Arquivos

Servidores aprovam Sipat 2023 e querem levar aprendizagens para locais de trabalho


Com boa música e palestras personalizadas, os servidores da Regional Cajuru iniciaram a manhã desta terça-feira (19/9) no segundo encontro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat 2023). Nos dois primeiros dias, cerca de 160 pessoas puderam aprender mais sobre Saúde, o tema deste ano, e outros assuntos.

O evento estará em nove regionais de Curitiba e vai até sexta-feira (22/9). As inscrições ainda podem ser feitas pelo Portal Aprendere (clique aqui e confira a programação completa).

“Neste ano, buscamos trazer a inovação de Curitiba para dentro da Sipat, com QR Codes que encaminham para a confirmação de presença e acesso à programação. Além de trabalhar assuntos que interligam a saúde do servidor com a inovação de Curitiba, em palestras leves e interativas”, explica o técnico de segurança do trabalho e organizador do evento, Mário Costa. 

 

Da plateia às escolas

Vilmara Silvino Ciscon foi uma das participantes e conta que o encontro serviu de aprimoramento para as atividades no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Macedo, onde é diretora. “Estamos tentando inserir a questão ambiental no CMEI. Já conseguimos que as crianças se interessassem por hortas e plantação de sementes e é uma fofura. A palestra vai me ajudar a ampliar meus conhecimentos para poder repassar para eles mais do assunto”, explicou Vilmara, que acompanhou a palestra da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Conduzida por Clarice Dorocinski, Eloisa Revaldaves e Tatiana Figueiredo, a conversa trouxe conceitos básicos sobre educação ambiental aos servidores. “A gente entende que os servidores representam Curitiba e, como uma referência em sustentabilidade, devemos fortalecer ações básicas do cuidado à natureza, para que o cuidado comece em casa e atinja os cidadãos”, defende.

Os professores Raphael Lobo e Edson Herek fizeram a palestra Menu Interativo, em que os participantes escolhem os assuntos que querem discutir. Dentre os assuntos, esteve Inteligência artificial, conflito entre gerações e gestão de tempo.

“Eu adorei a dinâmica dos dois. O evento não é nem um pouco cansativo e tenho certeza que vai agregar muito na minha vida, como indivíduo, também”, recomenda Luiz Carlos Galdino, professor na Escola Municipal Maria de Lourdes Lamas Pegoraro, no Solitude.

A programação foi elaborada pelo Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e teve a parceria da Secretaria da Saúde (SMS).

Apresentações do Musicar, programa da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), e exercícios com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) também rechearam a programação e estarão nos próximos dias do evento.

Programação Sipat 2023

Quarta-feira (20/9)
Manhã: Regional Pinheirinho
Tarde: Regional Cic

Quinta-feira (21/9)
Manhã: Regional Bairro Novo
Tarde: Regional Boqueirão

Sexta-feira (22/9)
Manhã: Regional Fazendinha/Portão
Tarde: Regional Tatuquara



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba