Arquivos

Prefeitura revitaliza hortas urbanas de Curitiba e facilita o trabalho dos produtores


A Prefeitura está fazendo melhorias em hortas urbanas de Curitiba, nos bairros Tatuquara, CIC e Butiatuvinha. As revitalizações são feitas a cada dois anos e desta vez a instalação de blocos de concreto e placas de PVC que separam cada canteiro é a novidade.

Essa medida busca evitar que a terra se desmanche com as chuvas e, ao mesmo tempo, preservar as propriedades do adubo, garantindo um solo mais fértil e produtivo.

As hortas revitalizadas são Augusta B, na CIC; Butiatuvinha, em Santa Felicidade; e Paraná II, Paraná III (1ª e 2ª etapa), Paraná IV e Santa Rita I, no Tatuquara.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), visa oferecer condições ainda melhores aos produtores que participam do programa de agricultura urbana da cidade.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), visa oferecer condições ainda melhores aos produtores que participam do programa de agricultura urbana da cidade.

Segundo Denise dos Santos, coordenadora das hortas Paraná II, III e IV, no Tatuquara, a ajuda chegou em boa hora. “Fazia muito tempo que não mexíamos no solo, que estava ficando rígido. Com o auxílio da Prefeitura, o trator mexeu e vieram os blocos que organizaram melhor”, destaca Denise.

Ainda de acordo com Denise, a nova infraestrutura trouxe mais organização às hortas, facilitando a passagem entre um canteiro e outro. “Isso não apenas melhora a circulação dos produtores, mas também permite um melhor acesso e cuidado das plantações”, reforça ela.

Cuidar da saúde física e mental

A revitalização das hortas urbanas vai além da simples melhoria na estrutura. A iniciativa tem o objetivo também de oferecer uma melhor condição para o bem-estar dos cidadãos que trabalham nos locais.

Para o produtor aposentado José Afonso da Silva, 73 anos, da horta Paraná IV, cuidar dos canteiros é uma terapia que ele adora. “Eu me distraio no trabalho com a terra. Faz muito bem para a saúde e para a cabeça”, diz ele.

Luiz Fernando Lara, que regava suas plantinhas recém-colocadas no canteiro nesta terça-feira (25/7), concorda. “Desde que comecei aqui, sinto uma tranquilidade maior. Cuidar de horta faz bem pra saúde de todas as formas, porque além disso levamos alimentos fresquinhos e saudáveis pra casa”, salienta ele.

Uma cidade sustentável

Curitiba possui 147 hortas espalhadas pelo município, que envolvem mais de 37 mil pessoas diretamente e indiretamente em um projeto de melhor aproveitamento dos espaços urbanos vazios em Curitiba. Essa iniciativa não só contribui para a qualidade da alimentação dos curitibanos, mas também promove o tratamento da saúde emocional e a ocupação social da comunidade local.

O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Luiz Gusi, enfatiza que o programa oferece apoio constante aos produtores, com orientação técnica, preparo dos canteiros e fornecimento de mudas de hortaliças. “Para o bom desenvolvimento do programa, os participantes recebem treinamentos teóricos e práticos sobre cultivo e manutenção de canteiros para produção de frutas, hortaliças e temperos, sem agrotóxicos”, ressalta Gusi.

Como participar

A Prefeitura apoia o cultivo em vazios urbanos da cidade, realizado por cidadãos organizados por meio de associações de moradores ou entidades sociais. Quem estiver interessado em participar precisa procurar o coordenador da horta mais próxima ao seu local de residência.

De acordo com a gerente da Unidade de Agricultura Urbana da SMSAN, Lillian Fernanda de Macedo, o coordenador de cada horta vai informar se há vagas para participar. “Caso não haja vagas, o coordenador pode colocar em uma lista de espera, para que, se houver desistência, possa chamar o interessado”, explica Lillian.

O programa de Agricultura Urbana faz parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba