As secretarias municipais da Gestão de Pessoal e da Educação se reuniram na sexta-feira (21/8) com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) para discutir reivindicações dos profissionais da Educação Infantil. O encontro ocorreu no Departamento de Saúde Ocupacional, no Centro Cívico.
Participaram da reunião a superintendente da SMGP, Silvia Cherubin; o superintendente executivo da SME, Giovani Santos Vieira; a superintendente de Gestão Educacional, Estela Endlich; a diretora do Departamento de Educação Infantil, Ligiane Marcelino; a diretora do Sismuc, Alessandra Oliveira; além de representantes de professoras e professores de CMEIs.
Entre os temas debatidos esteve o Piso Nacional do Magistério, previsto na Lei 11.738/2008. Segundo Giovani Vieira, a questão consta da proposta de revisão da tabela dos Professores de Educação Infantil. Ele solicitou que o sindicato encaminhe um ofício com as reivindicações específicas da categoria para avaliação e encaminhamento.
A jornada de trabalho dos profissionais também foi discutida. O assunto está em análise pelas equipes técnicas da SME.
Licença-prêmio
Sobre os pedidos de licença-prêmio, a SME informou que, nos últimos anos, todas as solicitações feitas no início do semestre foram atendidas. A secretaria também comunicou que, neste momento, não há possibilidade de compra do licenciamento por questões orçamentárias.
Dimensionamento
A reunião também tratou do dimensionamento de professoras na Educação Infantil e do número de crianças por turma. Alessandra Oliveira reforçou a necessidade de a gestão prever profissionais para substituir professoras em licença médica e maternidade, por exemplo.
Ligiane Marcelino informou que o tema faz parte da pauta da comissão formada entre a SME e o sindicato para tratar da revisão técnica do dimensionamento.
Formação continuada
A solicitação de oferta de formação continuada e específica para escolas especiais também foi discutida. A SME afirmou que tem oferecido oportunidades, mas que não houve inscrição de profissionais da Educação Infantil.
O sindicato argumentou que é necessário garantir condições para que as professoras participem dos cursos oferecidos e indicou a possibilidade de parceria com universidades para a realização de cursos de interesse da categoria. A SME pediu que o Sismuc envie um ofício com propostas para análise.
O sindicato ainda solicitou que os cursos de extensão realizados pela categoria sejam considerados no crescimento vertical. A administração informou que o assunto será discutido na reunião que analisa o crescimento horizontal.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



