RMC terá Festival de Teatro de Bonecos de 3 a 12 de outubro

Com muitas atrações, evento tem como tema central o desenvolvimento de um mundo sustentável


A população de Araucária, Curitiba e demais cidades da Região Metropolitana terá a oportunidade de acompanhar, entre os dias 3 e 12 de outubro, o Festival Villas de Teatro de Bonecos (FestVillas). Ao todo, são 18 atrações entre espetáculos, oficinas e bate-papo. O evento, que chega a sua quarta edição em 2021, será exibido totalmente online, pelo canal do festival no Youtube, devido à pandemia de COVID-19. A transmissão será feita ao vivo direto da Casa Eliseu Voronkoff, em Araucária.

O FestVillas é um projeto aprovado no Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, e conta com o apoio da Copel (Companhia Paranaense de Energia).

Romeu e Julieta para Crianças

Neste ano de 2021, os espetáculos foram escolhidos de acordo com o tema “A Construção de um Mundo Sustentável”. A ideia do tema surgiu a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de metas traçadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao todo, a curadoria do evento recebeu 42 inscrições de diferentes estados do Brasil e também da Argentina. Os espetáculos selecionados são do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

“Ficamos sempre animados em poder reunir as diferentes técnicas e formas dos artistas expressarem sua arte num mesmo festival. O público poderá ver desde as técnicas milenares até as linguagens mais contemporâneas de Teatro de Bonecos”, diz Inecê Gomes, uma das curadoras do Festival.

Confira a programação do festival

Alberto, o menino que queria voar – Cia Karagozwk – Curitiba (PR)
Domingo, 3 de outubro, 19h

Na lona com Gengibre, Pimenta e Linguiça – Cia Sonora – Curitiba (PR)
Segunda-feira, 4 de outubro, 10h

O velho lobo do mar – Trip Teatro – Rio do Sul (SC)
Segunda-feira, 4 de outubro, 15h

Espíritos da floresta: um toque do folclore brasileiro – Cia Elder Kloster – Curitiba (PR)
Terça-feira, 5 de outubro, 10h

Pachamama – Cia Mariza Basso Formas Animadas – Bauru (SP)
Terça-feira, 5 de outubro, 15h

Araújo Teodoro e Ofélia Florinda – Beto Hinça Teatro de Marionetes – Curitiba (PR)
Quarta-feira, 6 de outubro, 10h

O coelho e a tartaruga – Cia Miiller Teatro de Bonecos – Curitiba (PR)
Quarta-feira, 6 de outubro, 15h

Dia claro, noite escura – Imã Produções – Curitiba (PR)
Quinta-feira, 7 de outubro, 10h

Romeu e Julieta para crianças – Cia Tonto Tom – Curitiba (PR)
Quinta-feira, 7 de outubro, 15h

A menina e o lampião – Duo Dois É Bom – Curitiba (PR)
Sexta-feira, 8 de outubro, 10h

Vida seca – Cia Manipuladora de Formas Etc I Tal – Navegantes (SC)
Sexta-feira, 8 de outubro, 15h

Bate-papo sobre Empreendedorismo Cultural Feminino
Participação: Inecê Gomes, Ana Paula Frazão e Jacques Beauvoir
Sábado, 9 de outubro, 15h

Mapulu – Na Cia das Marionetes – São Paulo (SP)
Domingo, 10 de outubro, 15h

O ovo da cuca – Desembargadores do Furgão – São Paulo (SP)
Segunda-feira, 11 de outubro, 19h

Bonecos de pau – A Divina Comédia Teatro de Bonecos – Maquiné (RS)
Terça-feira, 12 de outubro, 15h

Exposição “Criaturas de Papel Jornal”
De 3 a 12 de outubro

Oficina Luvas
De 3 a 12 de outubro

Oficina Conexões
De 3 a 12 de outubro

Serviço

Festival Villas de Teatro de Bonecos (FestVillas)
3 a 12 de outubro
Blog: https://bit.ly/festvillas-blog
Youtube: https://bit.ly/festvillas-youtube
Facebook: www.facebook.com/festivalvillas
Instagram: @festvillas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pista Municipal de BMX recebe novas bicicletas para aulas gratuitas

A Pista Municipal de BMX da Prefeitura, no Parque Olímpico do Cajuru, recebeu novas bicicletas e equipamentos para serem usados nas aulas gratuitas de BMX do projeto Escola+Esporte=10 (EE10). Foram entregues, nesta quinta-feira (21/10), 31 novas bicicletas e 20 capacetes.

Os equipamentos foram comprados com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) da Fundação de Ação Social (FAS). 

A pista com padrões internacionais foi inaugurada em junho e desde o início de agosto oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes do projeto EE10 e para a comunidade aos fins de semana. 

Para participar, os interessados devem conferir turmas e horários disponíveis no portal Curitiba em Movimento e também disponível no Curitiba App. Informações sobre horários de aulas também podem ser conseguidos pelo telefone do Núcleo Regional do Cajuru da Smelj, no 3221-2353, ou pelo 3221-2484.

A entrega das novas bicicletas foi acompanhada pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, e pelo secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein. 

Parque Olímpico do Cajuru

O endereço do Parque Olímpico do Cajuru é Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, Cajuru. Além da Pista Municipal de BMX, o complexo esportivo conta com campos de futebol de areia, de rua e americano, quadra de futebol de salão, academia ao ar livre, área de treinamento de atletismo, um estádio municipal de beisebol e softbol, pista de caminhada e canchas de voleibol.

Conheça quatro passeios pet friendly para fazer com seu bichinho em Curitiba ou perto da capital

Quem tem um pet em casa sabe como é importante levar o bichinho para passear com frequência. Quando pensamos nisso, automaticamente a primeira opção que vem na cabeça é ir até algum parque ou praça. No entanto, isso acontece porque a maioria de nós não sabe em quais lugares os nossos pets são aceitos.

Para resolver esse problema, fiz uma lista de passeios incríveis e diferentes que você nem sabia que poderia ser feito na companhia dos pets. Por meio dela é possível que você aproveite o dia com seu amigo de quatro patas e fuja do lugar comum.

Confira!

1. Trem Curitiba-Morretes

O famoso trem de Curitiba até Morretes inaugurou – recentemente – um vagão pet friendly. Neste passeio, você poderá levar seu cachorrinho junto e com todo o conforto que eles merecem.

2. Shopping Center e cinema

Os shoppings da cidade são super antenados com tudo que acontece no mundo pet. Portanto, não há motivo para não aderir ao movimento pet friendly. Hoje é comum ver nossos amiguinhos de quatro patas desfilando pelos corredores e até nas lojas acompanhando seus tutores nas compras.

Por esta você não esperava! Algumas salas de cinema recentemente começaram a oferecer sessões pet friendly. A ideia é que você curta um filminho na companhia do seu cão. Depois de dar umas voltas no shopping, você pode entrar para ver um filme enquanto ele descansa ao seu lado! Mas atenção: são dias e horários específicos, e o filme são eles que escolhem.

3) Stand-up paddle

Você sabia que na represa do Passaúna é possível fazer stand-up paddle? As águas são limpas e tem vários locais para locação de equipamento – como a prancha e o remo, nas proximidades da represa. Já imaginou você e seu cão curtindo juntos esse esporte incrível e delicioso num dia de calor no verão?  

4) Eventos para pets

Apesar de os eventos terem dado um tempo por conta da pandemia, era muito comum encontros pet, ou seja, festas onde o convidado principal era o cachorro. Organizada tanto por empresas, como pet shops, quanto por pessoas físicas, os encontros eram sempre ao ar livre, animados e cheios de comidinhas.

Esses eventos faziam a alegria dos humanos que queriam passar uma tarde divertida com seu cachorro e ainda confraternizar com outras pessoas.

Se você quer saber de muitos outros lugares onde você pode ir e seu cão é muito bem-recebido, acompanhe as postagens do Guia Pet Friendly Curitiba no Instagram!

Informações Banda B