Arquivos

Remadoras que venceram o câncer de mama promovem ação contra a doença em Curitiba


O grupo Canohá Dragon Team Curitiba lançou, este mês, a ação de prevenção contra o câncer de mama Si se Puede... (Sim, se Pode…, na tradução em português) para marcar a campanha de conscientização sobre a doença Outubro Rosa.

Nas redes sociais, a equipe formada por 28 remadoras curitibanas sobreviventes à doença e outras nove voluntárias tem promovido, em publicações, vídeos, depoimentos, a expressão de incentivo à luta contra o câncer de mama.

Grito de Guerra

“É um grito de guerra adotado agora por nós, usado, então, pelo coach panamenho Beto Carrillo Koo, quando participei de uma clínica de canoagem, na cidade do Panamá, no Pan-Americano de Dragon Boat. Eu achei essa frase de uma energia tão grande, de uma potência tão forte, que trouxe para a equipe como símbolo de perseverança e luta contra o câncer de mama e de alerta à sociedade, explicou Deborah Koliski Vons, capitã da equipe Canohá.

A ideia foi aprovada 100% pela equipe e usada, desde o começo de outubro, como slogan da ação nas redes sociais.

Formação e apoio

Desde 2019, o grupo treina aos sábados, a partir das 9h, com duração de 1h30, no Parque Náutico de Curitiba.

A equipe, filiada ao IBCPC – International Breast Cancer Paddlers Comission, também conta com apoio do Clube de Regadas Curitiba, do Instituto Mulheres que Inspiram e da Administração Regional Boqueirão.

Recuperação plena

Segundo a capitã da equipe Canohá, Deborah Koliski Vons, os treinamentos são considerados fundamentais para a recuperação integral das mulheres do grupo.

“São primordiais (os treinos) porque promovem a reinserção social pós-câncer, incentivam o apoio emocional mútuo entre as mulheres, o contato direto com a natureza, amenizam efeitos recorrentes e possíveis de depressão, promovem a saúde integral e aumentam a qualidade de vida após o período de recuperação da doença”, disse.

Fundamento científico

Em 1995, uma pesquisa realizada no Canadá, liderada pelo médico canadense, Dr Don Mckenzie, precursor do movimento, com 24 mulheres diagnosticas e tratadas contra o câncer de mama, demonstrou o impacto positivo da prática da canoagem para a recuperação integral da saúde física e emocional e da mobilidade.

Isso porque, de acordo com os médicos, o movimento repetitivo da remada, aliado à resistência da água, funciona como uma espécie de drenagem linfática natural. Os treinos na água também ajudam na prevenção e controle de linfedema, promovem o ganho gradativo de amplitude de movimento e garantem recuperação e obtenção gradativas de força muscular.

Na época, o estudo também embasou a criação da primeira equipe de canoagem de mulheres breast cancer paddlers ou sobreviventes ao câncer de mama no mundo. A equipe canadense Abreast in a Boat permanece ativa até os dias atuais

Como participar?

O Canohá Dragon Team Curitiba atende quem deseja ingressar e participar dos treinamentos aos sábados. O contato pode ser feito pelo e-mail canohacuritiba@gmail.com; o Whatsapp 41 99979-4785 (com Deborah); e no Instagram @canohádragonteamcuritiba.

Alguns requisitos são necessários para participar:

Documentação Médica
Atestado firmado por mastologista ou oncologista, confirmando o diagnóstico do câncer de mama e a realização do respectivo tratamento.
– Atestado de aptidão física sob o ponto de vista cardiológico



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba