O advogado Maurício Guimarães foi primeiro a locar a bicicleta compartilhada, já no evento de lançamento do serviço, nesta segunda-feira (17/7), na estação da Praça 29 de Março, em Curitiba. Para ele, a intermodalidade em vias públicas é uma tendência em crescimento nas cidades.
“O compartilhamento da bicicleta com automóvel, seguramente, é o que irá vingar nas grandes cidades. É um modo de as pessoas se locomoverem a um custo muito baixo e de maneira eficiente”, afirma.
Na opinião dele, o uso maior da bicicleta, com a oferta de bikes compartilhadas, vai fazer com que as pessoas respeitem mais os ciclistas. “A visibilidade do ciclista é muito importante para que o motorista entenda a dinâmica dos deslocamentos por bicicleta no trânsito”, completa Guimarães.
Morador do Juvevê, o advogado diz que nos deslocamentos que faz de bicicleta prioriza rotas com ciclofaixas e ruas de pouco movimento. “É importante ter estruturas dedicadas aos ciclistas, como também para quem pedala usar roupas mais claras, capacetes e respeitar as regras de trânsito. Curitiba tem uma permeabilidade muito boa por ciclovias, mas a cidade está avançando e imagino que este projeto vai trazer mais melhorias”, observa.
Já usuário da locação de bikes por sistema de estações fixas em outros centros, Guimarães considera que o serviço veio para ficar na capital paranaense. “Já conheço e utilizei este modelo que existe no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e em outras capitais da América Latina, como Buenos Aires e Santiago. Curitiba estava devendo isso para a população. É uma iniciativa excelente que a cidade vai abraçar”, reforça.
Via aplicativo
Para utilizar as bicicletas públicas, basta baixar o aplicativo Tembici, fazer um cadastro, selecionar Curitiba, e escolher os planos ofertados. O app está disponível nas plataformas Android, pela GooglePlay, e iOS, na Apple Store. Maurício Guimarães, que optou pelo plano de 48 horas, afirma que é fácil e rápido locar a bike pelo aplicativo. “Não demorei nem cinco minutos para baixar o aplicativo. Baixa o app, compra o crédito e sai usando”, diz.
Nesta primeira fase do serviço, Curitiba conta com 250 bicicletas públicas distribuídas em 20 estações em diversos endereços da cidade. Clique aqui para acessar o mapa e obter mais informações.
Deixe um comentário