Sebrae Paraná aproxima produtores do Fórum Origens com microcervejarias

Água purificada, malte e lúpulo. Estes são os três ingredientes básicos para produzir uma boa cerveja. Mas, e se adicionarmos o empreendedorismo e uma pitada de bons relacionamentos na receita? Nos dias 3 e 4 de setembro, aconteceu no Jockey Club do Paraná, em Curitiba, o Festival da Cultura Cervejeira Artesanal. O Sebrae Paraná marcou presença no evento com um estande de produtos regionais e com Indicação Geográfica (IG), que integram o Fórum Origens Paraná. O objetivo foi aproximar os produtores de cerveja com aqueles que produzem alimentos diferenciados, típicos do Paraná.

“Neste evento, aproximamos os cervejeiros dos produtores regionais. Nossa ideia é que eles confraternizem e pensem, criem, inovem seus produtos e, quem sabe, produzam cervejas utilizando os produtos com Indicação Geográfica como ingredientes inusitados”, ilustrou a coordenadora estadual de Agronegócio do Sebrae Paraná, Maria Isabel Guimarães.

Produtores também comercializaram durante o evento, em Curitiba (Foto: Inove Fotografia)

Representante da IG-Mathe, a associação gestora da Indicação Geográfica São Matheus, no sul do Paraná, Fernando Toppel, disse que experimentou chopp com gostinho da planta, mas cerveja, ainda não.

“Para a produção de cerveja, ainda não temos parceiros. Se conseguirmos um bom negócio, será sensacional. Eu já vi cerveja que utiliza a erva-mate na receita. Mas, o chá-mate ainda não. Seria uma grande novidade para o público e, para nós, uma grande oportunidade de negócios”, avaliou Fernando.

O produtor destacou os benefícios, após a Indicação Geográfica para a erva-mate de dos municípios do sul do Paraná, como visibilidade e novas oportunidades de negócios.

“A Indicação Geográfica foi um ganho gigantesco para nossa região. Em São Mateus do Sul, por exemplo, foi construída a Rua do Mate, entre outros benefícios, como investimentos na capacitação dos produtores. Tanto a cidade quanto os produtores ganharam, direta ou indiretamente, com a IG”, acrescentou.

O Festival da Cultura Cervejeira Artesanal aconteceu durante o final de semana, em Curitiba (Foto: Inove Fotografia)

Durante o festival, organizado pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) aconteceu um painel, direcionado aos produtores de cerveja com o tema “Cervejas artesanais paranaenses e produtos regionais de origem no Paraná”. O evento contou ainda com 300 rótulos, 260 torneiras de chopp, 44 cervejas artesanais e música ao vivo.

O presidente da Procerva, Iron Mendes, destacou a importância do incentivo a novas ideias, novas receitas, e ao empreendedorismo com a presença do Sebrae no Festival da Cultura Cervejeira Artesanal.

“O Sebrae, aqui no Paraná, sempre esteve muito próximo do segmento das microcervejarias. Há vários anos, o Sebrae organiza cursos, seminários, e apoia o segmento. Então, é importante para as microcervejarias ter o apoio técnico do Sebrae, que facilita o acesso destes empresários a informação de qualidade”, afirmou.

De acordo com Iron, hoje a Procerva é a maior associação estadual de cervejarias do Brasil, com 51 empresas associadas.

“O nosso Festival da Cultura Cervejeira Artesanal, que é promovido anualmente, é uma grande celebração da cultura cervejeira, onde nós apresentamos para o público o que há de melhor em qualidade e criatividade cervejeira no Paraná”, concluiu o presidente da Procerva, Iron Mendes.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sesc PR está com inscrições gratuitas para jornada empreendedora

O Sesc PR acaba de lançar um novo projeto: o Sesc START, uma incubadora de ideias com a participação de especialistas dos principais eixos do empreendedorismo social criativo. A jornada é gratuita e será realizada de forma presencial no Sesc da Esquina, em Curitiba, entre os meses de setembro a novembro.

São 13 encontros, entre palestras, workshops e mentorias, com temas como: ferramentas de gestão de projetos; finanças (entrada e saída de caixa); marketing digital, apresentação de produtos, e como potencializar as vendas de pequenos negócios.

