Quebra Nozes da Curitiba Cia de Dança faz duas sessões extras no Memorial de Curitiba

No início do mês o balé Quebra Nozes foi apresentado e foi um grande sucesso! Por isso, a Companhia abriu mais duas sessões na próxima semana, para quem não conseguiu assistir ao espetáculo, que conta a história da noite de Natal da menina Clara e um sonho com o soldado Quebra Nozes em um mundo de fantasia e emoção.

Diferente das apresentações do início do mês, os solistas serão da própria Curitiba Cia de Dança e, como convidados, estão os bailarinos do Carolina Ballet (EUA) Romulo Castilho, como o boneco Quebra Nozes; e Bárbara Mel, como a menina Clara.

A coreografia mescla balé clássico com contemporâneo, o que confere uma nova forma de contar o tradicional conto de Natal. Originalmente montada em 2018, o espetáculo O Quebra Nozes da Curitiba Cia de Dança, remontado e dirigido por Nicole Vanoni, tem sido a principal atração do Natal de Curitiba desde 2019. Neste ano, em 2022, a Curitiba Cia de Dança levou à cena mais de 30 bailarinos, entre profissionais e formandos para compor e contar essa linda história no palco da Ópera de Arame.

O Quebra Nozes é um dos três balés criados pelo compositor Tchaikovsky, ambientado no século XIV, na Europa Oriental. Sua história é baseada em um fragmento do conto de E. T. A. Hoffmann, conhecido como O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos, interpretado no idioma francês pelo autor Alexandre Dumas.

SERVIÇO:

Curitiba Cia De Dança apresenta “O Quebra Nozes”, com Rômulo Castilho e Bárbara Mel

Datas: 19 e 20 de dezembro

Horário: 20h

Local: Memorial de Curitiba – R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco

Entrada franca

Enredo do Quebra Nozes

Clara, uma doce menina que na noite de Natal ganha um presente muito especial do seu tio, um boneco quebra-nozes. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com seu presente, adormece e entra em um universo onde os brinquedos ganham vida, dançam, lutam, transportando-os para O Reino das Neves e Reino dos Doces, onde Clara e seu príncipe se transportam para o reino dos doces, com danças típicas de vários países e com um gracioso grand -pas-de-deux da Fada Açucarada. Criada em 1891 pelo compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky, a versão da Curitiba Cia de Dança tem direção artística de Nicole Vanoni, esse ano a grande estrela da noite será a presença de Ana Botafogo, a principal e primeira bailarina do Brasil, encenando a mãe de Clara, e os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Márcia Jaqueline.

Sobre a Curitiba Cia De Dança

A Curitiba Cia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni baseada na ideia de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, além da busca pela diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. A primeira obra coreografia da Cia, “A Lenda das Cataratas”, com concepção geral de Nicole Vanoni e coreografia de Rafael Zago, surgiu em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. A segunda coreografia, denominada “Quando se Calam os Anjos” tem coreografia de Airton Rodrigues e transporta para o palco questões cênicas e dramatúrgicas que realçam um universo pós-moderno virtual onde vários encontros são marcados pelo descaso do outro ou até mesmo pela falência do ser humano. Realizando mais de 100 apresentações pelo país, “Quando se Calam os Anjos” é o espetáculo de maior êxito da Curitiba Cia de Dança, sendo agraciado por público e crítica.


Em 2017, a apresentação “Memória de Brinquedo”, uma vitoriosa parceria entre a Cia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, surgiu para retratar as preocupações e provocar o espectador em relação ao mundo moderno e tecnológico. No segundo semestre de 2018, o grupo estreou o espetáculo “Cirandas”, da coreógrafa Simone Camargo, baseado nas cirandas e cirandinhas de Villa-Lobos. Esse espetáculo é uma criação conjunta da Curitiba Cia de Dança e da Orquestra de Câmara do Oeste do Paraná. Finalizando o ano, a Curitiba Cia de Dança junto a AADC (Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba) estreiam o espetáculo “Relações”, do coreógrafo Carlos Laerte. Como o próprio nome diz, o espetáculo percorre pelas relações contemporâneas, sejam elas fraternas, amorosas ou destrutivas. No primeiro semestre de 2019, a Companhia circulou por 12 cidades do Paraná com o espetáculo “Lenda das Cataratas”, além de integrar a grade da programação do SESI Viagem Teatral 2019 SP e de participar como Companhia convidada no Festival de Dança de Londrina e na Bienal de Dança do Ceará.


