Rede Condor doa alimentos e máscaras às famílias carentes

A Fundação de Ação Social (FAS) recebeu mais uma doação da rede de supermercados Condor e do Instituto Joanir Zonta para atender famílias que estão vivendo em situação de vulnerabilidade social, neste momento de pandemia da covid-19. A entrega foi feita no Disque Solidariedade, que funciona na sede da FAS, nesta quarta-feira (20/5).

São biscoitos, torradas, salgadinhos, achocolatado, chá, açúcar mascavo, água de coco, creme dental, feijão e 750 quilos de sopa congelada. Além disso, o grupo entregou 5 mil máscaras de tecido doadas por um voluntário.

“Quisemos trazer mais sabor para as famílias que estão precisando de apoio neste momento, além dos produtos essenciais que as pessoas precisam. São itens que vão alegrar principalmente as crianças neste momento difícil”, explicou a diretora de Recursos Humanos da rede de supermercados Condor e presidente do Instituto Joanir Zonta, Sandra Zonta.

Parceria

Esta foi a segunda doação feita pela rede de supermercados Condor e do Instituto Joanir Zonta à FAS, desde o início da crise provocada pela contaminação pelo novo coronavírus. A primeira foi no último dia 13, com a entrega de 2 mil kits de higiene pessoal que continham álcool em gel, sabonete, aparelho de barbear, xampu, desodorante, pasta e escova de dentes.

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel explicou que os alimentos não perecíveis serão incluídos nas cestas básicas distribuídas nas dez regionais da cidade.

“Priorizamos as famílias que não recebem benefícios sociais e não acessaram o auxílio emergencial do governo federal, mas a cada dia aumenta o número de pessoas pedindo ajuda, entre elas os trabalhadores informais, os microempreendedores individuais e os desempregados”, explicou.

Como não possui câmara fria, a FAS encaminhou assim que recebeu os 750 quilos de sopa congelada para o Gastronomia Humanitária, organização da sociedade civil que atender instituições sociais.   

Campanha

Desde o dia 2 de março, a FAS está fazendo uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas masculinas e produtos de higiene e limpeza.

A ação conta com várias empresas e instituições que abriram as portas para se tornarem pontos de coleta de doações, entre elas a rede Condor. São 62 locais espalhados por toda a cidade e região metropolitana (lista dos pontos de coleta no site www.fas.curitiba.pr.gov.br).

Quem preferir fazer a entrega diretamente na FAS, deve se dirigir à Rua Eduardo Sprada, 4520, onde está instalado o Disque Solidariedade. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Natal drive-thru no Barigui estreia nesta sexta (27)

Imagine toda a família poder assistir de carro, com segurança e conforto, a uma apresentação natalina ao ar livre em um dos espaços verdes mais famosos de Curitiba? Esta é a proposta do Caminho de Luz Condor no Parque Barigui, inédito espetáculo drive-thru no Brasil que estreia nesta sexta-feira (27/11), às 19h. Serão 27 dias de apresentações, até 23 de dezembro, que integram a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020.

Inédito em experiência e segurança, espetáculo drive-thru no Parque Barigui estreia nesta sexta. Curitiba. 26/11/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

A nova atração gratuita do Natal de Curitiba será uma experiência única para o público e foi concebida para seguir todos protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios de covid-19, com distanciamento social e controles de público e fluxo.

Além disso, o espetáculo poderá ser acompanhado de casa pelas redes sociais da Prefeitura de Curitiba.

“O Caminho de Luz Condor mostra que, com criatividade, é possível criar atrações seguras para espalhar o espírito de paz, luz, esperança e de união entre as pessoas neste momento de pandemia”, diz o prefeito Rafael Greca.

Estações

A atração drive-thru vai dar vida a passagens do nascimento de Jesus e a personagens amados do Natal.

Inédito em experiência e segurança, espetáculo drive-thru no Parque Barigui estreia nesta sexta. Curitiba. 26/11/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

O espetáculo, que tem patrocínio da Rede de Supermercados Condor, começa no Portal de Acesso (com entrada pela BR-277) e segue por um circuito com dez estações pela Alameda Ecológica Burle Marx até a Rua Cândido Hartmann.