A jornada de Sesc START é destinada a criativos e donos de pequenos negócios, os encontros acontecem sempre a partir das 19h. As vagas são limitadas e podem ser feitas no SAC do Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969), até o dia 27 de setembro de 2022.

“O Sesc START é uma jornada empreendedora criativa gratuita para os participantes. O nosso objetivo com esse projeto é incubar e desenvolver ideias junto com os participantes”, enfatiza a gerente de Ação Social do Sesc PR, Nabile Barbosa de Nardi, salientando que ao término dos encontros, os inscritos receberão certificados de participação.

27 de setembro

O START: Palestra inaugural com Geovana Conti Encontro especial para uma boa dose de motivação, por meio de um passo a passo simples, direto e eficaz para que qualquer pessoa possa encontrar em sua realidade, e dentro de sua própria história, a oportunidade de gerar renda no curto prazo.

Sobre Geovana Conti

Geovana Conti foi sócia-fundadora da empresa social Youngers, com sede em Curitiba (PR), dentro da comunidade Vila Torres. Recebeu os prêmios Empreendedora Curitibana (2019), “Inspiradores Viver Curitiba” (2019), selecionada para o Itaú Mulher Empreendedora (2020), representante brasileira no Programa Internacional da ONU Mulheres (2020) e indicada a “Empreendedora Social do Ano” pela XP Investimentos (2021).

28 e 29 de setembro

1ª Workshop especial: Gestão de Projetos Criativos, com Camila Couto Este workshop foi desenvolvido para instrumentalizar, estruturar e desenvolver o pequeno empreendedor criativo, e aprimorá-lo a transformar em negócio as suas práticas criativas. Este formato de workshop foi feito e criado pela Camila para redesenhar ferramentas e metodologias de negócios para aplicar na realidade de iniciativas criativas e culturais, sempre de maneira acessível e simples.

Sobre Camila Couto

Artista, gestora cultural e consultora de projetos criativos, há 7 anos dedica-se à criação de metodologias de trabalho para iniciativas da Economia Criativa. Possui experiência em: facilitação de processos de inovação, mentoria e desenvolvimento de projetos socioculturais, gestão de projetos, curadoria e produção cultural, mentoria de iniciativas e coletivos culturais, planejamento estratégico e modelagem de negócios criativos. Em sua trajetória profissional ministrou cursos de planejamento, gestão e empreendedorismo em espaços importantes da cidade de São Paulo, como o Sesc 24 de Maio, Sesc Dom Pedro II e Oficina Cultural Oswald de Andrade, além de auxiliar artistas, negócios criativos e coletivos na gestão e desenvolvimento de seus trabalhos. Atualmente é gestora da Damas Produções.

3, 5 e 7 de outubro

Jornada Prática 1: Instagram profissional e Excel Básico Encontros especializados para aprender a utilizar as ferramentas Instagram Profissional e Excel Básico. O objetivo é a melhoria de comunicação com público e divulgar produtos e serviços e gerenciamento de suas economias por meio de ferramentas otimizadas.

18 e 19 de outubro

2ª Workshop Especial: Finanças Descomplicadas, com Karoline Almeida Este workshop foi desenvolvido por Karoline Almeida para instrumentalizar, estruturar e desenvolver o pequeno empreendedor com técnicas financeiras acessíveis e adequadas para sua realidade. A primeira etapa do treinamento contará com a Implantação da base do controle financeiro e o segundo encontro contará com a Estruturação da gestão financeira para os participantes.

Sobre Karoline Almeida

Consultora financeira, formada em gestão financeira e especialização em investimento e Lean Six Sigma de melhoria continua de processos. Karoline é da terceira geração de comerciantes, onde cresceu dentro do comércio de seus pais e hoje une o que aprendeu na prática e na teoria do financeiro, fazendo uma metodologia descomplicada e acessível para o micro empreendedor. É mentora dos programas de capacitação do Vale do Pinhão e professora d educação financeira na ONG Jr Achievement.

25 de outubro

Jornada Prática 2: Como produzir fotos e vídeos de produtos para a sua loja virtual Produzir fotos e vídeos profissionais de produtos é essencial para aumentar as vendas. Aprenda dicas neste encontro presencial: é importante trazer o seu smartphone para melhor participar das atividades.

