Relatório da OCDE reconhece Curitiba como cidade inteligente e inovadora

A estratégia inovadora de Curitiba revelada por importantes programas municipais está entre os destaques do relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), organização internacional que fomenta as ações públicas voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao atendimento da Agenda 2030 da ONU.

Intitulado “Uma Abordagem Territorial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Paraná”, o documento de 80 páginas expõe indicadores do Paraná e de três municípios paranaenses. Curitiba é um deles.

“A cidade está promovendo um movimento de cidade inteligente para construir um ecossistema de inovação para abrigar soluções alinhadas com as implementações dos ODS. Entre outras coisas, ela foi selecionada como uma das cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil pelo Ranking das Cidades Inteligentes Conectadas de 2018”, diz o documento.

O relatório cita ainda o Bairro Novo da Caximba. “Um exemplo das atividades de Curitiba é a restauração de toda uma comunidade na Caximba, no sul da cidade, que é o maior projeto socioambiental do município”, registra.

Projeto do Bairro Novo da Caximba. Ilustração: IPPUC

No bairro Caximba, uma das regiões mais carentes da cidade, a Prefeitura fará a maior intervenção socioambiental da história recente da cidade com a implantação do Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba. O projeto prevê a construção de 1.147 novas moradias para a população carente, obras de contenção de cheias e urbanização, regularização fundiária e um parque linear.

O relatório da OCDE também cita o uso dos painéis solares e a rede Wi-fi Curitiba, programa que oferece acesso público e gratuito à internet. Existem 81 locais com esta opção. Os FabLabs, a Fazenda Urbana, os aplicativos que ajudam os cidadãos a navegar pela cidade, o Vale do Pinhão e o Bom Negócio também são citados.

WI-Fi gratuito no Terminal de ônibus do Pinheirinho. – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Além de Curitiba, Araucária, na Região Metropolitana da capital, e Ubiratã, localizada na região centro-oeste do Estado, aparecem no documento.

Parceria

A pesquisa é resultado do trabalho desenvolvido em parceria pela organização internacional formada por 38 países, o Governo do Estado, através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes), e as três prefeituras.

Curitiba participou de aproximadamente dez reuniões nos últimos dois anos. Para a análise dos dados, a Assessoria de Relações Internacionais (Arin), o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), as secretarias da Educação, do Meio Ambiente e de Segurança Alimentar e Nutricional, a Cohab, dentre outras pastas, subsidiaram os especialistas com as informações técnicas necessárias.

“Curitiba faz um trabalho de ponta na implantação da agenda global pelo desenvolvimento sustentável. A cidade teve a oportunidade de participar do estudo porque Curitiba pode servir de exemplo para outras cidades do Brasil e do mundo. A cooperação internacional é um dos nossos esforços para que possamos contribuir na construção de um mundo sustentável”, declarou o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.

Ele lembrou que a cidade aderiu formalmente aos ODS em 2017, primeiro ano do segundo mandato do prefeito Rafael Greca.

Existem importantes convergências entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o plano de governo da atual gestão. O Imap e o Ippuc usam um conjunto de 123 indicadores, divididos em 3 eixos (solidariedade, sustentabilidade e responsabilidade) para monitorar mobilidade, meio ambiente, energia, tecnologia, inovação, economia, educação, saúde, segurança e governança.

O Imap capacitou servidores de todas as áreas para que as pastas pudessem internalizar os ODS e eles pudessem ser aplicados às diretrizes das políticas públicas. Também acompanha a divulgação de resultados através dos indicadores das cidades sustentáveis e trabalha na organização de um novo rol de ações desenvolvidas pelo município, conforme as diretrizes de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela ONU.

Os objetivos para o desenvolvimento sustentável compreendem 17 metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o futuro da humanidade. Entre elas estão educação inclusiva, acesso sustentável e acessível à energia, combate à mudança do clima e aos seus impactos, proteção e uso sustentável dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável – algumas das áreas em que Curitiba já adota práticas sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dóffee Donuts inaugura a 22ª Unidade

A Dóffee Donuts & Coffee inaugurou sua nova unidade na última sexta-feira (27). A loja está localizada na cidade de Itajaí e é a 22ª unidade da franquia, que recebeu diversos clientes já em seu primeiro dia no Shopping Itajaí.

