quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_img
InícioDestaquesProjeto idealizado pelo Shopping São José promove práticas sociais e sustentáveis

Projeto idealizado pelo Shopping São José promove práticas sociais e sustentáveis

Em 2021 , o Shopping São José, localizado na região metropolitana de Curitiba (PR), intensificou sua interação com a comunidade criando um projeto exclusivo com foco em ações sociais e sustentáveis: o SSJ Mais. Idealizado para repensaro impacto das operações e, principalmente, a importância de uma atuação racional e positiva, a iniciativa oferece soluções que estimulam uma conservação ambiental mais ativa e um relacionamento próximo e responsável com o público.

A iniciativa gira em torno de duas vertentes: social e sustentável. Para isso, o shopping criou os espaços SSJ Mais Comunidade e SSJ Mais Sustentabilidade, que são de fácil acesso e abertos para qualquer pessoas que queira contribuir. “Queríamos que fosse algo realmente palpável. Algo de fácil acesso e entendimento para que os nossos colaboradores e visitantes absorvessem os espaços como referência para doações e descartes”, explica Talita Dallmann, gerente de marketing do Shopping São José.

Ao longo dos 3 anos de atuação, o SSJ Mais promoveu diversas ações que reduziram o impacto ambiental e beneficiaram diversas instituições e famílias da região. Em 2023, os números surpreenderam. No SSJ Sustentabilidade, ações voltadas a reciclagem resultaram no recolhimento de 82 toneladas de papelão, além de quatro toneladas de plástico, duas toneladas de metais e 760kg de tampinhas de garrafas pet, alumínio, latas, lacres e lixo eletrônico que tiveram uma destinação correta, representando a preservação de mais de 2.460 árvores no mundo e evitando 520 quilos de extração de petróleo e 10.000 quilos de minério do meio ambiente.

Além disso, a adaptação e substituição de alguns procedimentos do shopping colaboraram significativamente com a diminuição dos impactos ambientais. Entre as iniciativas está o uso de secadores de mãos nos banheiros, que economizou 700kg de papel; a adoção da assinatura eletrônica, que evitou a utilização de mais de 20.700 folhas de papel e 753 envelopes; o aproveitamento de mais de 22 mil litros de água da chuva para a limpeza do espaço; e a implantação de vagas para carros elétricos com recarga gratuita.

Por fim, a aquisição de energia renovável de fontes incentivadas pelo governo brasileiro (Eólica, Solar, Biomassa, PCH e CGH) contribuiu com uma redução de 445,97 toneladas na emissão de CO2 proporcionais ao consumo de energia elétrica do empreendimento. O valor é equivalente ao plantio de 3.122 árvores em um projeto de reflorestamento.

SSJ Mais Comunidade

O ano de 2023 também foi um período de resultados importantes para o projeto do Shopping São José voltado para causas sociais. As iniciativas promovidas pelo espaço arrecadaram mais de 3 toneladas de roupas e brinquedos que beneficiaram milhares de pessoas por meio de parcerias com a prefeitura de São José dos Pinhas e ONGs da região. Entre as instituições assistidas estão a Bananas no Pedal, Sociedade Docidade Unida, Marmita Solidária, Casa da Alice, ONG Mães de Autistas, ONG Direito de Viver, ONG Respeito Não tem Cor, ONG Falando Sobre Autismo e o CEMITRA – Centro Municipal de Educação Especial para Iniciação ao Trabalho.

Durante todo o ano, o SSJ Mais também viabilizou sessões especiais para crianças autistas e PCD em todas as principais atrações infantis do shopping, entre elas a Oficina de Bolacha na Páscoa e, principalmente, a decoração de Natal que contava com um gira-gira  preparado para receber crianças em cadeiras de rodas e painéis táteis para pessoas com deficiência visual.

As ativações de Natal também contaram com diversas ações solidárias, que impactaram diretamente a comunidade. A equipe do shopping visitou e surpreendeu com presentes pessoas atendidas pela Instituição Ponte da Vida e pela Instituição Para Vida sem Drogas. A fonte dos desejos do Natal arrecadou R$ 4.118,15 em moedas, valor que foi doado para o Abrigo Casa Lar. O Shopping São José também promoveu mais uma edição da Árvore Solidária, que presenteia crianças em situação de vulnerabilidade social. Foram adotadas 1350 cartinhas. Os presentes foram encaminhados para famílias assistidas pelo Rotary São José dos Pinhais, que trabalha em conjunto com as ONGs Borba Viva, Respeito Não tem Cor, Reviva e, também, com a Escola Municipal São Francisco, localizada em Castelhanos, na zona rural do município.

Para completar,  os colaboradores e lojistas do Shopping São José usufruíram de ações incentivadas pelo SSJ Mais que refletem diretamente em acolhimento social. Foram promovidas palestras de conscientização sobre racismo, violência contra a mulher e LGBTQI+, além de ser implementado o Programa Equilíbrio, que garante o  acompanhamento de uma psicóloga especializada por meio de palestras, rodas de bate-papo, oficinas e conversas individuais. “Seguimos em constante esforço para utilizar nossos recursos de forma mais responsável, além de desenvolver e aplicar práticas para conscientizar e engajar lojistas e clientes de maneira eficaz e assertiva”, completa a gerente de marketing.

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão