Arquivos

Programa de inovação muda o dia a dia das empresas tradicionais, no sudoeste do Paraná | ASN Paraná


Empreendedores que estão participando do Programa de Inovação para Negócios Tradicionais, uma iniciativa do Sebrae/PR e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), começaram a olhar para as suas empresas de uma forma diferente. Isso porque, desde março deste ano, eles têm participado de workshops e mentorias especializadas disponibilizadas através do Programa.

Raphael Matei Paini, da Além do Pastel, de Dois Vizinhos, é um dos 150 empreendimentos participantes e conta que a iniciativa trouxe ideias para o negócio, que é voltado, especialmente, para pastéis gourmetizados.

“Nos abriu horizontes, novas perspectivas sobre o negócio e diversas ideias. Estamos estudando a elaboração de um combo de pastéis voltado às crianças, começamos a avaliar a possibilidade de abrirmos filiais e queremos desenvolver um produto novo com a sobra da massa dos pasteis”, conta Raphael.

Os empreendedores Chaiana Rios e Raphael Matei Paini. Foto: Jocemar Ferreira

Em Francisco Beltrão, a empreendedora Nathália Cividini, da Ótica Beltronense, explica que o Programa ajudou a empresa a acelerar a criação de um aplicativo.

“A gente tinha a ideia e, através do Programa, conseguimos colocar em prática a criação de um aplicativo para teste rápido de visão. Hoje, qualquer pessoa pode fazer, em poucos minutos. O aplicativo dá o resultado e orienta a pessoa a procurar um profissional médico. Isso teve reflexo também em nosso setor comercial”, destaca Nathália.

A empreendedora Nathália Cividini, da Ótica Beltronense. Foto: Divulgação

Já para a empreendedora Cristiane Pasquali, da Cris Cosméticos, de Francisco Beltrão, profissionalizar a gestão do negócio foi um dos aspectos fundamentais da participação.

“No primeiro encontro, sai impressionada com o que vi e que precisava melhorar no meu negócio. Um dos principais fatores era a gestão. Hoje, conto com um software que me ajuda nesse processo, me fornece gráficos e informações que são importantes para o crescimento do meu negócio”, explica a empresária.

Cristiane Pasquali, da Cris Cosméticos. Foto: Divulgação

Inovar para mudar

O consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira, avalia que a inovação é fundamental para os negócios considerados tradicionais buscarem outros resultados e poderem crescer.

“Precisamos desmistificar para o empreendedor que inovar é algo alinhado necessariamente à tecnologia. Pode ocorrer em processos, produtos, modelo de negócio, marketing e, quem sabe, incorporando uma nova tecnologia. A inovação traz resultado econômico”, afirma Elizandro.

Fortalecimento

O presidente da Cacispar, Edilberto Minski, relata que, desde o início do desenvolvimento do Programa de Inovação para Empresas Tradicionais, a intenção foi contribuir com os empresários da região Sudoeste, provocando-os a “pensar fora da caixa”.

“Existe o pensamento que inovar é fazer algo totalmente relacionado com a tecnologia. Nesse Programa, que lançamos em parceria com o Sebrae, queremos apresentar uma nova metodologia e mostrar aos empresários que, nem sempre, a inovação está ligada à tecnologia”, ressalta.

Minski reforça que as possibilidades de inovação são muitas.

“O que buscamos é que os empresários entendam o contexto. A partir do momento em que eles tiverem essa percepção, poderão aplicar a metodologia, continuamente. É um processo que não tem final, pois pode ser reaplicado constantemente para inovar nos negócios chamados tradicionais”, completa o presidente da Cacispar.

Alternativas

O presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), Willian Madruga, destaca que as empresas que passaram a integrar o Programa voltam mais fortalecidas para o mercado.

“Vejo que oportuniza a esses empreendedores a possibilidade de ampliarem seus produtos e serviços, dando a eles uma expectativa de crescimento e desenvolvimento. Além de apresentar oportunidades, acredito que o Programa, essencialmente, aperfeiçoa esses empreendedores para cuidarem melhor dos seus negócios”, conclui.

Participação

A iniciativa selecionou 15 empresas de cada cidade participante em parceria com as associações empresariais de Dois Vizinhos (ACEDV), Palmas (ACIPA), Pato Branco (ACEPB), Francisco Beltrão (ACEFB) e Realeza (ACIAR), que contam com o acompanhamento de Agentes Locais de Inovação (ALI), Programa do Sebrae/PR voltado à prática da inovação. No total, 75 negócios receberão mentorias até o final de 2023 e outros 75 até julho de 2024, somando 150 empreendimentos.



Leia a matéria no site do Sebrae