Roda-gigante, Palácio Avenida e Trem do Natal estreiam amanhã

Inauguração da inédita roda gigante na Praça Santos Andrade, a estreia do lúdico espetáculo do Palácio Avenida, o início dos passeios da nostálgica Maria Fumaça da Rumo e a abertura da tradicional Feira de Santa Rita. Uma sexta-feira (30/11) recheada atrações para os moradores e turistas que desejam acompanhar a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. A agenda de eventos natalinos do dia segue ainda com apresentações de corais na Catedral e espetáculos nas regionais Boa Vista e Santa Felicidade.

No Expo Renault Barigui, às 14h, começa a 36ª Feira de Santa Rita. Promovido pela Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, o evento irá reunir 145 estandes de artesanato, presentes e uma grande praça de alimentação com variadas atrações folclóricas e musicais. A entrada é franca e toda a renda será revertida para as 168 entidades beneficentes cadastradas na entidade.  A feira ocorre na sexta, até às 22h, e segue no sábado e domingo (1º  e 2/12), das 10h às 22h.

Também, às 14h, começa a apresentação da Banda da Caximba, na Rua da Cidadania Boa Vista. Com um repertório repleto de músicas natalinas, o grupo – formado por 40 integrantes com idades acima de 11 anos – promete encantar o público presente.

O Palácio Avenida estreia, às 20h20, aquele que é considerado um dos maiores espetáculos natalinos do Sul do Brasil.
– Na imagem, natal no Palácio Avenida.
Curitiba, 30/11/2017.
Foto: Divulgação Bradesco

Vila de Natal

Para as 19h, está programada a inauguração de uma das atrações gratuitas mais esperadas do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a roda gigante de 21 metros que integra a Vila de Natal Electrolux na Praça Santos Andrade. No sábado (1º/12), a atração será aberta ao público. Não faltarão ainda outros bons motivos para apreciar em família o espaço, como a Casa do Papai Noel e um grande globo de luz, que convidará o visitante a tirar selfies com as 14 bancas da Feira Especial de Natal ao fundo. Outro destaque da Vila de Natal será a Cozinha Electrolux, um espaço onde serão oferecidas aulas de culinária ministradas por renomados chefs da capital e convidados. A Vila de Natal ficará aberta até o dia 23 de dezembro.

No mesmo horário, o coral residente da Catedral de Curitiba será anfitrião de diversos grupos da cidade para uma apresentação conjunta de cantos natalinos. Estão confirmadas as participações da Camerata de Ars Nova e dos corais Claritas São Pio X, Barvino, Paraná, Thalia e Dante Alighieri. Além disso, também às 19h, a Rua da Cidadania de Santa Felicidade irá sediar uma audição didática de Natal dos alunos de violino do Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba na Regional. Os músicos irão mostrar um repertório de canções natalinas para familiares e toda a comunidade.

Tempo de sonhar

Em sua 28ª edição, o Palácio Avenida estreia, às 20h20, aquele que é considerado um dos maiores espetáculos natalinos do Sul do Brasil. O Natal do Bradesco terá como enredo o tema “Tempo de Sonhar”. Com a ajuda de seus amigos, a personagem principal, a menina Luna, quer trazer mais cor e magia para a cidade e ajudar a resgatar os sonhos esquecidos. O espetáculo, no calçadão da Rua XV de Novembro, volta a ocorrer nos dias 1º, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de dezembro.

A programação de sexta-feira (30/11) terá ainda o primeiro passeio da Maria Fumaça da concessionária de trens Rumo, toda iluminada e ornamentada com adereços natalinos. O inconfundível e nostálgico apito da composição voltará a ser ouvido e o primeiro giro pelos bairros da capital terá início às 20h30 (a composição não leva passageiros).  A novidade deste ano é que a Maria Fumaça vai parar para a encenação do espetáculo “Rumo ao Natal”, de rápidas peças teatrais, cada dia num local diferente, para contar a história da ferrovia a partir do espírito natalino. Nesta sexta-feira, a apresentação ocorre no Cajuru.  A passagem do trem segue até 16 de  dezembro.

Os eventos fazem parte da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital paranaense. Serão mais de 70 atrações por toda a cidade, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura, patrocinadores (Rede de Supermercados Condor, Caixa e Electrolux) e empresas privadas. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro.

 

Principais atrações desta sexta-feira (30/11) do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais

 

14h – 36ª Feira de Santa Rita no Expo Renault (Parque Barigui, Rua Batista Ganz, 430, Santo Inácio)

14h – Banda da Caximba na Rua da Cidadania do Boa Vista (Avenida Paraná, 3.600, Bacacheri)

19h – Inauguração da Vila de Natal Electrolux (Praça Santos Andrade, Centro)

19h – Noite de Corais na Catedral de Curitiba (Praça Tiradentes, S/N, Centro)

19h – Audição didática dos alunos de violino na Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade)

20h20 – Natal do Bradesco no Palácio Avenida (Avenida Luiz Xavier, 11, Centro)

20h30 – Maria Fumaça e espetáculo “Rumo ao Natal” (a apresentação ocorre  na Rua Emílio Bertolini, 100, Cajuru)

Toda a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais pode ser vista no site http://natal.curitiba.pr.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Protagonismo das Mulheres na Proteção do Planeta

O Museu Planeta Água vai promover, no dia 07 de março, o bate-papo: O Protagonismo das Mulheres na Proteção do Planeta. O Museu foi criado para revelar, de forma lúdica, inusitada e criativa, o quão importante é a água para a sobrevivência e o desenvolvimento das mais variadas formas de vida na Terra, numa gigantesca cadeia de interações biológicas, químicas, físicas e geológicas. Assim, em consonância com seu propósito institucional, une as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, e pelo Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

O evento contará com a participação de mulheres que atuam pela conservação da natureza. Estarão presentes Heloísa Schurmann, líder do projeto Voz dos Oceanos e Protetora dos Oceanos; a deputada federal do Paraná, Luiza Canziani; a diretora administrativa da Sanepar, Priscila Marchini Brunetta; e a jornalista e escritora Maria Celeste Corrêa que é uma das curadoras do Museu Planeta Água e irá mediar o bate-papo. A iniciativa tem plena consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas para atingir a Agenda 2030, no Brasil e em todo o mundo.

Heloisa Schurmann é velejadora, escritora, ativista e ambientalista que há mais de quatro décadas abandonou o conforto da vida em terra firme para aventurar-se com seu marido e filhos pelos mares da Terra. Ela está em sua quarta volta ao mundo e vai revelar suas vivências e experiências na expedição Voz dos Oceanos que mostra como o lixo plástico afeta a vida marinha e prejudica a saúde do planeta. A jovem parlamentar Luiza Canziani vem liderando mulheres na atividade legislativa e apoia projetos que buscam melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Priscila Marchini Brunetta, é diretora na Sanepar, uma das patrocinadoras do Museu Planeta Água, e vai abordar sobre o papel das empresas (públicas e privadas) em relação à saúde das pessoas e do planeta e como uma empresa de saneamento está totalmente conectada com o cuidado com o planeta, preservando os mananciais, gerando alternativas sustentáveis para que as pessoas tenham água potável e de qualidade. E a jornalista Maria Celeste Corrêa, além de responder pela criação de conteúdo do Museu Planeta Água, é autora de livros relacionados à conservação da natureza e dedica-se há décadas às causas ambientais.

Inaugurado em 29 de junho de 2022, o Museu Planeta Água é um espaço educativo, interativo e provocativo que busca disseminar conhecimento, gerar encantamento e despertar a reflexão sobre o papel da água na manutenção da vida na Terra e como podemos preservar esse bem tão precioso. Assim, o Museu é o mais genuíno palco para o encontro de mulheres que, por meio de suas vivências, vão debater o protagonismo feminino na luta pela conservação dos biomas e para transformar o zelo pela água num projeto coletivo que envolve mais e mais pessoas a cada dia.

O evento é aberto ao público e a inscrição é feita pelo link: 

acesse.one/incricoes-evento

Idealizadores do Museu Planeta Água

Idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento (EGEO) e desenvolvido pela Straub Design, o Museu foi concebido por quatro curadores, desde o início: o diretor do projeto Wilgor Caravanti, o diretor criativo Ericson Straub, o arquiteto Aurélio Sant’Anna e a jornalista e escritora Maria Celeste Corrêa.

O Museu Planeta Água é patrocinado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), CTG Brasil e Compagás, além de contar com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e da Unesco, desde a sua concepção. Recentemente, o Planeta Água também conquistou o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Instituto Fashion Revolution e The Nature Conservancy (TNC). O projeto foi realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Para saber mais sobre o Museu Planeta Água, acompanhe:

Instagram – @museuplanetaagua

Facebook – https://www.facebook.com/museuplanetaagua/

Serviço:

Evento: O Protagonismo das Mulheres na Proteção do Planeta

Data: 07/03/2023

Horário: das 9h às 12h. 

