20/03/2026 – 09:24
Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Hugo Leal incluiu veículos híbridos entre os que podem ser dirigidos com carteira tipo B
Motoristas com carteira de habilitação da categoria B poderão, em breve, conduzir veículos elétricos de até 4.250 kg, conforme projeto de lei aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Essa mudança visa atender uma crescente demanda por veículos sustentáveis, expandindo o atual limite de 3.500 kg estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Veículos Elétricos e Híbridos
A nova norma inclui também veículos com propulsão elétrica ou híbrida e tração predominantemente elétrica. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) poderá estabelecer critérios adicionais por meio de regulamento.
Peso das Baterias
O projeto, conhecido como Projeto de Lei 305/25, foi proposto pelo deputado Pedro Aihara (PRD-MG) e modificado por emendas do relator, deputado Hugo Leal (PSD-RJ). Aihara destacou que a proposta visa compensar o peso adicional das baterias, que tornam esses veículos mais pesados do que os tradicionais movidos a combustão.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possui diferentes categorias, variando de A a E, de acordo com o tipo de veículo, seu peso e a capacidade de passageiros.
Reconhecimento das Tecnologias
As emendas do relator acrescentaram veículos híbridos com tração predominantemente elétrica ao projeto. Hugo Leal argumentou que “veículos elétricos e híbridos superaram os movidos à combustão até 2030”, pedindo um tratamento equitativo para ambas as tecnologias.
Próximos Passos
O projeto ainda precisa ser analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta ainda necessita da aprovação dos deputados e senadores.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



