Reformador do Mundo: Reformar o Mundo é Reformar a Educação” Exposição biográfica sobre Janusz Korczak

A mostra, organizada em todo o mundo em 2012 pelo Ministério de Relações Exteriores da Polônia, em razão do “Ano de Korczak”, foi integralmente doada dois anos depois ao Museu do Holocausto de Curitiba pelo Consulado-Geral da Polônia em Curitiba. A exposição é inteiramente dedicada à vida e obra do médico, pedagogo, ativista social, escritor, jornalista e defensor dos direitos das crianças, Janusz Korczak.

Exposta novamente por ocasião do marco de 80 anos do assassinato deste herói do povo judeu e polonês no campo de extermínio nazista de Treblinka, a mostra integra a programação da XXXIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPE, do Setor de Educação da UFP

A exposição é composta por 21 imagens que mesclam fotos arquivais com informações sobre o autor, trechos das suas obras e citações de várias autoridades sobre o próprio Korczak. As fotos e o material utilizado foram cedidos pelo Museu Histórico de Varsóvia, Fundação “Korczakarium”, Associação Polonesa Janusz Korcak e pelo Guetto Fighters’s House Museum (Lohamei HaGuetaot) em Israel. Em Curitiba, foram incluídas obras literárias de Korczak e dois quadros da artista polonesa nascida no Brasil, Heliana Grudzien.

Abertura e exibição de filme

A abertura oficial ocorrerá no dia 09 de agosto, terça-feira, às 17h, com palestra do coordenador-geral do Museu, Carlos Reiss. No dia 10 de agosto, às 13h30, será exibido o filme “Korczak” (1990), do diretor Andrzej Wajda.

Serviço:

Exposição
“Reformador do Mundo: Reformar o Mundo é Reformar a Educação”
Visitação gratuita de 09 a 31 de agosto de 2022.

Local: Universidade Federal do Paraná, Campus Rebouças, Setor de Educação
Av. Sete de Setembro, 2618, Curitiba, Paraná (entrada pela rua Rockefeller)

Horários de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Abertura: dia 09 de agosto, terça-feira, às 17h, com palestra do coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss.

No dia 10 de agosto, às 13h30, será exibido o filme “Korczak”, do diretor Andrzej Wajda, de 1990. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

The Wailers, lendária banda de Bob Marley, se apresenta em Curitiba, nesta quarta-feira (17)

O ano de 2022 tem sido muito generoso com os curitibanos que amam música. Após 2 anos parado por causa da pandemia, o mercado de shows voltou aquecido, trazendo muitas surpresas e atrações internacionais para a capital paranaense. Agora, os apaixonados por reggae têm mais um grande motivo para comemorar. O The Wailers, lendária banda de Bob Marley, acaba de confirmar sua turnê pelo Brasil neste ano. O tão esperado show “One World” passará pela cidade no dia 17 de agosto, em apresentação única na icônica Ópera de Arame.

O grupo The Wailers fez história acompanhando Bob Marley em turnês em todos os cantos mundo entre os anos de 1972 e 1981, executando canções inesquecíveis como “Is this love”, “No woman, no cry” e “Three little birds”, e foi a pedido do próprio cantor que a banda continuou em atividade, mesmo após a sua morte. Bob Marley & The Wailers já venderam mais de 250 milhões de discos em todo Planeta, com destaque para o incrível álbum “Exodus”, lançado em 1977, eleito o “Melhor Álbum do Século” pela Time Magazine e pela Rede BBC.

Em Curitiba, os jamaicanos vão apresentar o show inédito que traz um set especial de músicas do repertório de Bob Marley e também músicas do álbum “One World”, primeiro trabalho do grupo em 25 anos, indicado ao Grammy 2021 na categoria Melhor Álbum de Reggae. O espetáculo tem como base o principal legado do reggae mundial na voz de Aston Barrett Jr, considerado por muitos como realeza do reggae por ser filho do lendário baixista de Bob Marley & The Wailers, Aston “Familyman” Barrett, sobrinho do baterista de Bob Marley & The Wailers, Carlton “Carly” Barrett, e neto do “pai do reggae”, Joe Higgs, considerado mentor e professor de Bob Marley.

O show da banda The Wailers será realizado no dia 17 de agosto, na Ópera de Arame (Rua João Gava, 920), a partir das 19h, com show de abertura da banda Sr. Banana. Os ingressos estão disponíveis no site www.eventim.com.br/artist/the-wailers. Mais informações nas redes sociais oficiais da Planeta Brasil Entretenimento e da MCA Concerts.

Batidas de DJ paranaense atrai atenção da produtora KondZilla

Maior produtora de conteúdo voltada para o jovem de Favela, a KondZilla ampliou as suas parcerias e agora atua também no ramo do mega funk, estilo musical que agita os bailes do Sul do Brasil. Um dos beneficiados dessa nova colaboração é o DJ Dudu, que lançou a música ’Balança o Lança’, em parceria com o MC Madan e produção da KondZilla.

Com apenas 20 anos, o DJ é um dos grandes fenômenos do mega funk e ostenta mais de 10 mil ouvintes mensais no Spotify. O acúmulo de reprodução de suas músicas na maior plataforma streaming somado ao sucesso do Baile do Dudu, que já contou com quatro edições, chamou atenção da KondZilla, que o convidou para produzir um mega funk ao lado de Mc Madan.

“Quando eu fiz para a Kondzilla, o Mc Madan me chamou para fazer um projeto. A gente fez o primeiro e ele gostou”, afirmou Dudu sobre o sucesso “Balança o Lança”, que alcançou a marca de 13 mil reproduções desde quando foi lançado em abril deste ano. 

O reconhecimento pelo resultado da música não demorou para ser enaltecido, com mais projetos com a KondZilla sendo planejados para acontecer ainda neste ano. “Eu tenho mais lançamentos programados. Temos mais duas músicas para sair pela KondZilla”, acrescentou o artista paranaense.

Quem é o DJ Dudu?

Natural de Curitiba, Dudu tem levado uma vida super agitada. Desde 2019, o artista tem uma agenda lotada, com sete shows em média por semana. As apresentações contam com a audiência de centenas de pessoas em festas realizadas em casas noturnas e chácaras.

As batidas do DJ Dudu já romperam as fronteiras da capital do Paraná e chegaram a outros estados, inclusive Santa Catarina, estado considerado o berço do eletrofunk. “O maior público que eu já toquei foi em Lages (SC), para 2 mil pessoas”.

O sucesso nas pistas motivou o DJ a criar e promover uma festa que leva a sua assinatura: o Baile do Dudu. “É um label de funk que eu criei, que leva o meu nome. A festa já contou com a participação do MC PP da VS e o DJ Guina”, afirmou.

As edições são realizadas a cada dois meses em diferentes baladas. O Baile do Dudu tem balançado os fãs do mega funk e é considerado um sinônimo de sucesso. “Já foram realizadas quatro edições e todas, graças a Deus, com casa cheia. O pessoal pede bastante”, exaltou Dudu, que também é o primeiro DJ de mega funk a tocar no clube de eletrônica, a Park Art, em Pinhais (PR).

“A minha expectativa é crescer cada vez mais e investir o máximo possível nisso. Quero me dedicar totalmente ao meu trabalho”, completou.

Conheça as produções do DJ Dudu:

Spotify: DJ Dudu

Instagram: www.instagram.com/odjdudu/

Youtube: www.youtube.com/channel/UCOoLdIu19daof-6aptk2Omw