Recorde de Visitantes em Unidades de Conservação do Paraná em 2025
O turismo nas Unidades de Conservação (UCs) e complexos ambientais do Paraná alcançou cifras históricas em 2025. Um total de 665.710 pessoas visitaram os parques estaduais no ano passado, representando um crescimento de 12% em comparação a 2024, quando 596.756 turistas foram registrados. Este desempenho é o maior já documentado pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Ilha do Mel Se Destaca
O Parque Estadual da Ilha do Mel, localizado em Paranaguá, foi o principal atrativo, recebendo 247.020 visitantes — aproximadamente 37% do total. Destacam-se também os 37.924 turistas que passaram pelo parque apenas no mês de dezembro, com a chegada da temporada de verão.
O levantamento considerou 25 unidades abertas à visitação e o Aquário de Paranaguá, enquanto os Parques Estaduais Pau Oco, em Morretes, e Ilha das Cobras, em Paranaguá, estão temporariamente fechados para reformas.
Parques em Números
Além da Ilha do Mel, outros parques que se destacaram em termos absolutos foram:
- Parque Estadual da Serra da Baitaca em Piraquara e Quatro Barras – 88.209 visitantes;
- Vila Velha, em Ponta Grossa – 68.096 visitantes;
- Monge, na Lapa – 51.339 visitantes;
- Guartelá, em Tibagi – 24.583 visitantes;
- Aquário de Paranaguá – 35.386 visitantes.
Crescimento Percentual
Em comparação com 2024, o maior aumento percentual de visitantes ocorreu no Parque Estadual Cabeça do Cachorro, em São Pedro do Iguaçu, com um crescimento de 88%, seguido pelo Parque Estadual do Cerrado, em Jaguariaíva, que teve um incremento de 61%. As UCs Monge, Ilha do Mel e Serra da Baitaca também apresentaram variações positivas de 21%, 21% e 20%, respectivamente.
Projeto Parques Paraná
Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT, destaca que o projeto Parques Paraná, iniciado pelo Governo do Estado em 2019, tem sido crucial para o aumento do interesse nos atrativos naturais do estado. O projeto abrange quatro linhas de atuação: Uso Público e Turismo, Paraná Aventura, Parque Escola e Voluntariado. O objetivo é promover a integração da população com essas áreas e modernizar a gestão, estimulando a conservação e a educação ambiental.
“Essas ações contribuem para a qualificação e divulgação das Unidades de Conservação abertas à visitação”, conclui Andreguetto.
Áreas Protegidas no Paraná
Atualmente, o Paraná possui 74 Unidades de Conservação sob a gestão do IAT, totalizando mais de 12,2 mil km² de áreas protegidas. Essas unidades incluem ecossistemas com restrições a intervenções humanas e ambientes que permitem o uso sustentável dos recursos naturais.
As UCs se dividem entre Uso Sustentável, com 11.155,34 km², e Proteção Integral, com 1.007,72 km². Adicionalmente, existem áreas especiais de uso regulamentado, Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e terras indígenas, que correspondem a área significativa das reservas naturais do estado.
Principais Unidades de Conservação Visitadas em 2025
- Ilha do Mel: 247.020 visitantes
- Serra da Baitaca: 88.209 visitantes
- Vila Velha: 68.096 visitantes
- Monge: 51.339 visitantes
- Guartelá: 24.583 visitantes
Aumento de Visitantes Entre 2024 e 2025
- Cabeça do Cachorro: 88%
- Cerrado: 61%
- Monge: 21%
- Ilha do Mel: 21%
- Serra da Baitaca: 20%
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