Em 2019  a Cia lança uma parceria com o Natal Luz dos Pinhais da cidade de Curitiba com o patrocínio do Banco do Brasil onde apresenta o clássico “O Quebra Nozes” nas Ruínas de São Francisco, que virou uma tradição da Curitiba Cia de Dança, 2020 além da pandemia a Cia não deixou de se apresentar, lançou em sistema Drive-in, sendo a única cia da América Latina em dançar o Clássico “O Quebra Nozes” para carros, 6 sessões lotadas na Pedreira Paulo Leminski, 2021 ainda na pandemia, a Cia volta as Ruínas de São Francisco, e circula em municípios paranaenses com a obra “O Quebra Nozes”. 2022 o ano começou propício ao sucesso, com uma nova releitura do projeto Cirandas de 2018, agora com coreografias de Rosa Antuña, o balé passa a se chamar “Dançando Villa“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vem aí o tradicional bailinho de Carnaval do Shopping Estação

As crianças já estão com o Carnaval garantido! Para quem vai passar a data em Curitiba, o Shopping Estação acaba de confirmar o seu tradicional bailinho com uma programação agitada para toda a família. Agora é só anotar a data, sábado, dia 11 de fevereiro e preparar a fantasia. 

O evento acontece das 14h às 18h, e começa com a distribuição dos kits com serpentina e confete; das 14h30 às 15h30 tem show com a banda Garibaldinhos e Sacis, o bloco mais animado de Curitiba toca as principais músicas e marchinhas carnavalescas. Das 15h30 às 16h30 tem desfile de fantasias e brincadeiras; e para fechar a tarde, a banda retorna ao palco com muita animação para fazer o pessoal dançar e curtir ao máximo o sábado. 

Para garantir os kits (limitados) é preciso fazer a inscrição gratuita no link  https://www.sympla.com.br/bailinho-de-carnaval-do-estacao__1851965. Mesmo se esgotados os kits, todos serão muito bem-vindos, a entrada é gratuita e aberta ao público.  O evento será montado no piso L1. 

Serviço
Bailinho de Carnaval do Shopping Estação
Programação:
14h às 14h30 – Distribuição de Kits e aquecimento para o Bailinho;
14h30 às 15h30 – Palco: Banda Garibaldinhos e Sacis;
15h30 às 16h30 – Desfile de fantasias e brincadeiras;
16h30 às 17h30 – Palco: Banda Garibaldinhos e Sacis;
17h30 às 18h – Encerramento com som mecânico;
Entrada gratuita.
Mais informações no site www.shoppingestacao.com.br/blog/bailinho 

Sobre o Shopping Estação
O Shopping Estação é ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade, com um mix de lojas e serviços completo, além de reunir parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 25 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças
Curitiba (PR)
(41) 3094-5300
https://www.instagram.com/shopping_estacao/
 www.shoppingestacao.com.br

Férias do Shopping Curitiba incentiva a criatividade, com brincadeiras clássicas

O Shopping Curitiba preparou uma programação lúdica para as férias escolares, que incentiva o brincar livre, a criatividade e a interação entre as crianças.  Com brincadeiras clássicas, a programação acontece novamente nesta sexta (27), sábado (28) e domingo (29), das 14h às 18h, no Largo Curitiba (piso L2).

Os pequenos irão se divertir com brincadeiras como corda, elástico, bambolê, cama-de-gato, amarelinha, jogo da velha, peteca, peão, teatro de fantoches, pintura facial,  brinquedos em tecido, madeira e papelão.

Além disso, haverá mesa de pintura da Mili, umas das maiores marcas do Brasil em soluções para cuidados pessoais. A mascote da marca estará presente no shopping, divertindo e tirando fotos com as crianças e distribuindo doces para a garotada. 

O Colégio Stella Maris também estará presente, distribuindo balões para a criançada.

A programação tem curadoria do Muralzinho de Ideias. 

Brincadeiras de férias – Shopping Curitiba 

Quando: 27, 28 e 29 de janeiro, das 14h às 18h

Quanto: gratuito

Onde: Largo Curitiba, Piso L2

Shopping Curitiba 

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro, Curitiba (PR)

(41) 3026-1000

www.shoppingcuritiba.com.br

|https://www.instagram.com/shoppingcuritiba/

www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Compras com a Assistente de Compras: (41) 9274-1015 (Whatsapp)

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com