PUCPR sedia o XIII Curitiba Pre-Moot, evento tradicional da área do Direito

Nos dias 17 e 18 de março, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) sedia o XIII Curitiba Pre-Moot, tradicional evento da comunidade acadêmica da área do Direito. Esta é a primeira vez que a instituição recebe o Curitiba Pre-Moot, que tem como objetivo preparar as equipes que irão disputar a 30ª edição do Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, que acontece anualmente em Viena, na Áustria, e em Hong Kong, na China. 

O Vis Moot é uma competição para estudantes de Direito que busca promover o estudo da arbitragem internacional e da Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda de Mercadorias (CISG). No evento deste ano, que tem o Inglês como língua oficial, os acadêmicos simulam o papel de advogados de duas companhias durante uma arbitragem comercial internacional, a fim de resolver disputa decorrente da compra de drones. 

“Esta será a primeira vez que a PUCPR irá sediar o Curitiba Pre-Moot, último pré-moot realizado no Brasil antes do embarque das equipes para Europa. Trata-se de uma oportunidade ímpar para os jovens estudantes não apenas aprimorarem seus conhecimentos sobre arbitragem e contratos internacionais, mas também para se conectarem aos seus pares de outras Universidades, estudiosos, advogados e árbitros”, comenta Guilherme Barros, professor da Escola de Direito e organizador do evento.  

A equipe vencedora do XIII Curitiba Pré-Moot by PUCPR vai receber R$ 10 mil, enquanto à vice-campeã será entregue um prêmio de R$ 5 mil. Além disso, a PUCPR irá ofertar bolsas parciais para os cursos de Pós-Graduação online da instituição aos participantes. 

Pré-evento – Como aquecimento para o XIII Curitiba Pré-Moot, a PUCPR também vai sediar a Conferência Latino-Americana do ICC Young Arbitration Forum ICC-YAF, um dia com seminários e workshops para acadêmicos e profissionais do Direito. 

Todas as informações sobre os eventos podem ser conferidas no site oficial: https://sites.pucpr.br/premoot/.  

Serviço: 

XIII Curitiba Pre-Moot PUCPR 

Data: dias 17 e 18 de março de 2023 

Local: Bloco 5 (Vermelho) do câmpus de Curitiba da PUCPR 

Endereço: Rua Imaculada Conceição, n. 1155, Prado Velho – Curitiba (PR) 

Informações: https://sites.pucpr.br/premoot/  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hospital Pequeno Príncipe recebe segunda edição do Jardim Literário

No dia 4 de março de 2023, a partir das 10h, acontece mais uma edição do Jardim Literário, desta vez, celebrando os lançamentos dos livros “Vozes do bem-querer: 10 anos do Coral Pequeno Príncipe” e a segunda edição e tradução para a língua inglesa da publicação  “Cem Anos de um Hospital de Crianças” – ambos de autoria de Geslline Giovana Braga. O evento acontece no Jardins dos Sonhos do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), com a presença da autora dos livros, distribuição gratuita de exemplares, música ao vivo, além da apresentação do Coral Pequeno Príncipe. Na ocasião, também haverá uma campanha de arrecadação de brinquedos para serem doados aos pacientes . A entrada é franca. 

“Vozes do bem-querer: 10 anos do Coral Pequeno Príncipe” celebra uma década de existência do grupo, formado por voluntários e colaboradores da instituição de saúde.  O coral, nestes 10 anos, levou o som da leveza, do afeto, da coragem e da confiança a pacientes, familiares e à comunidade que circula pelo maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil. Cantou em todos os cantos da instituição e foi além, especializando-se em levar música e em alegrar corações de outros espaços cuja principal função também é o cuidado com a saúde.

A publicação assinada pela antropóloga Geslline Giovana Braga, é um almanaque para saborear uma porção da história do canto coral, da trajetória do Coral Pequeno Príncipe, das transformações promovidas pela sua existência e das emoções provocadas em seus integrantes e no público.

O livro “Cem Anos de um Hospital de Crianças”, da mesma autora,  é publicado em dois volumes, um com texto e outro com imagens, construídos a partir de uma ampla pesquisa histórica e documental sobre o primeiro centenário da instituição. O livro textual, dividido em 7 capítulos, foi escrito de forma não-cronológica, possibilitando uma leitura autônoma de suas partes. O livro de imagens apresenta recortes de jornais, fotos antigas e contemporâneas, revelando a historicidade do Pequeno Príncipe.