Durante o percurso, o público poderá apreciar encenações como o Grande Coral Celeste dos Anjos (virtual), Banda de Papai Noéis, Anunciação do Anjo Gabriel, Maria Visita Sua Prima Isabel (Magnificat) e Santo Presépio.

Músicos, atores e esculturas animadas (entre elas, uma gigante de 8 metros) vão dar vida a personagens de cada uma das estações. Além disso, o circuito terá túneis de luz, iluminação cênica em bosques e duas árvores de Natal, como a enorme estrutura de 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago.

Fluxo

Para garantir o fluxo do percurso drive-thru, será possível fazer apenas uma parada de carro, na Estação 1, para acompanhar a apresentação de 2,5 minutos do Grande Coral Celeste dos Anjos, que será exibida em telas gigantes de alta definição. É essa parada que dará o fluxo de entrada dos carros, limitados a 15 veículos por vez.

Os veículos terão que seguir a uma velocidade máxima de 10 km/h e áudio sintonizado por rádio (FM 88.1) ou baixado para o WhatApp pelo QR Code impresso no folder da programação do espetáculo que será entregue no estacionamento da BR 277. Também haverá opção em libras ao baixar.

Não será possível sair dos veículos para fazer fotos ou filmar. Além disso, durante todo o trajeto, haverá placas com orientações e alertas sobre velocidade e outros cuidados.

Inédito em experiência e segurança, espetáculo drive-thru no Parque Barigui estreia nesta sexta. Curitiba. 26/11/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Ônibus

Quem não puder ir de carro também poderá aproveitar a experiência natalina no Barigui com o ônibus especial X50-Natal Parque Barigui. A linha terá ponto inicial de embarque no Terminal Campina do Siqueira, percorrerá os 1,4 km de programação dentro do parque e voltará para terminal.

Serão três jardineiras que vão operar com ocupação máxima de 70%, que é a de passageiros sentados. A linha terá uma frequência de 30 em 30 minutos. O primeiro horário de saída é 19h. Só serão permitidos passageiros com máscara.

A Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) também dispõe de ônibus reserva tradicionais para atender a demanda, se for o caso.

O passageiro poderá fazer a integração no terminal entre outras linhas e os ônibus de Natal, sem a necessidade de pagar mais uma passagem.

O Terminal Campina do Siqueira é equipado com termômetro para medição de temperatura. Displays de álcool gel estão disponíveis no terminal e dentro das jardineiras. 

Circuitos a pé

Haverá ainda duas opções de circuitos a pé, mas que darão acesso a apenas algunas estações do Caminho de Luz Condor. As entradas serão pela ponte de madeira da Rua Cândido Hartmann ou pelo portal do estacionamento da BR 277. Durante todo o percurso, a orientação é distanciamento e uso de máscara. 

Será proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto. Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã.

Atrações de cada uma das estações do espetáculo

ESTAÇÃO 1
Grande Coral Celeste dos Anjos

Em telas gigantes de alta definição, atores e crianças do Projeto MusicaR da Prefeitiura de Curitiba vão interpretar clássicas canções natalinas como Noite Feliz, Uma Estrela Renasce, Borboleta Pequena, Jingle Bells e Bate o Sino.

ESTAÇÃO 2
Portal de Luz – Vida que Renasce
Hora de sintonizar a Frequência 88.1 FM ou diferecionar a câmera do smartphone para o QRcode do folder do programa do espetáculo entregue na chegada.

ESTAÇÃO 3
Pastores e Árvore do Lago
É possível contemplar a Árvore de Natal de 22 metros de altura, com 54 mil pontos de luz LED junto ao lago, que simboliza a Estrela anunciadora e Pastores (esculturas em tamanho natural) que recebem do Anjo Gabriel a notícia de que Jesus nasceu.

ESTAÇÃO 4
Banda de Papais Noéis
Abaixe o volume do rádio e divirta-se nessa animada estação, decorada com vários símbolos do Natal (bolas, pacotes de presentes e bengalas), que reúne músicos da Banda Lyra caracterizados de Papai Noel que vão interpretar canções como White Christmas e um pot-pourri natalino.