8 e 9 de novembro

Aplicação de Conhecimento 1: Marketing Digital Marcar presença no ambiente digital é fundamental para se aproximar do público, entender as suas necessidades, oferecer produtos e muito mais. Investir em marketing digital traz inúmeros benefícios para as empresas, além de alcançar os seus objetivos principais. Após a jornada prática 1 e 2, agora é hora de aplicar o conhecimento adquirido!

22 e 23 de novembro

Aplicação de Conhecimento 2: Mentoria Empreendedora

A mentoria tem como foco principal, o auxílio para estabelecer e alcançar objetivos, aprimorando o seu desenvolvimento ou e o do seu negócio, porque o propósito é o de ajudar o participante a encontrar o caminho mais adequado, tendo como alvo o crescimento pessoal e profissional de tudo que desenvolvemos até aqui!

25 de novembro

Evento Final

Além de apresentar as produções artesanais dos empreendedores do projeto Sesc START, o evento terá a entrega dos certificados a todos os participantes do projeto.

*Este encontro será realizado excepcionalmente das 14h às 17h.

Plataforma de cursos gratuitos ProCrea 2.0 supera 15 mil inscritos

O ProCrea 2.0, plataforma de ensino online e gratuito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), completa três anos de relançamento, com mais de 15 mil inscritos. O serviço é voltado para profissionais registrados no Crea-PR, universitários que integram o CreaJr-PR, docentes e funcionários do conselho. 

A ferramenta de capacitação e aperfeiçoamento profissional registrou 5.108 inscritos em 2020, quando foram disponibilizados 13 cursos. Em 2021, foram 18 cursos, com 5.048 inscrições. Em 2022, até setembro foram oferecidos 31 cursos, com 3.700 inscritos. “Ao todo, até setembro deste ano, foram mais de 40 cursos e 15 mil inscrições. E iremos ampliar o serviço, sendo que até junho do ano que vem, serão lançadas outras 29 opções”, destaca o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes. 

Os temas abordados são atuais, a exemplo de “Microgeração de energia solar” e “Ferramentas da qualidade”, cursos que, segundo Prattes, são os campeões de procura. Em geral, são videoaulas dinâmicas de curta duração, além de conteúdo didático. Para cursar, basta acessar a plataforma e realizar inscrição nas opções abertas. 

“A ferramenta existe desde 2013, mas era utilizada para cursos internos. Há três anos, relançamos e passamos a disponibilizar capacitações gratuitas para profissionais, estudantes, colaboradores. O objetivo é complementar a formação do público, com conteúdo moderno”conta. 

Para o gerente, a plataforma cumpre seu objetivo de capilaridade, ao democratizar o desenvolvimento de competências profissionais em qualquer canto do estado. “Trata-se de um marco na história do conselho e que tem se tornado um referencial de atualização. Tem ajudado no aprimoramento de competências, de soft skills e na descoberta de novas tecnologias”, comenta Prattes. 

Quem tem aproveitado o ProCrea 2.0 é o engenheiro eletricista Marco Antônio Ferreira. Ele já realizou os cursos “Indústria 4.0”, “Máquinas térmicas”, “Microgeração de energia solar” e “Simulação numérica e eletromagnetismo”, ressaltando que a didática e o material de estudo propostos facilitam o aprendizado. “O que pude absorver das aulas me ajudou a rever conceitos, despertando interesse para novas aplicações na minha vida profissional”, diz.

Professora na graduação de Engenharia Eletrônica, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, a engenheira eletricista Simone Crocetti, além de realizar algumas das capacitações, tem utilizado a plataforma como apoio para sua prática docente. Como tarefa final, em disciplina sobre planejamento de carreira, ela estimula os alunos a particpar do curso “Entrevista de emprego para engenharias”. No semestre passado, 16 estudantes se inscreveram, número que deve se repetir no próximo semestre. 

“Na disciplina falamos muito sobre sonhos, objetivos, ensinamos a elaborar currículos e pitches, que são apresentações de propostas. Com o curso, os alunos aprendem, de forma prática, o que motiva algumas perguntas em entrevistas de emprego, dicas sobre dresscode, entre outras. Eles passarm a fazer parte do CreaJr-PR e são incetivados a fazer este e outros cursos. O feedback tem sido positivo”, detalha Simone. 

O ProCrea 2.0 está disponível no site: moodle.crea-pr.org.br.