Projeto fortalece o turismo no Paraná com a criação de novos produtos

De olho em todo o potencial turístico paranaense e nas belezas que o Paraná traz, o Sebrae/PR iniciou a implantação do projeto Rede de Agentes de Roteiros Turísticos. A iniciativa faz parte do fortalecimento das estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) que visa ações com base em tecnologia, governança, experiência do turista e sustentabilidade.

Em Medianeira, café colonial em meio a natureza atrai turistas que buscam novas experiências. Foto: Divulgação

Ao todo, o projeto contempla 15 cidades do Paraná, que passam pelo processo de diagnóstico do ambiente e também com uma jornada de atendimento às empresas, com mentorias e workshops voltados à orientação e formatação de produtos turísticos de experiência. A implantação da Rede de Agentes, acontece em parceria com a Paraná Turismo e com o apoio das entidades do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur).

De acordo com Patricia Albanez, coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, a intenção é fortalecer o segmento no Estado, ativando um ecossistema de destinos e atrativos.

“Através da criação de novos produtos turísticos, queremos que cada destino seja mais atraente e inovador, oferecendo novas ofertas ao mercado para gerar mais receita com o turismo, fortalecendo a localidade e tornando a experiência do turista única”, afirma Patricia.

A jornada de formação de produtos turísticos é feita em etapas. Na primeira, o foco é na qualificação e análise do comportamento do empreendedor. Na sequência, vem uma oficina de imersão para conhecer a história do município, vivenciar a prática do turismo e, então, os aspectos da comercialização, mercado e distribuição até a formatação final do produto, com mentoria, testagem e validação das experiências.

Neste processo, foram atendidas 248 empresas em todo o Paraná, sendo que cem tiveram seus produtos validados. Foram mais de 80 experiências turísticas criadas que serão lançadas durante o Festival de Turismo das Cataratas, que acontece de 30 de novembro a 02 de dezembro, em Foz do Iguaçu. Esses produtos já estão precificados e a maior parte já está inclusive disponível no mercado, sendo divulgados também em plataformas on-line.

 Marcel, do projeto Barro das Conchas, está em fase final de preparação para receber os turistas. Foto: Divulgação

Gastronomia

Em Antonina, no litoral do Paraná, o ceramista Marcel Fernandes, iniciou o projeto “Barro das Conchas”. Ele conta que a validação da experiência está em fase final para receber os turistas.

“Vamos oferecer um passeio de catamarã visitando regiões que foram ocupadas pelos sambaquis (comunidades que habitaram o litoral paranaense há cerca de 10 mil anos). Após o retorno, serviremos uma quiche de camarão, cupcake de banana e café coado. Para finalizar, eles terão a oportunidade de criar uma peça de cerâmica com a nossa argila local”, conta o empreendedor.

Segundo Marcel, o projeto, que já circula nas redes sociais, despertou o interesse de turistas.

“Minha intenção é começar em janeiro de 2023. Como algumas pessoas ficaram sabendo, já tenho recebido pedidos de reservas para grupos”, comenta.

Pinturas em paredes do Hostel retratam pontos turísticos da capital. Foto: Divulgação 

Cultura

Marina Brehm, do Curitiba Casa Hostel, na capital, está apostando no visual para promover uma imersão cultural.

“Nós decoramos os quartos com imagens de pontos turísticos de Curitiba e com um QR Code, que conta um pouco sobre a história de cada local. Trouxemos ainda informações sobre bares, restaurantes e outros atrativos da capital”, explica.

Ela acredita que experiências como essa tornam as viagens ainda mais especiais para os turistas.

“É uma forma de imersão na nossa cultura, com atrativos turísticos de que nunca ouviram falar. Acaba fazendo com que eles fiquem até uns dias a mais conosco”, destaca.

Natureza

Em Medianeira, no Sítio da Marlene, a experiência oferecida ao turista une natureza e gastronomia.

“No Sítio, o café colonial tradicional é servido em meio a natureza, nos deques, com açudes e rios próximos. Como tudo é oferecido em um local diferente, isso gera uma curiosidade grande. As fotos, às vezes, chamam mais a atenção que o café”, detalha Daiane Amorim Ferreira, sócia do empreendimento.

“Tivemos ajuda e recebemos dicas para aprimorar ainda mais o nosso negócio, como a colocação de placas indicativas que tornou mais acessível a chegada dos turistas até aqui”, conclui

Municípios contemplados

As ações acontecem nas cidades de Curitiba, Guarapuava, Ponta Grossa, Maringá, Umuarama, Pato Branco, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Londrina, Jacarezinho, Apucarana, Morretes, Antonina, São José dos Pinhais e Lapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moto Passeio Savages volta em grande estilo neste domingo

Neste domingo, dia 18, os amantes do mundo duas rodas têm encontro marcado. O mais tradicional passeio de motos, promovido pela rede de lojas Moto Savages, está de volta: é o 11º Moto Passeio Savages. O evento, que já foi considerado o maior encontro de motos do Brasil, reunindo, em 2014, mais de 10 mil motociclistas, espera receber neste domingo mais de duas mil motos, rumo a Antonina, no 2º Encontro de Motociclistas de Antonina.

De acordo com Igor Friedrich, da Moto Savages, organizador do evento, a ideia de retomar os passeios da Savages surgiu para reunir os amantes de motos em um encontro que vai além do prazer de pilotar e estar em amigos. “Depois de oito anos sem realizar os nossos passeios, resolvemos retornar com a missão de valorizar as belezas do nosso estado no roteiro, além de fazer o bem, ajudando com doações de alimentos para quem mais precisa”, revela Igor. A união entre os motociclistas também é um dos objetivos do passeio. “Independente do estilo ou cilindrada, nossa proposta é que todos possam ter um momento de lazer, gratificante, com muitos quilômetros rodados. Estão todos convidados: quem já participou dos nossos passeios, e quem é novo nesse universo”, afirma o organizador.

O domingo irá começar cedo, com um delicioso café da manhã, servido a todos os participantes do passeio, na Megastore Savages, na Rua João Negrão, 1768. A concentração para o passeio será na Avenida Dário Lopes dos Santos, entre a Rua Conselheiro Laurindo e a Avenida Comendador Franco, a 200 metros do local do café da manhã. O trecho estará fechado com exclusividade para o evento, a partir das 9h com a saída do passeio às 10h. A previsão de chegada em Antonina é às 12h. Durante o passeio, haverá o apoio da Polícia Rodoviária Federal e Batalhão de Polícia de Trânsito – BPtran. Todo o trajeto será acompanhado por batedores e carros de apoio, para a segurança dos motociclistas.

Para participar, basta se inscrever em uma das lojas Moto Savages em Curitiba, nos bairros Rebouças, Novo Mundo, Bacacheri, ou ainda na unidade Pinhais. As inscrições podem ser feitas até sábado (17). A inscrição custa a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado para a Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Antonina, além de famílias carentes da região.

Serviço:

11º Moto Passeio Savages

Domingo, dia 18

Café da Manhã às 9h na Megastore Savages, na Rua João Negrão, 1768.

Valor da inscrição: 1 kg de alimento não perecível

Inscrição: até sábado, dia 17, em uma das unidades da Moto Savages em Curitiba ou Pinhais.

Saída: 10h

Destino: Antonina

Previsão de chegada ao destino: 12h

Locais para inscrições e informações:

Megastore Savages / Concessionária Suzuki

Rua João Negrão, 1768 – Rebouças

Moto Savages Rebouças

Rua João Negrão, 1758 – Rebouças

Moto Savages Xaxim

Av. Brasília, 6391 – Novo Mundo

Moto Savages Bacacheri

Av. Pref. Erasto Gaertner, 1499 – Bacacheri

Moto Savages Pinhais

Avenida Iraí, 1275 – Weissópolis – Pinhais

www.motosavages.com.br

http://blog.motosavages.com.br/2022/09/12/11o-moto-passeio-savages/

(41) 3333-3344

Facebook e Instagram: @motosavages

Foto: Divulgação

Dicas para aproveitar o feriado de 7 de setembro em Curitiba

O feriadão de 7 de setembro está chegando e, junto a ele, os tão esperados dias de descanso. Que tal aproveitar a parada prolongada para conhecer os encantos da cidade de Curitiba? São inúmeros parques e pontos turísticos que fazem os moradores e turistas sentirem-se em casa. Programas perfeitos e seguros para compartilhar com os amigos e familiares, mergulhando na cultura e na gastronomia da capital paranaense.

Entre os locais de maior visitação da capital paranaense está o Parque Barigui, onde o público pode passear e praticar exercícios curtindo um dos lugares mais lindos da cidade. Se a fome bater, logo em frente ao parque está o Fish*Me, bar especializado em peixes e frutos do mar. Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON, um dos maiores museus da América Latina que abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente.

No meio da tarde, que tal uma parada para um café e um lanche saboroso? Curitiba é a capital brasileira dos cafés especiais. Baristas curitibanos e de outras regiões do país transformaram a cidade em um paraíso para os amantes da bebida, que ganhou várias releituras preparadas com muita excelência em dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade. Entre os destaques estão a Prestinaria, o Go Coffee, o Café Cultura e o Rituais Café, empreendimentos que contam com várias unidades na cidade. Para quem ama a natureza, uma boa pedida é a Esalflores, maior rede de floriculturas do Brasil, garantindo momentos de tranquilidade em meio a um “mar de plantas”.

Gosta de cerveja artesanal? Marque uma visita na fábrica da Way Beer, uma das mais premiadas cervejarias do país. Já os fãs de vinho podem aproveitar o Boudet, bar recém-inaugurado que combina boa música, artes plásticas e vinhos. Ama pizza? Então precisa conhecer a Pizzaria da Mathilda, que trabalha com o melhor da tradição napolitana em três endereços da capital paranaense. Já os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse, que há mais de 10 anos encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. Para quem gosta de sanduíches e petiscos com características bem urbanas, o Porks – Porco & Chope, especializado em carne de porco, e o Sirène Fish & Chips, que serve cones de peixe empanado e batatas rústicas ou onduladas, são as melhores pedidas.

Para quem busca alta gastronomia, Curitiba reúne alguns dos chefs mais badalados e premiados do Brasil, como o Dudu Sperandio. O chef conta com quatro empreendimentos na capital paranaense, o Ernesto Ristorante, restaurante referência em comida italiana, a pizzaria Funiculare, o japonês Ken’Eki e o Lupita Bistrô Bar. Outras ótimas opções para os amantes da boa gastronomia são o Marcondes Cozinha Autoral, que oferece um impactante menu confiance, e o Antonina 336, que aposta na riqueza da culinária caiçara e explora os sabores únicos das clássicas iguarias gastronômicas de cidades do litoral paranaense. Além disso, os fãs da culinária típica cubana não podem deixar de conhecer o bar Cubano, no Centro da cidade.

Para mais detalhes sobre passeios turísticos em Curitiba, acesse o site www.turismo.curitiba.pr.gov.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com