ESTAÇÃO 5
O Anjo Gabriel
Uma escultura com movimento de 8 metros de altura retrata o personagem bíblico que leva a grande notícia de que Cristo nasceu. Dê o play no áudio 2 que você recebeu no seu whatsapp ou aumente o volume do rádio na FM 88.1.

ESTAÇÃO 6
Bosque de Luz e Sombras
Iluminação e imagens cênicas se espalham pelo verde do bosque da Alameda Ecológica Burle Marx preparando o público para as próximas estações que celebram a chegada de Jesus.

ESTAÇÃO 7
Anunciação do Anjo Gabriel
Atores ricamente caracterizados encenam o momento em que o Anjo Gabriel surge à Maria e lhe dá a grande notícia de que ela será a mãe de Jesus, filho de Deus.

ESTAÇÃO 8
Maria visita sua prima Isabel
Durante a encenação, atores interpretam a passagem em que Maria visita sua prima Isabel e dividem suas missões santas. Isabel era estéril e, por milagre, também deu a luz.

ESTAÇÃO 9
Presépio Vivo. Jesus Nasceu
A encenação do Presépio e sua glória reúne atores e traz como destaques na cenografia, além da manjedoura de Jesus, esculturas em tamanho natural de animais como camelos e carneiros.

ESTAÇÃO 10
A Árvore de Natal
Chegamos ao fim do Caminho de Luz Condor, já na Rua Cândido Hartmann, com a árvore natalina de 18 metros toda iluminada com 50 mil microlâmpadas de LED.

Para que a experiência seja inesquecível e segura todos terão que seguir as seguintes regras:

  1. A entrada acontecerá apenas pela BR 277.
  2. No estacionamento, os veículos serão organizados pela equipe do evento, que respeitará a ordem de chegada.
  3. É proibido descer do carro durante o Caminho de Luz Condor.
  4. A velocidade máxima permitida é de 10 km/h.
  5. Use sempre faróis baixos durante o percurso de 1,4 km.
  6. Atente sempre para orientações da equipe e das placas do do Caminho de Luz Condor.
  7. Será proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto.

Serviço: Caminho de Luz Condor no Parque Barigui

Data: estreia sexta-feira (27/11), às 19h. Até 23/12
Horário: apresentações diárias das 19h às 22h
Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã
Gratuito

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Linha Turismo vai funcionar todos os dias a partir de terça-feira (01)

Como parte da programação de Natal de Curitiba, a Linha Turismo passa a funcionar todos os dias a partir de 1º de dezembro. Até agora, a linha estava operando às sextas, sábados e domingos.

A programação especial vai até fim de dezembro. O horário também foi estendido e a linha passa a funcionar das 9h às 20h (horário do último ônibus que sai do ponto inicial, na Praça Tiradentes).

O veículo double deck terá ocupação máxima de 65 pessoas (passageiros sentados). O uso de máscara é obrigatório e haverá display de álcool gel para os usuários que desejarem higienizar as mãos. O preço da tarifa de embarque é R$ 50.

Trajeto

Os ônibus receberão decoração com motivo natalino, mas o trajeto permanece o mesmo, com visita a 26 pontos turísticos da cidade, alguns deles com programação especial de Natal, como os parques Barigui e Tanguá e o Jardim Botânico.

Para embarcar, o passageiro adquire no ônibus um cartão turismo individual, com pagamento em dinheiro de R$ 50. O ticket dá direito a embarque ilimitados na linha, em um período de 24 horas, após a sua primeira utilização de embarque. O passeio percorre 45 quilômetros e dura cerca de três horas. Todo dia um veículo extra vai recolher os passageiros que pegaram o ônibus no último horário, 20h, e que desceram em um nos pontos de parada do passeio.

Serviço: Linha Turismo

Horário de operação: todos os dias, das 9h às 20h, com saída a cada 30 minutos
Ponto inicial: Praça Tiradentes
Tarifa: R$ 50 (crianças até cinco anos não pagam)