Projeto fortalece o turismo no Paraná com a criação de novos produtos

De olho em todo o potencial turístico paranaense e nas belezas que o Paraná traz, o Sebrae/PR iniciou a implantação do projeto Rede de Agentes de Roteiros Turísticos. A iniciativa faz parte do fortalecimento das estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) que visa ações com base em tecnologia, governança, experiência do turista e sustentabilidade.

Em Medianeira, café colonial em meio a natureza atrai turistas que buscam novas experiências. Foto: Divulgação

Ao todo, o projeto contempla 15 cidades do Paraná, que passam pelo processo de diagnóstico do ambiente e também com uma jornada de atendimento às empresas, com mentorias e workshops voltados à orientação e formatação de produtos turísticos de experiência. A implantação da Rede de Agentes, acontece em parceria com a Paraná Turismo e com o apoio das entidades do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur).

De acordo com Patricia Albanez, coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, a intenção é fortalecer o segmento no Estado, ativando um ecossistema de destinos e atrativos.

“Através da criação de novos produtos turísticos, queremos que cada destino seja mais atraente e inovador, oferecendo novas ofertas ao mercado para gerar mais receita com o turismo, fortalecendo a localidade e tornando a experiência do turista única”, afirma Patricia.

A jornada de formação de produtos turísticos é feita em etapas. Na primeira, o foco é na qualificação e análise do comportamento do empreendedor. Na sequência, vem uma oficina de imersão para conhecer a história do município, vivenciar a prática do turismo e, então, os aspectos da comercialização, mercado e distribuição até a formatação final do produto, com mentoria, testagem e validação das experiências.

Neste processo, foram atendidas 248 empresas em todo o Paraná, sendo que cem tiveram seus produtos validados. Foram mais de 80 experiências turísticas criadas que serão lançadas durante o Festival de Turismo das Cataratas, que acontece de 30 de novembro a 02 de dezembro, em Foz do Iguaçu. Esses produtos já estão precificados e a maior parte já está inclusive disponível no mercado, sendo divulgados também em plataformas on-line.

 Marcel, do projeto Barro das Conchas, está em fase final de preparação para receber os turistas. Foto: Divulgação

Gastronomia

Em Antonina, no litoral do Paraná, o ceramista Marcel Fernandes, iniciou o projeto “Barro das Conchas”. Ele conta que a validação da experiência está em fase final para receber os turistas.

“Vamos oferecer um passeio de catamarã visitando regiões que foram ocupadas pelos sambaquis (comunidades que habitaram o litoral paranaense há cerca de 10 mil anos). Após o retorno, serviremos uma quiche de camarão, cupcake de banana e café coado. Para finalizar, eles terão a oportunidade de criar uma peça de cerâmica com a nossa argila local”, conta o empreendedor.

Segundo Marcel, o projeto, que já circula nas redes sociais, despertou o interesse de turistas.

“Minha intenção é começar em janeiro de 2023. Como algumas pessoas ficaram sabendo, já tenho recebido pedidos de reservas para grupos”, comenta.

Pinturas em paredes do Hostel retratam pontos turísticos da capital. Foto: Divulgação 

Cultura

Marina Brehm, do Curitiba Casa Hostel, na capital, está apostando no visual para promover uma imersão cultural.

“Nós decoramos os quartos com imagens de pontos turísticos de Curitiba e com um QR Code, que conta um pouco sobre a história de cada local. Trouxemos ainda informações sobre bares, restaurantes e outros atrativos da capital”, explica.

Ela acredita que experiências como essa tornam as viagens ainda mais especiais para os turistas.

“É uma forma de imersão na nossa cultura, com atrativos turísticos de que nunca ouviram falar. Acaba fazendo com que eles fiquem até uns dias a mais conosco”, destaca.

Natureza

Em Medianeira, no Sítio da Marlene, a experiência oferecida ao turista une natureza e gastronomia.

“No Sítio, o café colonial tradicional é servido em meio a natureza, nos deques, com açudes e rios próximos. Como tudo é oferecido em um local diferente, isso gera uma curiosidade grande. As fotos, às vezes, chamam mais a atenção que o café”, detalha Daiane Amorim Ferreira, sócia do empreendimento.

