ProUni: inscrições para segunda edição de 2022 começam na segunda

Estudantes que almejam bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior poderão, a partir de segunda (1º), fazer inscrição na 2ª edição de 2022 do Programa Universidade para Todos (ProUni).

As inscrições vão até o dia 4 de agosto e podem ser efetuadas pelo site do ProUni. As bolsas oferecidas pelo programa são parciais (50%) ou integrais (100%). Dentre os requisitos, o estudante deve ter atingido média de 450 pontos em cada matéria do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tido nota superior a zero na prova de redação. Inscritos como treineiros no exame não poderão concorrer a bolsas do ProUni.

Os resultados serão divulgados em duas chamadas: a primeira será realizada em 8 de agosto; a segunda, em 22 de agosto. Os resultados estarão disponíveis online.

Novidades

Esta edição do ProUni trará algumas inovações. Dentre elas, inscrições que serão categorizadas como ampla concorrência ou ações afirmativas. A ordem de prioridade na chamada varia de acordo com a categoria da inscrição.

Outra mudança é a priorização de inscritos que cumpram os seguintes critérios (em ordem decrescente de relevância para a classificação):

» Sejam professores da rede pública de ensino (exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação);
» Estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
» Estudantes que tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com bolsa integral);
» Estudantes que tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com bolsa parcial ou sem bolsa);
» Estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em instituição privada (com bolsa integral);
» Estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em instituição privada (com bolsa parcial ou sem bolsa de estudos).

Renda

Para participar do processo o candidato deve preencher certos critérios, como as exigências de faixas de renda per capita. Veja na tabela:

Bolsa integral (100%) Até 1,5 salário mínimo
Bolsa parcial (50%) Até 3 salários mínimos

Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.

Fonte: Veja a matéria no site da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação oferece curso gratuito de Língua Portuguesa para migrantes e refugiados

Educação oferece curso gratuito de Língua Portuguesa para migrantes e refugiados

Estrangeiros podem procurar a rede municipal de ensino para aprender gratuitamente a Língua Portuguesa. O curso é direcionado para migrantes e refugiados com idade igual ou acima de 15 anos e busca promover a integração social, o acolhimento linguístico e a interação com a cidade.

A oferta do curso é feita pela Gerência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal da Educação, desde 2013.

“Você já se imaginou tendo que abandonar forçadamente seu país, sua família, e ainda deixar para trás todos os seus projetos e sonhos profissionais e pessoais? Para que essas pessoas possam recomeçar, é importante terem domínio básico da língua”, observa a gerente da EJA, Maria Gorete Stival Paula.

Este ano, as aulas são com atendimento presencial, em quatro unidades de ensino. A carga horária é de 60 horas. As aulas são das 19h às 21h, duas vezes por semana.

Escolas municipais que ofertam as aulas

CAIC Cândido Portinari – CIC – às segundas e quartas-feiras

Professora Maria Neide Gabardo Betiatto – Umbará – às terças e quintas-feiras

Professor Germano Paciornik – Boqueirão – às segundas e quartas-feiras

Irati – Cajuru – às terças e quintas-feiras

Inscrições pelo telefone (41) 3350-3019 ou diretamente nas unidades acima.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Cinemas da Prefeitura: 50 filmes para assistir de graça em agosto

Cinemas da Prefeitura: 50 filmes para assistir de graça em agosto

A Fundação Cultural de Curitiba preparou para agosto uma agenda cheia de filmes para assistir de graça nos cinemas da Prefeirura. Até o último dia do mês serão exibidos na Cinemateca e no cineteatro da Vila (CIC), mais de 50 produções, entre curtas e longas-metragens apresentados em cursos, cineclubes, mostras e recentes lançamentos comerciais.

Minions 2: A Origem de Gru na telona digital da Vila

No novíssimo cinema digital da CIC, no Teatro da Vila, nos fins de semana tem as grandes bilheterias recentes da telona. O destaque deste fim de semana é Minions 2: a Origem de Gru, que será exibido no domingo (14/8), às 15h. O filme continua em cartaz até o último domingo de agosto.

Outras duas estreias das salas comerciais do país também continuam na programação do cinema da Vila: Sonic 2 e Top Gun – Maverick. Ao longo do mês tem ainda Jurassic World – Domínio.

Cineclubes na Cinemateca

Agosto chegou intenso na Cinemateca de Curitiba. Juntas as atrações somam quase 50 filmes, com os cineclubes ocupando boa parte da programação do mês.  

Na quinta-feira (11/8), o novo Cineclube Janela Lateral traz o filme chileno Sonhos de Gelo (1993), às 19h. A sessão seguinte deste cineclube será na quinta (25/8), também às 19h, com o longa nacional Branco Sai, Preto Fica (2015).

O Cineclube Unihorror, dedicado a clássicos do cinema de terror, exibirá neste mês Zumbi – A Legião dos Mortos (1932), na sexta-feira (12/8), às 19h30. Estrelado por Bela Lugosi (Drácula, Plano 9 do Espaço Sideral), o longa é considerado um dos primeiros filmes de zumbi, tendo aberto caminho para uma leva deste gênero em décadas futuras.

Já o Cineclube do Centro Cultural da Espanha, realizado no dia 26, às 19h, será o último do mês e terá o filme peruano A Teta Assustada (2009).

O Bandido da Luz Vermelha na Mostra Sganzerla 75

Com sessões todos os meses, o coletivo Atalante, grupo de estudantes e profissionais de arte, realiza na Cinemateca o Cineclube do Atalante. Especialmente neste mês, leva para uma mostra de quatro dias, com homenagem ao cineasta brasileiro Rogério Sganzerla, que estaria fazendo 75 anos em 2022.

Na mostra serão exibidos 12 filmes do diretor, entre curtas e longas metragens. No sábado (13/8), haverá uma seleção de curtas exibidos a partir das 16h. No mesmo dia, às 19h, O Bandido da Luz Vermelha (1968), o longa mais conhecido de Sganzerla, também será projetado na tela da Cinemateca.

Nos próximos três dias de mostra, domingo (14), sábado (27) e domingo (28), serão exibidos mais seis longas do diretor: A mulher de todos; Sem Essa, Aranha; Copacabana, Mon Amour; O Abismo; Tudo é Brasil; e O Signo do Caos.

Cinema de graça nas telonas da Prefeitura

TEATRO DA VILA

(Rua Davi Xavier da Silva, 451- CIC)

Sábado (13/8)

19h – Top Gun – Maverick

Domingo (14/8)

15h – Minions 2: A Origem de Gru

17h30 – Sonic 2

Sábado (20/8)

19h – Jurassic World – Domínio

Domingo (21/8)

15h – Minions 2: A Origem de Gru

17h30 – Jurassic World – Domínio

Sábado (27/8)

19h – Jurassic World – Domínio

Domingo (28/8)

15h – Minions 2: A Origem de Gru

17h30 – Sonic 2


CINEMATECA DE CURITIBA

(Rua Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)

Quinta-feira (11/8)

19h – Sonhos de gelo (Cineclube Janela Lateral)

Sexta-feira (12/8)

19h30 – Zumbi: A Legião dos mortos (Cineclube Unihorror apresenta Experimentos Malditos)

Sábado (13/8) 

16h – Sessão de Curtas – Mostra Sganzerla 75 (Documentário; HQ; Brasil; Isto é Noel Rosa; Perigo negro)

19h – O Bandido da luz vermelha (Mostra Sganzerla 75 )

Domingo (14/8)

16h – A Mulher de todos (Mostra Sganzerla 75)

19h – Sem essa, Aranha (Mostra Sganzerla 75)

Terça-feira (16/8)

19h – 1ª Mostra Cinema das Gurias sessão 1 (Apneia; Amarelo; Rio das Almas; Mãe dos Monstros; Ao Sair, Feche a Porta; Aonde vão os Pés)

Quarta-feira (17/8)

19h – 1ª Mostra Cinema das Gurias sessão 2 (Seremos Ouvidas; Em Reforma; Iberê e a Liberdade; Maria; Condenada; Claudete e o Bolo; Sabareta)

Quinta-feira (18/8)

19h – 1ª Mostra Cinema das Gurias sessão 3 (Alcatéia; Em Quadro; O Mundo aqui Dentro; Hornzz; Grunstadt; Mônica)

Sábado (20/8)

15h – Nem Sansão nem Dalila (Cinema de Inclusão) – com audiodescrição

Quinta-feira (25/8)

19h – Branco sai, Preto Fica (Cineclube Janela Lateral)

Sexta-feira (26/8)

19h – A Teta Assustada (Cineclube do Centro Cultural da Espanha)

Sábado (27/8)

16h – Copacabana, Mon Amour (Mostra Sganzerla 75)

19h – O Abismo (Mostra Sganzerla 75)

Domingo (28/8)

16h – Tudo é Brasil (Mostra Sganzerla 75)

19h – Mostra Sganzerla 75 (B2; O Signo do Caos)

Terça-feira (30/8)

19h – Mostra Cinema e Infância (Mundo sem Porteira; Sem Tempo para Brincar; Carreto; Vida Maria)

Quarta-feira (31/8)

19h – Mostra Cinema e Infância (O Fim do Recreio; Eu sou o Superman; Menina Espantalho; Cordilheira de Amora II)

Quinta-feira (1º/9)

19h – Mostra Cinema e Infância (Bicha Bomba; O Silêncio de Lara; Morri na Maré; Bicho do mato)

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba