Arquivos

Reunião do conselho de turismo de Curitiba discute práticas sustentáveis no setor


Nesta terça-feira (8/8), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou a 37ª Reunião Ordinária no Complexo Imap, no Parque Barigui. Durante o encontro os participantes avançaram nos encaminhamentos e alinhamento do calendário de promoção da cidade para o segundo semestre deste ano.

O mês de setembro promete ser movimentado para o setor, com a realização das oficinas do Programa Turismo Futuro Brasil, que faz parte das ações em Destino Turístico Inteligente, e as feiras Abav Expo, no Rio de Janeiro, e a FIT de Buenos Aires.

Os expressivos números alcançados pelo trade nas férias de inverno em Curitiba também foram lembrados. 

“Nós celebramos no mês de julho números expressivos tanto no turismo de lazer como no de negócios. Superamos diversos recordes e quero parabenizar a todos pelo esforço contínuo e conjunto. Que possamos continuar nessa tendência”, comemorou Tatiana Turra, presidente do Comtur e do Instituto Municipal de Turismo.

Após as deliberações do conselho, o encontro foi dedicado ao Painel Práticas Sustentáveis do Turismo, que trouxe à tona perspectivas e estratégias inovadoras para a interseção entre turismo e preservação ambiental. 

Práticas Sustentáveis do Turismo

Artur Henrique Leite Falcette, assessor especial na Secretaria de Governo e Gestão Estratégica do Mato Grosso do Sul, apresentou a iniciativa Bonito Eco Smart City. A cidade de Bonito tem se destacado como exemplo do turismo que pode ser desenvolvido de forma ecologicamente consciente, promovendo um equilíbrio entre o crescimento urbano e a preservação ambiental.

A secretária de Meio Ambiente de Bonito, Ana Trevelin, compartilhou sua visão sobre Crescimento e meio ambiente no melhor destino de ecoturismo do mundo. Sua apresentação destacou a importância da harmonização entre o desenvolvimento turístico e a preservação dos recursos naturais que tornam Bonito uma referência do ecoturismo global.

De Curitiba, Adonai Filho, diretor da Serra Verde Express e presidente da BWT Operadora, apresentou insights sobre Boas Práticas de Sustentabilidade. Sua fala explorou como a indústria do turismo pode adotar medidas eficazes para minimizar o impacto ambiental e ao mesmo tempo proporcionar experiências enriquecedoras aos visitantes.

O cofundador da startup Ororo, Mauricio Kusbick, trouxe à discussão o tema Carbono Neutro. Ele destacou a necessidade crescente de empresas e destinos turísticos buscarem formas de neutralizar as emissões de carbono, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

Troca de experiências

A comitiva de Mato Grosso do Sul veio a Curitiba com o propósito de conhecer as melhores práticas em ação na cidade, especialmente no que diz respeito ao meio ambiente, gestão de resíduos, adoção de novas tecnologias, integração entre turismo e preservação ambiental e as ações em Destino Turístico Inteligente (DTI). 

A programação incluiu visitas técnicas em equipamentos do Meio Ambiente, ao Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (CONRESOL), à Pirâmide Solar do Caximba e aproveitaram para conhecer a Torre Panorâmica e vislumbrarem a cidade com novas perspectivas. Atualmente a atração está fechada ao público para a realização de obras de manutenção.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba