Arquivos

Sesc da Esquina recebe ação conjunta e incentiva doações, no Setembro Verde

Na data que marca o Dia Nacional de Doação de Órgãos (27 de setembro), o Sesc da Esquina recebe uma ação conjunta entre 11 instituições parceiras para despertar o público para as mais diversas formas de doação, seja de sangue, de cabelo, de tempo, de ração para animais a órgãos e medula óssea.

Das 8h às 15h, no estacionamento do Sesc da Esquina, haverá representantes do Instituto Cuidados com o Fígado (ICF), orientando sobre doação de órgãos; da Hemepar, esclarecendo sobre doação de sangue; da Ligh UFPR realizando o cadastro para doação de medula óssea; do Hospital Erasto Gaertner sanando dúvidas sobre medula óssea e câncer de pele; da Escola Técnica Épicos, com enfermeiros e equipe de apoio prestando orientações sobre saúde. As ONGs Atitude na Cabeça, Meu Transplante de Rim (Hospital do Rocio) e União Animal e Projeto Ajudei, realização orientações e cortes de cabelo; orientações sobre transplante de rim; conscientização sobre doação e adoção de cães, respectivamente,

O Projeto Amigo Bicho dará informações sobre o projeto “Cães Doutores”, que ajudam na recuperação de pessoas hospitalizadas e a Associação Terapia Intensiva do Amor – Doutores Palhaços também está presente e convidando o público a participar da ação.

Também ocorrerão atividades recreativas e ações do Sesc e do Senac.

No período da tarde, o Hemepar realizará coletas de sangue, sendo necessário realizar o agendamento pelo Whatsapp (41) 98841-1256, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51 kg, estar descansado, hidratado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto.

Para doar o cabelo corretamente, ele precisa ter a partir de 20 centímetros, estar seco e limpo e estar amarrado em cinco mechas com elásticos bem firmes.

Setembro Verde

Neste mês, o Sesc PR junta-se às entidades parceiras na promoção e divulgação do Setembro Verde. A campanha foi instituída para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A cor verde foi escolhida por ser símbolo deste tipo de doação. 

“Este ano, fomos além da doação de órgãos e quisemos abordar a doação e a empatia em todos os sentidos. Porque para que aconteça um transplante, é preciso que o tema do amor, da vida e de se doar ao próximo façam parte da história da família. Por isso, convidamos diversas entidades que trabalham com a doação nos diversos aspectos, seja com animais, sangue, cabelo, tempo”, afirma Dr. Fábio Porto, cirurgião do aparelho digestivo e um dos fundadores do ICF.