eletrometalmecânico, comércio, construção civil, turismo, saúde, entre outros.

Para o presidente do Conselho Municipal de Inovação de Francisco Beltrão, Rafael Menegotto, estar na semifinal é reflexo da organização dos entes locais.

“Temos trabalhado a união das entidades, conhecendo o que cada uma vem fazendo e entendendo de que forma podemos nos complementar. Assim, olhamos para a região como um todo”, destaca Rafael.

Na avaliação do presidente do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação (CMTI) de Dois Vizinhos, Hamilton Pinheiro dos Santos Filho, é fundamental ter perspectiva de longo prazo.

“Temos uma governança de futuro, com um foco no desenvolvimento da tecnologia regional. Precisamos pensar lá na frente, fomentando a inovação através dos setores público e privado e em conjunto com as instituições de ensino superior”, avalia Hamilton.

Desenvolvimento

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Marcos Colla, o resultado pode ser visto como fruto de uma região fortalecida e com projetos inovadores.

“O sudoeste do Paraná é referência, também, em tecnologia. Chegar à final de um prêmio tão relevante mostra não apenas a seriedade do trabalho desenvolvido aqui, mas, especialmente, a capacidade que a nossa região tem para desenvolver iniciativas inovadoras, trazendo oportunidades, desenvolvimento e crescimento econômico”, conclui Marcos.

Avaliação

No processo de validação do PNI, uma banca de avaliação realiza uma entrevista por videochamada para confirmar o autodiagnóstico dos ecossistemas de inovação, que participam da entrevista para refinar e verificar suas informações, resultando na pontuação final da entrevista.



Leia a matéria no site do Sebrae