A narrativa das memórias do Hospital se confunde com a história de Curitiba. Passado, presente e futuro convivem na região central da capital paranaense, onde está o prédio de reconhecido valor histórico do antigo Hospital de Crianças, juntamente com os outras edificações que compõem a instituição 

A segunda edição do livro, além de contar com uma versão em inglês, traz o anexo “100 anos depois, uma outra pandemia”, um suplemento que relata como o Hospital Pequeno Príncipe lidou e tem lidado com a pandemia de COVID-19, resgatando e aperfeiçoando aprendizados de outros momentos de crise sanitária que desafiaram a instituição.

Os dois projetos foram produzidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e têm o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada. Os patrocinadores de “Vozes do bem-querer: 10 anos do Coral Pequeno Príncipe” são: Aldo Componentes, Banco Sofisa, Camagril, Arotubi, Anjo tintas, Westaflex, Deal Digital, Hogarth, Tratornew, Stampa Food, Veirano Advogados, Impress Decor e Tratorcase e do “Cem Anos de um Hospital de Crianças” são: Facchini, ExxonMobil, CISS, Tintas Alessi, Raza, Andorinha Hiper Center, Pets Life e Serdia.

SOBRE A AUTORA

Geslline Giovana Braga é doutora em antropologia pela USP, pós-doutora em geografia cultural pela UFPR. Atua como professora, escritora, curadora, fotógrafa e documentarista, realizando trabalhos sobre patrimônio cultural brasileiro.

SOBRE O PEQUENO PRÍNCIPE

O Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e que oferece assistência hospitalar para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 378 leitos, 68 de UTI e em 2021, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, foram realizados cerca de 200 mil atendimentos e 14,7 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

SERVIÇO

Jardim Literário – segunda edição 

Dia 4 de março de 2023 (sábado), das 10h às 12h.

No Jardim dos Sonhos – Avenida Silva Jardim, 1677 – em frente à fachada histórica do Hospital Pequeno Príncipe. 

Entrada franca e aberta à comunidade.
*Doe um brinquedo novo para os pacientes do Pequeno Príncipe

Roupas temáticas para pets fazem sucesso

Quem disse que carnaval é coisa só de gente! A festa mais popular do país há muito tempo já se estendeu ao mundo animal e para colocar esses nossos amiguinhos de quatro patas no clima carnavalesco não falta criatividade, principalmente na hora de escolher o look. Até porque o mercado pet tem crescido cada vez mais. 

Segundo levantamento do Sebrae, a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e medicamentos veterinários. Outra pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) aponta que o Brasil é o 3º do ranking mundial na população total de animais de estimação, o que impulsiona ainda mais o setor. 

Pensando nessa demanda, a empresária e lojista do Estação da Moda Shopping, Waldirene Glês Bertoldo Martins Silva ou simplesmente Tia Wal, que atua no ramo de moda pet há 15 anos,  desenvolve diversos modelos de roupas temáticas e acessórios para essa época do ano e, segundo ela, as roupas mais procuradas são as de personagens de desenhos animados como Mickey, Minnie, as princesas da Disney e também as de super-heróis como Mulher Maravilha, Super Homem e Batman.

“Aqui eu tenho roupas temáticas  que podem ser usadas em qualquer período do ano, mas nessa época realmente a procura é mais alta. Os donos se interessam mais em deixar os pets no ritmo carnavalesco, seja para tirar fotos, levar em algum bloco, ou, apenas para dar uma passeada pela cidade”, diz a lojista, ao informar que sua loja Cantinho do Cachorro também tem são várias opções de acessórios como lacinhos, colares, boné, bandana e até óculos escuros. “Aqui temos roupas para todos os gostos, desde os mais básicos até aqueles que gostam de inovar”, revela. 

Porém, um diferencial que deve estar sempre presente nos looks pet, conforme explica a empresária, é a questão do conforto. “Para as raças que possuem um porte maior ou com mais pelos, deixamos sempre uma folguinha, para que o animal fique o mais à vontade possível”, explica.  

Ela também dá uma sugestão para os filhotes e raças menores. “A roupinha tem que ter beleza sim, mas, não podemos esquecer de promover conforto. Não adianta a roupa ser linda, mas o pet ficar incomodado. Por isso, a melhor opção é apostar          em uma vestimenta que é confeccionada com tecidos de qualidade e macio”, detalha a lojista. 

Cuidados 

A Tia Wal ainda alerta para os cuidados que devem ser tomados na hora de escolher uma roupa. “É necessário ficar atento a alguns detalhes na hora de escolher o look do seu cão. Algumas dicas são evitar botões, zíperes, lantejoulas e detalhes pequenos, que podem vir a machucar o seu animal. É importante que a roupa que o pet usar não impeça ele de expressar seus comportamentos naturais, como se coçar e se lamber”, esclarece. 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com