A franquia de lojas da Dóffee Donuts & Coffee já é conhecida em Santa Catarina por suas receitas exclusivas, com opções de donuts doces e salgados, bebidas quentes e geladas para acompanhar, além de acessórios disponíveis para comprar e levar para casa.

Além de Itajaí, as cidades de Balneário Camboriú e Itapema também possuem lojas da Dóffee. Os planos para as próximas Dóffee Donuts & Coffee também já estão a todo vapor, destinadas a novas cidades e
estado: os Shopping Palladium, em Ponta Grossa e as cidades de Ourinhos e Campinas, em São Paulo.

HISTÓRIA

O projeto teve início em 2017, com os sócios Alysson, Pablo e Letícia, que viram nos donuts a oportunidade de começar uma loja inovadora em Curitiba. A decisão em abrir uma loja com produto único passou por meses de planejamento. Em 2019, a primeira loja física foi inaugurada no Centro de Curitiba. O rápido sucesso da loja pediu por mais uma unidade, e assim, em poucos
meses, foi inaugurada a Dóffee Portão.
Em seu primeiro ano como franquia resultou em mais 7 lojas, totalizando 10 unidades, a partir daí não parou mais. Hoje a Dóffee possui unidades nos principais shoppings de Curitiba, São José dos Pinhais,
Pinhais, Campo Largo, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

SERVIÇO:
As unidades contam com horários de funcionamentos próprios e você pode consultar localização e horários através do site:
https://www.doffee.com.br/nossas-lojas
Facebook | Instagram: @doffee.donuts
Fotos: Divulgação.

Congelados de alta gastronomia dão sabor ao verão paranaense

A praticidade na cozinha é sempre bem valorizada, ainda mais para quem está de férias e não quer perder muito tempo em frente ao fogão – mas também não abre mão de uma refeição saborosa. Os congelados, que já foram vistos com maus olhos por perder qualidade e sabor dos alimentos, hoje contam com opções de alta gastronomia que ganham muito em qualidade e são fáceis de preparar. Das linhas fit até pedidas dignas de restaurante, há muitas opções.

A Ragú Rotisseria& Co. é uma empresa curitibana que entrou com tudo no mercado de ultracongelados. O cardápio variado da empresa, elaborado pela chef e restaurateur Fernanda Zacarias de Alencar, destaca insumos de alta qualidade e um preparo atencioso em entradas e pratos principais. Muitos dos pratos mais pedidos são apresentados no formato ultracongelado, cujo processo mantém intactas as propriedades do alimento sem alterar sabor nem apresentação.

Essa praticidade, já apresentada em Curitiba, também ganhou o litoral. Durante o verão, a empresa montou uma pop-up store em Caiobá. “Apresentamos nessa loja um grande linha de aperitivos, antepastos, massas, molhos, massas de forno, pratos prontos para a família e nossos PFs do dia a dia”, explica Bruna Loddo, sócia de Fernanda na Ragú. No site da Rotisseria, há dicas para preparo, além das sócias deixarem aberto um canal para tirar dúvidas sobre montagem de pratos, garantindo que a refeição congelada terá um tratamento de alta gastronomia.

As massas pré-prontas estão entre as mais pedidas, apresentadas em diferentes formatos. As recheadas vem em porções de 400 gramas que atendem duas pessoas, em sabores como Queijo Canastra, Brie & Damasco e Zucca (abóbora). Já massas lisas e gnocchi (como o Tagliatelle verde e o Gnocchi clássico de batata com rústico de tomate) são apresentados por quilo. O cliente adiciona o molho que preferir à massa, do Bechamel e do Funghi até o Creme de limão siciliano, vendidos também por quilo.

A linha PF Dia a Dia traz porções individuais de 350 gramas ultracongeladas. São escolhas que vão do PF de carne moída com arroz integral, legumes e feijão, ou ainda o Frango ao curry, arroz com castanha de caju e cenouras assadas até Bobó de camarão rosa com arroz branco e farofa de dendê. O menu tem diversas pedidas vegetarianas, como Canelone de ricota e espinafre ao molho sugo e bechamel e a Panqueca integral de legumes ao molho sugo.

Os ultracongelados da Ragú Rotisseria & Co. podem ser encontrados na loja de Curitiba (R. Francisco Rocha, 533 – Batel) e na praia de Caiobá, em Matinhos (R. Ipiranga, 192 – Praia Mansa). Mais informações no site ragurotisseria.com.br e ou no perfil oficial da marca no Instagram (@ragu.rotisseria).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com