Arquivos

Projeto de inclusão combate iniquidade vivenciada por crianças e adolescentes com deficiência e amplia suas perspectivas de um futuro melhor

Black little girl with disability in wheelchair at home. Child, handicapped concept

Quantas pessoas com deficiência existem no seu círculo familiar? Quantos líderes com deficiência você já teve? A pertinência desses questionamentos sobressai na sociedade brasileira, na qual há 17,3 milhões de pessoas com deficiência com dois anos ou mais de idade, o equivalente a 8,4% da população ou uma a cada 13 pessoas, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo ano, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostrou que 2,6 milhões de famílias com pessoas com deficiência viviam com uma renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo.

Os dados mostram que, embora existam mais discussões sobre a deficiência, essa disseminação não garante o acesso a uma vida digna. Para aumentar a inclusão das pessoas com deficiência desde a infância, a Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID Brasil) irá realizar o projeto Oportunidades Especiais, em Curitiba (PR). O objetivo é identificar crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 17 anos  que residam na cidade e estejam com alguma demanda de acesso a serviços essenciais em áreas diversas, como saúde, educação, habitação, acessibilidade, mobilidade, empregabilidade etc. A coleta de dados para a pesquisa será realizada por meio de um formulário online que estará disponível até o segundo semestre de 2023. É possível participar também pelo email: oportunidadesespeciais@asidbrasil.org.br e pelo Whatsapp (41) 99105-5509.

“O projeto Oportunidades Especiais tem um objetivo desafiador, porém, muito necessário. Assim como a ASID, o projeto também tem um papel importante de articulação entre os atores envolvidos, movimentando uma rede em prol da causa da pessoa com deficiência, de modo a contribuir com o desenvolvimento e abertura de oportunidades para crianças e adolescentes. A nossa atuação coletiva e nossos esforços nos fazem ter a expectativa de que o Oportunidades Especiais terá alto impacto e grandes resultados”, enfatiza Mariana Oliveira, líder de projetos da ASID.O mapeamento – que inclui deficiências físicas, intelectuais, psicossociais, visuais, auditivas, múltiplas e o transtorno do espectro autista – fará um levantamento das necessidades das crianças e adolescentes beneficiadas para que, junto com a Rede do projeto, possamos realizar os encaminhamentos e inclusões necessárias. O projeto também prevê a construção de um plano de ação e acompanhamento dessas etapas

Zelar pela inclusão de crianças com deficiência é fundamental para proporcionar oportunidades de desenvolvimento em múltiplas esferas, aponta o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas (UNICEF). Na pesquisa Seen, counted, included: using data to shed light on the well-being of children with disabilities (em tradução livre: Vistos, contabilizados, incluídos: usando dados para elucidar o bem-estar das crianças com deficiência), o órgão ressalta a importância dos cuidados durante a primeira infância, já que o desenvolvimento é fortemente influenciado por fatores biológicos e ambientais. 

Por isso, essa etapa é uma janela de oportunidade para ações de prevenção e mitigação de vulnerabilidades que podem comprometer as perspectivas de vida em longo prazo. O estudo ressalta que a vida de muitas crianças com deficiência é marcada por uma profunda exclusão e privação. Em comparação com crianças sem deficiência, aquelas que apresentam deficiência possuem uma probabilidade 25% maior de não receberem estimulação precoce e cuidados adequados, 41% maior de sofrerem discriminação e 49% maior de nunca frequentarem a escola. Além disso, crianças com deficiência são 20% menos propensas a ter expectativas de uma vida melhor.

Quando existe o acesso aos serviços necessários durante a primeira infância, é frequente que as necessidades específicas dessas crianças sejam esquecidas. Muitas escolas apresentam falta de acessibilidade e despreparo para atender quem tem deficiência. As consequências disso são variadas: estigmas, dificuldade de alfabetização e de comunicação, repetição de séries e evasão escolar são algumas delas. Isso limita o desenvolvimento de habilidades e restringe oportunidades educacionais e profissionais ao longo da vida. Ao agir diretamente sobre a infância e a adolescência, a ASID reduz a marginalização e amplia as perspectivas de um futuro melhor, pois aumenta a visibilidade do problema, fortalece a rede de proteção de crianças e adolescentes e os torna protagonistas de suas próprias trajetórias. 

Sobre a ASID Brasil

A ASID é uma organização social voltada à construção de uma sociedade inclusiva por meio de projetos de responsabilidade social, como voluntariado, inclusão no mercado de trabalho e desenvolvimento de gestão de organizações parceiras. Com mais de dez anos de atividades, tem mais de 100 mil pessoas impactadas e mais de 7 mil voluntários. A ASID também possui reconhecimento a partir de prêmios de empreendedorismo social nacionais e internacionais, como o Melhores ONGs Época,United People Global, e o Prêmio Viva Idea como melhor solução de impacto coletivo da América Latina Mais informações, acesse www.asidbrasil.org.br

Serviço:

Oportunidades Especiais

Curitiba (PR)

Até o segundo semestre de 2023

Formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSer

Email:  oportunidadesespeciais@asidbrasil.org.br

Telefone: (41) 9105-5509

Dúvidas e informações: leonardo@asidbrasil.org.br