Arquivos

Programa Startup Garage reconhece as melhores iniciativas de 2023 no Paraná | ASN Paraná


Três startups foram vencedoras do Prêmio Startup Garage, promovido pelo Sebrae/PR, em evento realizado na tarde desta quinta-feira (19). O DemoDay, que incluiu a apresentação das soluções dos dez projetos que foram destaque no estado pela metodologia Startup Garage à banca julgadora, foi transmitido de forma on-line. Para o primeiro lugar, foi escolhida a startup MAG Pet Solutions, de Curitiba, seguida pela Equalys Solutions, também da capital, e da Urba Scienco, de Maringá, em terceiro lugar.

Transmissão da escolha da MAG Pet Solutions, startup vencedora. Créditos: reprodução.

A MAG Pet Solutions foi criada no Programa Startup Garage e oferece serviços de passeio de animais de estimação, acompanhantes para consultas veterinárias e pet sitter com segurança. Traz ainda serviços de rastreamento em tempo real e kit de acessórios focados no bem-estar dos cachorros.

MAG Pet Solutions oferece serviços de passeio e acompanhantes para animais de estimação.

“Há alguns anos, vêm aumentando o número de roubos e contrabandos de cachorros, em especial de cães de raça. A partir da identificação desse problema, surgiu a nossa startup. É emocionante para nós, participar desta jornada. Agradecemos a toda equipe do Sebrae, as mentorias foram maravilhosas, adquirimos mais conhecimento”, destaca Gisleine Barbosa Alves de Lima, uma das sócias da MAG Pet Solutions, aluna da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

A startup Equalys Solutions oferece soluções tecnológicas para monitorar substâncias tóxicas da água.

Segundo colocada, a Equalys Solutions oferece soluções tecnológicas para monitorar substâncias tóxicas da água. Já a Urban Scienco fornece dados sobre poluentes, com softwares e sensores.

“Quero agradecer a oportunidade, durante a dinâmica do Startup Garage, nossa equipe pôde se conhecer pessoalmente. Contamos muito com o apoio do Sebrae/PR, estamos felizes por acreditarem em nós. Sabemos que são muitas as tentativas e que o caminho está só começando”, comemora Bianca Simionato, da Urba Scienco, que é acadêmica da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Urban Scienco fornece dados sobre poluentes, com softwares e sensores.

As dez startups finalistas foram: Med Tech Innovations, do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – Cascavel; Vita, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Francisco Beltrão; Equalys Solutions, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba; MAG Pet Solutions da PUCPR – Curitiba; Fink, da PUCPR – Curitiba; Urba Scienco, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá; Chef Mate, da UTFPR – Curitiba; Hydra & Health Care, da Faculdades Pequeno Príncipe – Curitiba; Verdin, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) – Foz do Iguaçu; e Pet & Healthy, da UTFPR – Curitiba.

“O Startup Garage é uma metodologia que auxilia alunos a criarem startups no ambiente acadêmico. Todos os anos, são realizadas edições do Programa pelo Estado, em faculdades e universidades. No Prêmio, a gente busca reconhecer os melhores projetos do Paraná, para comunicar e apresentar ao mercado as boas iniciativas e de grande potencial criadas ainda no ambiente acadêmico. Acredito que essa seja a grande importância da iniciativa”, destaca Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR.

Participaram do Prêmio Startup Garage 30 startups. As dez finalistas receberam mentorias como preparação para o DemoDay, em que apresentaram suas soluções para a banca, puderam se conectar com potenciais investidores e parceiros, e receber feedbacks valiosos por parte dos especialistas que fizeram parte da banca julgadora.

Como premiação, as três startups vencedoras participarão da “Missão Ecossistema SP”, uma imersão no ecossistema de inovação em São Paulo. Essa missão terá os objetivos de: visitas à locais que promovem a inovação e apoiam as startups, aprendizados práticos, networking, benchmarking, inspiração e estímulo à inovação, além de compreensão do ecossistema.

“Levar oportunidade para o jovem poder empreender, ainda em sua vida acadêmica, faz com que ele possa aproveitar o ambiente universitário, de incubadoras e laboratórios, além do apoio dos professores, para que possa desenvolver um projeto bem-sucedido”, reforça Tortato.



Leia a matéria no site do Sebrae