Quebra Nozes da Curitiba Cia de Dança faz duas sessões extras no Memorial de Curitiba

No início do mês o balé Quebra Nozes foi apresentado e foi um grande sucesso! Por isso, a Companhia abriu mais duas sessões na próxima semana, para quem não conseguiu assistir ao espetáculo, que conta a história da noite de Natal da menina Clara e um sonho com o soldado Quebra Nozes em um mundo de fantasia e emoção.

Diferente das apresentações do início do mês, os solistas serão da própria Curitiba Cia de Dança e, como convidados, estão os bailarinos do Carolina Ballet (EUA) Romulo Castilho, como o boneco Quebra Nozes; e Bárbara Mel, como a menina Clara.

A coreografia mescla balé clássico com contemporâneo, o que confere uma nova forma de contar o tradicional conto de Natal. Originalmente montada em 2018, o espetáculo O Quebra Nozes da Curitiba Cia de Dança, remontado e dirigido por Nicole Vanoni, tem sido a principal atração do Natal de Curitiba desde 2019. Neste ano, em 2022, a Curitiba Cia de Dança levou à cena mais de 30 bailarinos, entre profissionais e formandos para compor e contar essa linda história no palco da Ópera de Arame.

O Quebra Nozes é um dos três balés criados pelo compositor Tchaikovsky, ambientado no século XIV, na Europa Oriental. Sua história é baseada em um fragmento do conto de E. T. A. Hoffmann, conhecido como O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos, interpretado no idioma francês pelo autor Alexandre Dumas.

SERVIÇO:

Curitiba Cia De Dança apresenta “O Quebra Nozes”, com Rômulo Castilho e Bárbara Mel

Datas: 19 e 20 de dezembro

Horário: 20h

Local: Memorial de Curitiba – R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco

Entrada franca

Enredo do Quebra Nozes

Clara, uma doce menina que na noite de Natal ganha um presente muito especial do seu tio, um boneco quebra-nozes. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com seu presente, adormece e entra em um universo onde os brinquedos ganham vida, dançam, lutam, transportando-os para O Reino das Neves e Reino dos Doces, onde Clara e seu príncipe se transportam para o reino dos doces, com danças típicas de vários países e com um gracioso grand -pas-de-deux da Fada Açucarada. Criada em 1891 pelo compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky, a versão da Curitiba Cia de Dança tem direção artística de Nicole Vanoni, esse ano a grande estrela da noite será a presença de Ana Botafogo, a principal e primeira bailarina do Brasil, encenando a mãe de Clara, e os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Márcia Jaqueline.

Sobre a Curitiba Cia De Dança

A Curitiba Cia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni baseada na ideia de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, além da busca pela diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. A primeira obra coreografia da Cia, “A Lenda das Cataratas”, com concepção geral de Nicole Vanoni e coreografia de Rafael Zago, surgiu em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. A segunda coreografia, denominada “Quando se Calam os Anjos” tem coreografia de Airton Rodrigues e transporta para o palco questões cênicas e dramatúrgicas que realçam um universo pós-moderno virtual onde vários encontros são marcados pelo descaso do outro ou até mesmo pela falência do ser humano. Realizando mais de 100 apresentações pelo país, “Quando se Calam os Anjos” é o espetáculo de maior êxito da Curitiba Cia de Dança, sendo agraciado por público e crítica.


Em 2017, a apresentação “Memória de Brinquedo”, uma vitoriosa parceria entre a Cia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, surgiu para retratar as preocupações e provocar o espectador em relação ao mundo moderno e tecnológico. No segundo semestre de 2018, o grupo estreou o espetáculo “Cirandas”, da coreógrafa Simone Camargo, baseado nas cirandas e cirandinhas de Villa-Lobos. Esse espetáculo é uma criação conjunta da Curitiba Cia de Dança e da Orquestra de Câmara do Oeste do Paraná. Finalizando o ano, a Curitiba Cia de Dança junto a AADC (Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba) estreiam o espetáculo “Relações”, do coreógrafo Carlos Laerte. Como o próprio nome diz, o espetáculo percorre pelas relações contemporâneas, sejam elas fraternas, amorosas ou destrutivas. No primeiro semestre de 2019, a Companhia circulou por 12 cidades do Paraná com o espetáculo “Lenda das Cataratas”, além de integrar a grade da programação do SESI Viagem Teatral 2019 SP e de participar como Companhia convidada no Festival de Dança de Londrina e na Bienal de Dança do Ceará.


Em 2019  a Cia lança uma parceria com o Natal Luz dos Pinhais da cidade de Curitiba com o patrocínio do Banco do Brasil onde apresenta o clássico “O Quebra Nozes” nas Ruínas de São Francisco, que virou uma tradição da Curitiba Cia de Dança, 2020 além da pandemia a Cia não deixou de se apresentar, lançou em sistema Drive-in, sendo a única cia da América Latina em dançar o Clássico “O Quebra Nozes” para carros, 6 sessões lotadas na Pedreira Paulo Leminski, 2021 ainda na pandemia, a Cia volta as Ruínas de São Francisco, e circula em municípios paranaenses com a obra “O Quebra Nozes”. 2022 o ano começou propício ao sucesso, com uma nova releitura do projeto Cirandas de 2018, agora com coreografias de Rosa Antuña, o balé passa a se chamar “Dançando Villa“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para aproveitar o feriado de Tiradentes em Curitiba

O feriado de Tiradentes está chegando e, junto a ele, os tão esperados dias de descanso. Que tal aproveitar a folga para conhecer os encantos da cidade de Curitiba? São inúmeros parques, restaurantes e pontos turísticos que fazem os moradores e turistas sentirem-se em casa. Programas perfeitos e seguros para compartilhar com os amigos e familiares, mergulhando na cultura e na gastronomia da capital paranaense.

No meio da tarde, que tal uma parada para um café e um lanche saboroso? Curitiba é a capital brasileira dos cafés especiais. Baristas da região transformaram a cidade em um paraíso para os amantes da bebida, que ganhou várias releituras preparadas com muita excelência em dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade. Entre os destaques estão a Go Coffee, o Café Cultura, a Cookie Stories e LOCAL Pães e Cafés.

Gosta de cerveja artesanal? Marque uma visita na fábrica da Way Beer, uma das mais premiadas cervejarias do país. Ama sorvete? Então precisa conhecer o Soft Ice Cream, que trabalha com casquinhas artesanais e opções de sabores frescos. Busca uma alimentação mais saudável? A Tasty Salad Shop conta com opções veganas, vegetarianas e para dietas restritivas ou com proteínas, preparadas com alimentos frescos e integrais, com menos açúcar e conservantes.

Para quem gosta de sanduíches e petiscos com características bem urbanas, o Porks – Porco & Chope, especializado em carne de porco, é a melhor pedida. Já os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse, que há mais de 10 anos encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. 

Na alta gastronomia, Curitiba reúne alguns dos chefs mais badalados e premiados do Brasil, como o Beto Madalosso, que comanda o Madá Pizza & Vinho, principal pizzaria no estilo napolitano do Paraná. Outras ótimas opções para os amantes da boa gastronomia são o Marcondes Cozinha Autoral, que oferece um impactante menu confiance, o Nuu Nikkei, que ganhou destaque no cenário local com um cardápio inovador e sabores bem próprios, unindo referências da culinária do Peru e do Japão, e o ASU, com cardápio contemporâneo.

Para mais detalhes sobre passeios turísticos em Curitiba, acesse o site www.turismo.curitiba.pr.gov.br.

Cinco reality shows de reforma em casa para se inspirar

Os programas de reformas já conquistaram espaço nas TVs e plataformas de streaming nos mais variados formatos. Das competições aos programas que acompanham reformas rápidas, há diferentes formatos de reality shows sobre o tema, e cada um traz variadas informações e inspirações sobre como apurar o olhar para espaços da casa.

Confira uma lista de indicações de realities de reformas:

Da Decoração ao Makeover – Em quatro temporadas disponíveis na Netflix, a série acompanha uma empresa familiar de reformas. O casal McGee, a cada episódio, apresenta um caso diferente de cliente buscando adaptar alguma área mal utilizada da casa, como sala, quarto e cozinha. Com soluções econômicas, o programa inspira diversas dicas para pequenas mudanças no lar.

De Casa Para Lar: Ambientes Que Ganham Vida – O programa destaca grandes reformas feitas em espaços não convencionais que foram transformados em residências. São doze episódios que destacam desde lavanderias industriais e uma antiga igreja até uma estação ferroviária que foram adaptados, tornando-se casas para famílias. O programa pode ser assistido no Discovey+.

Do Velho Ao Novo – Em cinco temporadas, o casal Joanna e Chip Gaines reforma casas no Texas, EUA. Com um olhar apurado, chegam em espaços decadentes e percebem o potencial de cada ambiente, com grandes renovações. Alguns casos são surpreendentes, com reformas enormes que levam uma nova vida aos lares de diversas famílias. O programa é do Discovery+.

Magos da Decoração – Dez designers de interiores competem nessa reality britânico. Avaliados em grupos e individualmente, os profissionais passam por diversos desafios, de trabalhar em conjunto em um apartamento universitário até uma cabana de luxo. O vencedor ganha um importante contrato com um luxuoso bar histórico em Londres. A série tem oito episódios e está disponível na Netflix. Detalhe: conta com uma participante brasileira, Ju de Paula, que mora naquele país.

Repaginando com André Henning – O arquiteto curitibano André Henning comanda esse programa de reformas, que estreará sua quarta temporada em março. De ambientes comerciais a residências, Henning visita diferentes espaços e tem curto espaço de tempo para renovar quartos, salas e até salões de restaurantes e lanchonetes. Um dos projetos mais marcantes, no final da segunda temporada, foi a repaginação do jardim e da sala de espera da Santa Casa de Curitiba, um dos maiores hospitais filantrópicos do Paraná. O programa é um dos poucos a tratar de reforma a estar disponível na TV aberta, e também no YouTube, em www.youtube.com/@programarepaginandoparana2967/videos.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com