Arquivos

Sistema do sudoeste do Paraná é finalista do Prêmio Nacional de Inovação | ASN Paraná


O Sistema Regional de Inovação (SRI) do sudoeste do Paraná está na final do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), na categoria médio porte. O PNI é a maior premiação de inovação do Brasil e tem como intuito incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas e nos ecossistemas de inovação atuantes no País, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae. A final acontece no dia 26 de setembro, em São Paulo.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, pontua que a chegada até a final representa a união de esforços entre as instituições, iniciativa privada e Poder Público e a consolidação de um trabalho conjunto.

“Entendo que esse é um momento de reconhecimento de um trabalho que iniciamos em 2005, que de lá para cá estamos amadurecendo ideias, criando agendas, aprofundando debates e integrando os diversos atores para que a inovação esteja cada vez mais presente”, afirma Cesar.

Encontro, no sudoeste do Paraná, debateu ações do Sistema Regional de Inovação. Foto: Divulgação

No sudoeste do Paraná, o ecossistema é formado por diversos integrantes do setor produtivo como: tecnologia da informação e comunicação (TIC), agronegócio, eletrometalmecânico, saúde, entre outros. Conta ainda com a atuação do poder público, das faculdades e universidades com ensino e pesquisa científica, da Rede de Habitats de Inovação, das Instituições como Sebrae, Sistema S, Agência de Desenvolvimento Regional entre outras organizações empresariais.

Presidente do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná, Evandro Vicente de Cezaro Brandalizze, destaca que chegar à final já é uma vitória.

“Estar entre os três melhores ecossistemas de médio porte do Brasil após uma avaliação profunda, é uma grande honra para todos nós. Só podemos agradecer a todos os envolvidos neste processo, nesta trajetória. Que possamos continuar esse trabalho arrojado, de forma unida, porque todos fazemos parte do sudoeste do Paraná”, afirma Evandro.

Para o diretor-geral do campus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Gilson Ditzel, é importante salientar que o resultado reflete, também, o investimento em instituições de ensino superior.

“Não apenas as públicas, mas também as privadas. Com isso, temos promovido a interação entre os diversos entes e, também, fomentado o investimento em empresas de base tecnológica, o que nos permite termos vantagens competitivas e a geração de novos produtos e serviços, além de pesquisas reconhecidas internacionalmente”, conclui Gilson.

Paraná

Além do SRI do Sudoeste, o Paraná tem mais três ecossistemas finalistas no PNI: Curitiba, Maringá e Norte Pioneiro. Os vencedores, nas categorias pequeno, médio e grande porte, serão anunciados durante a décima edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, no dia 26 de setembro, em São Paulo.



Leia a matéria no site do Sebrae