Local: Museu Planeta Água – Rua: Eng. Antônio Batista Ribas, 151 – Tarumã, Curitiba – PR

Hospital Pequeno Príncipe recebe segunda edição do Jardim Literário

No dia 4 de março de 2023, a partir das 10h, acontece mais uma edição do Jardim Literário, desta vez, celebrando os lançamentos dos livros “Vozes do bem-querer: 10 anos do Coral Pequeno Príncipe” e a segunda edição e tradução para a língua inglesa da publicação  “Cem Anos de um Hospital de Crianças” – ambos de autoria de Geslline Giovana Braga. O evento acontece no Jardins dos Sonhos do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), com a presença da autora dos livros, distribuição gratuita de exemplares, música ao vivo, além da apresentação do Coral Pequeno Príncipe. Na ocasião, também haverá uma campanha de arrecadação de brinquedos para serem doados aos pacientes . A entrada é franca. 

“Vozes do bem-querer: 10 anos do Coral Pequeno Príncipe” celebra uma década de existência do grupo, formado por voluntários e colaboradores da instituição de saúde.  O coral, nestes 10 anos, levou o som da leveza, do afeto, da coragem e da confiança a pacientes, familiares e à comunidade que circula pelo maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil. Cantou em todos os cantos da instituição e foi além, especializando-se em levar música e em alegrar corações de outros espaços cuja principal função também é o cuidado com a saúde.

A publicação assinada pela antropóloga Geslline Giovana Braga, é um almanaque para saborear uma porção da história do canto coral, da trajetória do Coral Pequeno Príncipe, das transformações promovidas pela sua existência e das emoções provocadas em seus integrantes e no público.

O livro “Cem Anos de um Hospital de Crianças”, da mesma autora,  é publicado em dois volumes, um com texto e outro com imagens, construídos a partir de uma ampla pesquisa histórica e documental sobre o primeiro centenário da instituição. O livro textual, dividido em 7 capítulos, foi escrito de forma não-cronológica, possibilitando uma leitura autônoma de suas partes. O livro de imagens apresenta recortes de jornais, fotos antigas e contemporâneas, revelando a historicidade do Pequeno Príncipe.

A narrativa das memórias do Hospital se confunde com a história de Curitiba. Passado, presente e futuro convivem na região central da capital paranaense, onde está o prédio de reconhecido valor histórico do antigo Hospital de Crianças, juntamente com os outras edificações que compõem a instituição 

A segunda edição do livro, além de contar com uma versão em inglês, traz o anexo “100 anos depois, uma outra pandemia”, um suplemento que relata como o Hospital Pequeno Príncipe lidou e tem lidado com a pandemia de COVID-19, resgatando e aperfeiçoando aprendizados de outros momentos de crise sanitária que desafiaram a instituição.

Os dois projetos foram produzidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e têm o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada. Os patrocinadores de “Vozes do bem-querer: 10 anos do Coral Pequeno Príncipe” são: Aldo Componentes, Banco Sofisa, Camagril, Arotubi, Anjo tintas, Westaflex, Deal Digital, Hogarth, Tratornew, Stampa Food, Veirano Advogados, Impress Decor e Tratorcase e do “Cem Anos de um Hospital de Crianças” são: Facchini, ExxonMobil, CISS, Tintas Alessi, Raza, Andorinha Hiper Center, Pets Life e Serdia.

SOBRE A AUTORA

Geslline Giovana Braga é doutora em antropologia pela USP, pós-doutora em geografia cultural pela UFPR. Atua como professora, escritora, curadora, fotógrafa e documentarista, realizando trabalhos sobre patrimônio cultural brasileiro.

SOBRE O PEQUENO PRÍNCIPE

O Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e que oferece assistência hospitalar para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 378 leitos, 68 de UTI e em 2021, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, foram realizados cerca de 200 mil atendimentos e 14,7 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

SERVIÇO

Jardim Literário – segunda edição 

Dia 4 de março de 2023 (sábado), das 10h às 12h.

No Jardim dos Sonhos – Avenida Silva Jardim, 1677 – em frente à fachada histórica do Hospital Pequeno Príncipe. 

Entrada franca e aberta à comunidade.
*Doe um brinquedo novo para os pacientes do Pequeno Príncipe

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com