Sábado tem música latina e gastronomia na calçada dos bares do Centro de Curitiba

Dois bares de Curitiba se unem para celebrar a boa música e a boa gastronomia. Neste sábado (06/08), a partir das 18h, o Trio Matorrales se apresenta na fachada compartilhada do Cubano e do Lupita Bistrô Bar. Equilibrando as referências das casas, o grupo toca world music, destacando as influências latinas celebradas no Cubano e de pedidas clássicas da cozinha mundial no Lupita.

Entre canções autorais e reinterpretações de sucessos, o Trio Matorrales inclui no repertório destaques da world music – uma tendência que parte do jazz de buscar influências musicais não ocidentais. Referências latinas, africanas e indianas, entre outras. Nomes como Buena Vista Social Club, Manu Chao e Orishas estão entre as versões celebradas pelo grupo. O Trio Matorrales é formado por três integrantes da banda Matorrales: por Fernando Cejas (voz e violão), Victor Hugo Pugsley (violão) e Paulo Borges (percussão).

O Trio Matorrales se apresenta neste sábado, dia 06 de agosto, a partir das 18h, em frente aos bares Cubano e Lupita Bistrô Bar. As casas ficam no Edifício Anita (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, nº 15), no Centro de Curitiba. Mais informações nos perfis oficiais das casas no Instagram: @cubanocwb e @lupitabistrobar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Exposição apresenta quadros inéditos de Theodoro de Bona na Artesil a partir de 13 de agosto 

Abre, no próximo dia 13 de agosto, na Artestil Galeria de Arte, em Curitiba, a exposição Arte que Inspira, com 65 obras do artista paranaense Theodoro de Bona. Com concepção e curadoria de Liliana Cabral, a mostra reúne trabalhos de todas as fases do artista, com obras do acervo da família e de particulares, nunca apresentadas ao público. “A exposição irá surpreender os apreciadores de arte, pois traz óleos e desenhos de fases pouco conhecidas”, explica Liliana. 

Sobre o artista 

De Bona nasceu em Morretes, no litoral paranaense, e estudou desenho no colégio, a partir de 1912. Mais tarde foi aluno de Gina Bianchi, Ercília Cecchi e Alfredo Andersen. Em 1927, foi bolsista na Academia de Belas Artes de Veneza, retornando para Curitiba nove anos mais tarde. O artista foi cidadão honorário de Curitiba e recebeu a Comenda Honorífica da Ordem do Mérito da República Italiana. Em sua estada na Europa, participou ativamente de movimentos artísticos. Logo que chegou na Itália juntou-se ao Cà Pesaro, grupo que se destacou pelo esforço em renovar a linguagem e a estética.

Expôs na 17ª Bienal de Veneza, no 50º Salão de Belas Artes do Rio de Janeiro, na Pinacoteca de São Paulo, dentre diversos outros espaços responsáveis pela democratização da arte brasileira. Contemporâneo dos também paranaenses Estanislau Traple e Waldemar Curt Freyesleben, foi professor e inspirou muitos artistas na nova geração paranaense. 

Arte que Inspira apresenta os primeiros trabalhos, obras feitas durante seus três períodos em Veneza, obras feitas no Rio de Janeiro, além, é claro, de paisagens paranaenses. A exposição acontece entre 13 de agosto e 18 de setembro, na galeria Artestil. A entrada é gratuita.

Serviço:

ExposiçãoTheodoro de Bona – Arte que Inspira

13 de agosto a 18 de setembro

Das 9 às 18 horas de segunda a sexta-feira

Das 9h30 às 13h30 aos sábados

Galeria Artestil – Rua Carlos de Carvalho, 1663 – Batel

Londrina recebe edição especial e gratuita da Feira Internacional da Música do Sul (FIMS) nos dias 12 e 13 de agosto

Um dos principais eventos musicais no país, finalista do Prêmio Profissionais da Música nas últimas duas edições e contemplada no Prêmio FUNARTE Festivais de Música 2021, a FIMS (Feira Internacional da Música do Sul) desde 2016 se consolida como um espaço de aprendizado, desenvolvimento, profissionalização e encontro. Visando a uma integração maior entre os estados da região, a feira lançou o Drops FIMS, edições com seminários e showcases estaduais. O evento chega a Londrina nos dias 12 e 13 de agosto, com shows na Concha Acústica e seminários no SESI/SENAI Londrina, com entradas gratuitas e com atividades presenciais.

Confira a programação completa: https://fims.com.br/programacao/

Certificada pelo WME com o Selo IGUAL, de comprometimento com a equidade de gênero, a FIMS busca reunir artistas, produtores, trabalhadores do music business e interessados em entrar neste que é um dos mercados em ascensão no Brasil. Novos números da Federação Internacional da Indústria Fonográfica mostraram o crescimento de mais de 32% no Brasil com grande foco em streaming. As receitas provenientes das plataformas representaram 85,9% do mercado sul-americano, um dos maiores do mundo.

Com objetivo de celebrar e dar visibilidade a toda a cadeia produtiva da música do Sul do país, a FIMS prepara essa expansão além de sua base em Curitiba para abraçar toda a região, como já fazia em sua rica programação desde 2016. Além da edição em Londrina, o Drops FIMS teve uma edição em Porto Alegre e chegará em breve a Itajaí.

A Concha Acústica fica localizada na R. Piauí, 130 e Senai Londrina, na Rua Belém 844, com entrada pela Rua São Vicente.

Serviço:

Drops FIMS Londrina

Datas: 12 e 13 de agosto

Local: Shows e showcases na Concha Acústica/ Seminário no SESI/SENAI Londrina 

Evento Gratuito e presencial 

Transmissão online de algumas atividades

Siga FIMS:

www.fims.com.br

https://www.instagram.com/fimsul/