“Tivemos ajuda e recebemos dicas para aprimorar ainda mais o nosso negócio, como a colocação de placas indicativas que tornou mais acessível a chegada dos turistas até aqui”, conclui

Municípios contemplados

As ações acontecem nas cidades de Curitiba, Guarapuava, Ponta Grossa, Maringá, Umuarama, Pato Branco, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Londrina, Jacarezinho, Apucarana, Morretes, Antonina, São José dos Pinhais e Lapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sirène Fish & Chips prepara lançamento de 1ª unidade em Cascavel

Dezenas de preparos com tilápia, desenvolvidos com excelência, e diversas porções de batatas rústicas ou onduladas acompanhadas por molhos especiais. A rede Sirène Fish & Chips, considerada a maior do país, teve origem na cidade de Curitiba, no ano de 2016, e hoje prepara sua expansão para as demais regiões do estado do Paraná, com início em Cascavel. A loja, que será inaugurada no próximo dia 10 de setembro, trará todos os destaques do cardápio do empreendimento gastronômico que é um grande sucesso em nove unidades espalhadas pelo país.

“Com muita dedicação, conseguimos desenvolver um projeto que mudou como as pessoas se relacionam com a comida de rua. Trabalhamos com ingredientes frescos de extrema qualidade sem deixar de oferecer preparos com preços acessíveis. Essa combinação tem dado certo e tenho certeza que será um grande sucesso em Cascavel”, comenta Raphael Umbelino, sócio fundador da rede Sirène Fish & Chips.

No Sirène Cascavel, o público terá a oportunidade de saborear com praticidade o incrível Fish n’ Chips que está conquistando o Brasil, servido em quatro tamanhos com peixe frito empanado e batatas deliciosas. Existe a possibilidade, também, de pedir um cone só com peixe frito empanado (Só Fish) ou só com batatas rústicas (Só Chips). O empreendimento oferece ainda o Sandufish, preparado com peixe empanado, pão baguete, cebola caramelizada, molho tártaro e rúcula.

Propondo uma harmonização completa, a casa trabalha com várias opções de chopes artesanais, fornecidos por algumas das principais cervejarias do Brasil, além de drinks clássicos e cocktails autênticos, criados pelo bartender Igor Bispo, entre eles o Mango Spicy, que leva rum, suco de abacaxi, suco de limão e monin spicy mango, e o Ocean Breeze, preparado com vodka, suco de laranja, limão, monin maracujá, grenadine e tônica.

A nova unidade do Sirène Fish & Chips vai ser inaugurada no dia 10 de setembro, na Rua Rio Grande do Sul (nº 2122), no Centro de Cascavel. Mais informações no perfil oficial da unidade no Instagram (@sirene_cascavel).

Com experiências culturais e artísticas de inverno, Curitiba espera “turistas da revanche”

O clima frio e as férias escolares são um convite para as famílias aproveitarem a estação mais charmosa do ano fora de casa. E, entre os destinos de inverno no Brasil está Curitiba, um dos mais charmosos do país nessa época do ano – até mesmo por ser uma das capitais mais frias do Brasil. Para aquecer os dias gelados, a prefeitura sempre prepara uma programação cultural intensa com diversos eventos de gastronomia, cultura, arte, artesanato e formação étnica. 

O calendário conta com mais de 45 dias de atrações na cidade, movimentando o turismo e aumentando o fluxo de pessoas na capital. Segundo dados da Decolar, já é possível notar um crescimento de 25% na busca por cidades tradicionalmente “frias e invernais”. No ranking das mais procuradas está a capital paranaense. De olho na oportunidade, o NH Curitiba The Five acaba de lançar sua tradicional promoção de inverno. 

Na campanha do primeiro hotel no Brasil da rede espanhola NH Hotels, durante a temporada de inverno, que acontece entre os dias 1.º e 31 de julho, os turistas podem aproveitar as tarifas especiais com 15% de desconto em todas as modalidades de quartos e possibilidade de cancelamento gratuito. A hospedagem também contempla café da manhã e wi-fi, além de uma localização privilegiada, perto das principais atrações de inverno. As diárias promocionais têm valores a partir de R$ 350, mais taxas. Outras informações e reservas: (41) 3434-9400 ou www.nh-hoteles.pt/.

