domingo, março 3, 2024
spot_img
InícioParanáSebrae/PR participa pelo segundo ano da Festa da Uva de Colombo |...

Sebrae/PR participa pelo segundo ano da Festa da Uva de Colombo | ASN Paraná


Pelo segundo ano, o Sebrae/PR estará presente na Festa da Uva de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, que celebra sua 57ª edição. Além de um espaço para atendimento para quem passar pelo evento, que vai de 1º a 4 de fevereiro, o Sebrae/PR vai realizar palestras, oficinas e rodadas de pitches (apresentações rápidas) nesta festa, que celebra o símbolo cultural e histórico do município. As atividades são todas gratuitas e não precisam de inscrição.

As atividades oferecidas pelo Sebrae/PR na Festa da Uva de Colombo são gratuitas e não requerem inscrição. Vilson Poltronieri Junior, consultor do Sebrae/PR, conta que a programação inclui ainda uma experiência virtual.

“Estaremos com uma presença maior na festa, o Espaço Sebrae, com programação de palestras e oficinas, atendimento aos empreendedores com consultorias e uma experiência de game em realidade virtual. Também faremos o reconhecimento dos produtores de uva e de vinho de Colombo que participaram em 2023 do projeto de resgate do patrimônio vitícola”, destacou.

Em abril do ano passado, o Sebrae/PR e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Colombo iniciaram um diagnóstico com produtores de uva e vinho colonial do município para debater a criação de uma marca local ou, até mesmo, buscar a Indicação Geográfica (IG) para esses produtos típicos.

“O plantio de uvas, que foi introduzido na região pelos primeiros imigrantes italianos e franceses, tem uma importância significativa para a economia local. Atualmente, 28 produtores cultivam mais de 20 hectares de terra e produzem anualmente cerca de 360 toneladas de uvas. Ao todo, o município conta com oito vinícolas. As principais variedades plantadas incluem a Bordô (Terci), bem como a Niágara Branca e a Niágara Rosada”, detalha Vilson.

Para Jerônimo Strapasson, secretário de Agricultura e Abastecimento de Colombo, a parceria com o Sebrae/PR vem ampliando o potencial de atuação da agricultura local.

“Já não consigo mais ver esse projeto sem a nossa parceria, pelo resgate do patrimônio vitícola que surgiu dentro da secretaria, mas que foi despertado graças ao nosso convívio e relacionamento com o Sebrae/PR. O diagnóstico técnico oferece suporte para o município, ao detectar os pontos fracos que precisam de melhorias, por meio de políticas públicas”, pontua.

O secretário destaca ainda as inovações que o setor vem realizando.

“A Festa da Uva vem para celebrar os resultados anuais do nosso trabalho, enaltecendo os produtores e fomentando novas tecnologias para as áreas de plantio, em busca de novos manejos de condução dos parreirais para realizar uma festa cada vez maior. A cada ano, o evento se torna mais importante no calendário paranaense”, finaliza.

Confira a programação do Espaço Sebrae na Festa da Uva de Colombo.



Leia a matéria no site do Sebrae

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão