Shopping Hauer é parcialmente vendido e Batel deve ganhar novo empreendimento

Um dos principais pontos da noite curitibana, o Shopping Hauer foi parcialmente vendido e o bairro Batel deve ganhar um novo empreendimento em breve. Donos de bares já foram comunicados do negócio e estão no processo de rompimento do contrato de aluguel. Nesta terça-feira (27), a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) anunciou apoio aos empresários que serão obrigados a deixar o local.

De acordo com o presidente da Abrabar, Fabio Aguayo, duas famílias controlam o espaço, mas apenas uma delas vendeu sua parte. “Eu quero tranquilizar os empresários do setor de que iremos lutar por vocês. O lado de baixo vai continuar funcionando normalmente, mas o de cima está prejudicado. Muitos empresários fizeram investimentos, sofreram na pandemia e não vão ter o tempo para tentar sobreviver neste período”, disse.

Informações apuradas pela Banda B apontam que a venda da parte de cima do Shopping Hauer gira em torno dos R$ 40 milhões. Ainda não há anúncio do que será construído no local.

A Abrabar informou que já avalia formas administrativas e jurídicas para atuar junto aos empresários.

Ministério Público

Em nota enviada à Banda B, o Ministério Público do Paraná (MPPR) informou que o local é alvo de procedimento administrativo desde 2018 após moradores e comerciantes do entorno reclamarem de perturbação do sossego e poluição sonora. Em relação ao cumprimento das medidas restritivas na pandemia, haveria diversas ações da Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Curitiba referentes à devida fiscalização pelo Município e Estado para coibir aglomerações, mas nenhuma específica sobre o espaço em questão. Leia na íntegra:

“O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Curitiba, tem diversas ações referentes à devida fiscalização pelo Município e Estado para coibir aglomerações, mas nenhuma específica sobre o local citado. De qualquer forma, se o portal de notícias tiver material a respeito, pode encaminhar à Promotoria, que deve instaurar procedimento.

Em linhas gerais, o MPPR tem solicitado à equipe da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) que realize fiscalização efetiva junto aos locais em que há promoção de aglomeração, assim como à Polícia Militar e à Guarda Municipal, pois tais questões acabam configurando o crime do 268, do Código Penal. A Promotoria orienta que, caso seja verificado desrespeito aos decretos Estadual e Municipal quanto à proibição de aglomerações em razão das medidas de contenção da pandemia do coronavírus, que os fatos sejam noticiados ao Município, via 156, à Polícia Militar, no 190, e também na Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Saúde, no 41-3883-7120.

Em relação a queixas de perturbação do sossego, o MPPR informa, por intermédio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba, que, em 4 de julho de 2018 (portanto, bem antes da pandemia), foi instaurado o Procedimento Administrativo nº MPPR-0046.18.026979-0 a partir de representação apresentada pelos moradores e comerciantes do entorno do Shopping Hauer, relativa à perturbação do sossego e poluição sonora causadas pelos frequentadores dos estabelecimentos ali localizados.

Posteriormente, foram instaurados procedimentos individuais para cada um dos estabelecimentos a fim de verificar, separadamente, a regularidade destes ante a municipalidade no que se refere às licenças urbanísticas e ambientais necessárias ao seu funcionamento, notadamente em relação ao desenvolvimento de atividades com música. Alguns estabelecimentos acabaram tendo o alvará de localização e funcionamento cassado pela Secretaria Municipal do Urbanismo, outros impetraram mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça para garantir a continuidade de seu funcionamento.

Devido ao tempo transcorrido desde o início das averiguações e por conta da pandemia de Covid-19, que resultou no fechamento de parte dos bares e restaurantes, foi expedido na semana passada um ofício à Ação Integrada de Fiscalização Urbana para que seja realizada fiscalização no local com o intuito de verificar quais estabelecimentos ainda permanecem em atividade. No momento, a Promotoria de Justiça aguarda a resposta deste ofício para adotar novas providências que se façam necessárias.”

Informações Banda B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aberta a temporada de festas juninas: Quermesse promove primeiro arraiá do ano nesta quinta-feira (01)

Conhecido pelo conceito descontraído e aconchegante, que valoriza o melhor da gastronomia regional brasileira, o Bar Quermesse reproduz o clima das deliciosas festas do interior durante todo o ano, e com a chegada do mês de junho, o empreendimento preparou uma programação especial com as principais tradições juninas.

Nesta quinta-feira, dia 01 de junho, acontece a primeira edição 2023 do Arraiá do Quermesse. Com direito a tudo que uma boa celebração de São João pode oferecer, a festa é uma ótima pedida para quem adora curtir a ambientação e se deliciar com as iguarias clássicas das festas juninas. Durante o evento, quem visitar o Bar Quermesse vai curtir a decoração temática e uma mesa de doces gratuita, com uma seleção especial de quitutes típicos como paçoquinha, pé de moleque e cocada. Além disso, a casa vai oferecer o tradicional bolo de Santo Antônio.

Para esquentar a noite, o público poderá aproveitar os sabores do incrível Festival do Quentão, que conta com seis opções da clássica bebida que trazem acompanhamentos como marshmellow, canela, gemada, gengibre e limão caipira e cravo. Neste ano, o arraiá do Quermesse terá ainda marshmellows para serem assados na tradicional fogueira de São João. O cardápio contará também com a exclusiva porção de pinhão cozido servido com bacon, além das diversas opções de comidinhas de boteco ideais para espantar o frio, entre eles carne de onça, torresmo, bife sujo de alcatra, brusqueta e batata brava.

O Arraiá do Quermesse será realizado nesta quinta-feira, dia 01 de junho, no Bar Quermesse (Rua Carlos Pioli nº 513 – Bom Retiro), a partir das 18h. A entrada é gratuita. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.

Nuu Nikkei tem novidades no cardápio com sabores da Amazônia peruana

O lado peruano da floresta amazônica guarda sabores e texturas únicos, que podem ser provados em Curitiba com as novidades do cardápio do Nuu Nikkei. O restaurante, que trabalha de forma criativa unindo a alta gastronomia do Peru e do Japão, acaba de lançar seu novo menu. A região amazônica está entre as referências, além de pedidas do mar.

O chef peruano Carlos Alata, que comanda a cozinha do Nuu Nikkei, traz suas próprias vivências da cozinha natal, além de explorar os sabores marcantes da Amazônia pelo lado de lá da fronteira. Os insumos são pensados com cuidado para celebrar a experiência típica dessa gastronomia.

Já para as entradas, há uma criativa novidade. O Ceviche La Mar é elaborado com camarão, peixe branco do dia e polvo grelhado ao molho de ajies peruanos confitados. As pimentas-ajies típicas do país vizinho intensificam o sabor deste preparo, trazendo a referência daquele local. Outras entradas frias incluem o Carpaccio Nikkei, de lâminas de atum ao molho cítrico com perfume de gergelim e furikake artesanal, e o Tiradito Passion, que traz lâminas de salmão ao molho dephysalis e maracujá finalizado com coco crocante.

A parte de sushi bar, com forte influência oriental, também tem novidades com pitadas de cozinha peruana. O Conos Nuu Style, uma das duplas de sushi dacasa, apresenta duas versões: uma com tartar de lagosta com massago e creme de ponzu, e outra com steak tartar com perfume de trufa e creme de ponzu. Para os makis (sushis enrolados, do tipo mais conhecido), há criativas inclusões ao menu. O Yanikiku BBQ tem recheio de aspargos furai e queijo cremoso com mignon selado e chimichurri Nikkei por fora. Já o Calamar Croc leva atum e abacate, e por fora tem chicharron de lula ao molho oriental.

Um peixe amazônico se destaca em variadas escolhas. Nas duplas de sushi, o Niguiri Amazônico tem pirarucu selado ao molho thai finalizado ao abacaxi grelhado. Já o Paiche al horno tem pirarucu laqueado ao molho barbecue da casa, saquê, finalizado com castanha-do-pará e sal maldon e acompanhado por mandioca crocante. “Esse prato combina a delicadeza do peixe com uma fusão de saquê e o molho barbecue de receita própria, resultando numa experiência suculenta e marcante”, explica o chef.

Resgatando uma tradição espanhola, a Fideuá Nikkei repagina esse clássico e introduz referências latinas. Aqui, o tradicional macarrão fino é feito na panela Wok com aspargos, cogumelos, aji panca e aioli, combinado a uma proteína que pode ser camarão ou lagosta. “A fusão das culturas espanhola e peruana traz um toque saboroso de exotismo para surpreender o paladar”, Alata comenta. Os fãs de carne podem aproveitar o Mignon Soho, com um medalhão de mignon preparado ao molho demi-glace-nikkei, levando ainda shitake, legues braseados e batatas crocantes.

Completando seis anos de sucesso no cenário gastronômico curitibano, o Nuu Nikkei tem pratos que são favoritos dos clientes. Assim, as novidades do menu vêm complementar sabores que se tornaram clássicos da casa. Diversas pedidas, do Niguiri creme de uni (com ovas de ouriço-do-mar) e do Porco Batayaki (noguiri de porco confitado ao teriyaki) até o Black Duck Gyoza (gyoza com massa negra e recheio de pato confitado) e Pulpo Anticuchero (polvo grelhado com missô) continuam disponíveis.

O Nuu Nikkei funciona durante o jantar, de terça-feira a domingo, a partir das 18h, e durante o almoço, aos sábados e domingos, das 12h às 15h. A casa fica na R. Fernando Simas (nº 333), no bairro Mercês. Reservas e informações disponíveis no Instagram oficial do restaurante (@nuunikkei).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com