Tendência “revenge travel” corrobora turismo aquecido

As expectativas para o turismo em 2022 são positivas e o setor já percebe suas atividades em crescimento. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços de janeiro, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento já acumula crescimento de 69,6% nos últimos meses. Outro estudo realizado pelo setor de Inteligência de Mercado da Globo, em dezembro de 2021, revela que 43% dos entrevistados estão guardando dinheiro para viajar nos próximos seis meses.

Uma das principais tendências deste ano é o revenge travel ou, em tradução livre, “viagem de revanche ou vingança”. A expressão surgiu pela primeira vez na Revista de Tendências do Turismo, lançada pelo Ministério do Turismo neste ano, e representa a necessidade das pessoas de viajar e viver momentos importantes com experiências outdoor. “Tivemos um primeiro semestre muito positivo, com o hotel lotado em diversas ocasiões. Sentimos que as pessoas querem compensar o tempo recluso e os turistas estão prontos para investir em viagens a destinos especiais,  exigindo cada vez mais serviços de alto padrão, com conforto e qualidade”, argumenta o diretor do NH Curitiba The Five, Antônio de Albuquerque, que estima um crescimento médio de 20% no número de hóspedes em julho, na comparação com a média dos primeiros seis meses de 2022. 

Programação de inverno

Para quem gosta de curtir o clima frio, os espaços públicos e privados da cidade já promovem diversas atrações. As Feiras Especiais de Inverno são uma excelente alternativa de passeio. Localizadas nas praças Osório e Santos Andrade, no Centro, as feiras reúnem aproximadamente 60 barracas com opções de artesanato e gastronomia, e a edição deste ano segue até 23 de julho.  

Além das feirinhas, a cidade alia arquitetura, culinária e cultura de outros países na sua rota de paradas e passeios obrigatórios. Dentre eles, alguns bons passeios indoor para escapar das baixas temperaturas são o  Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho, projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, e o Museu do Holocausto, que expõe diversos aspectos do ocorrido durante o período da guerra.

Um dos principais pontos turísticos é o Teatro Ópera de Arame. Com uma estrutura de 4.000 metros quadrados, construída em ferro tubular, o espaço recebe diversas apresentações culturais e artísticas, e fica ao lado do Espaço Cultural Paulo Leminski, no Parque da Pedreira. Alguns destinos gratuitos e que representam verdadeiros cartões-postais da cidade são: Jardim Botânico, Parque Barigui, Parque Tanguá, Rua 24 Horas e Centro Histórico. 

Para quem não perde a oportunidade de fazer um tour gastronômico, Curitiba também reúne restaurantes premiados de renomados chefs como Manu Buffara, Claudia Krauspenhar, André Pionteke e Vitor Bourguignon. A culinária é influenciada por diversas culturas e o público tem à disposição restaurantes e bares alemães, poloneses, ucranianos, italianos, árabes, portugueses e espanhóis. Ainda, a cidade conta com o Mercado Municipal de Curitiba. Fundado em 1958, é considerado um dos centros gastronômicos mais tradicionais, com variadas opções culinárias. 

Depois de um “giro” pela cidade, o new cool place é o Five Lounge, o wine & cocktail bar do NH Curitiba The Five. Com uma programação enogastronômica e musical à altura, o lounge recebe grandes artistas do jazz, blues, R&B e lounge. No cardápio, é possível desfrutar de uma gastronomia inspirada nos Países Ibéricos e ainda conhecer o conceituado projeto Tão Longe, Tão Perto, formado pela sommelière Gabriela Monteleone, wine director do grupo D.O.M., e pelo argentino Ariel Kogan, importador e comerciante de vinhos. A iniciativa inovadora consiste em uma curadoria de vinhos brasileiros artesanais e sustentáveis. 

Serviço 

NH Curitiba The Five

Temporada de Inverno – 15% de desconto + café da manhã incluso + cancelamento gratuito. Disponível de 1°/7/2022 a 31/7/2022

Endereço: Rua Nunes Machado, 68 – Batel | Curitiba – PR 

Telefone: +55 41 3434-9400

Instagram: @nhhotelsbrasil e @fivelounge

Site: www.nh-hoteles.pt/