Prefeitura isenta carros elétricos de EstaR e car sharing está se tornando uma realidade em Curitiba

O prefeito Rafael Greca assinou, nesta segunda-feira (11/11), o decreto que isenta o pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR) para carros 100% elétricos nas vias públicas da capital. O objetivo é incentivar a eletromobilidade e o uso de veículos não poluentes na cidade.

O prefeito Rafael Greca assinou o decreto que isenta o pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR) para carros 100% elétricos nas vias públicas da capital.
Curitiba, 11/11/2019.
Foto: Luiz Costa/SMCS

O decreto vale para veículos elétricos particulares e também para carros de compartilhamento elétrico (sharing) – aluguel de curta duração e para curta distância desses veículos – na cidade.

Com o decreto, o dono de veículo elétrico poderá ficar sem pagar o EstaR por até duas horas, de acordo com a área já disponível para estacionamento rotativo na cidade. No caso do car sharing, não haverá limite de horas para a isenção.

“Esse projeto é só o começo. Temos ainda poucos veículos elétricos em circulação, mas no futuro serão muitos, com o aumento da produção de montadoras, como Renault e outras fabricantes, e a implantação do car sharing”, disse Greca.

O prefeito estava acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, e de secretários. “Queremos ser a primera cidade com energia limpa do País. No Palácio 29 de Março (sede da administração municipal) já economizamos R$ 45 mil e reduzimos em 12 toneladas a emissão de CO2 com a instalação de painéis solares. Os ônibus que circulam na cidade em breve terão tecnologia Euro 6, com índices mais baixos de emissões”, acrescentou o prefeito.

Funcionamento

Com o decreto, o dono de veículo elétrico poderá ficar sem pagar o EstaR por até duas horas, de acordo com a área já disponível para estacionamento rotativo na cidade. Após esse tempo terá que mudar de local.

Segundo dados do Detran-PR, a frota de veículos elétricos em Curitiba ainda é pequena – são 89 automóveis – mas deve crescer significativamente nos próximos anos

No caso do car sharing, não haverá limite de horas para a isenção.

A Prefeitura definirá áreas específicas para estacionamento de veículos elétricos alugados. A intenção é implantar as primeiras vagas na região central, próximos a postos de recarca da Copel.

Para usufruir da isenção – o decreto tem validade de dois anos – os donos de veículos e as empresas de car sharing deverão fazer um cadastro na Urbanização de Curitiba (Urbs). As informações necessárias para o cadastro serão divulgadas por meio de portaria.

“É um incentivo importante para os carros elétricos, o que deve contribuir para a diminuição do número de emissões de poluentes e, com o car sharing, reduzir o número de veículos particulares no trânsito da cidade, melhorando a fluidez do tráfego”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Rede de car sharing

Em julho desse ano, o prefeito e a direção da montadora Renault se reuniram para discutir uma parceria para viabilizar a criação de uma rede de car sharing elétricos na cidade. A intenção da montadora de origem francesa é colocar em operação 500 carros no modelo de car sharing até 2025.

Há também startups interessadas na fabricação e na operação do mercado de carros elétricos, segundo Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

“Curitiba vem somando esforços para se colocar no topo da transformação energética e no uso de novas tecnologias. Esse decreto, que foi estruturado com a participação de vários atores, é uma iniciativa que comprova esse compromisso”, afirmou Cris Alessi.

Aluguel

O modelo de car sharing estabelece o aluguel do carro elétrico e a contratação do serviço se dá por meio de um aplicativo no celular. O usuário utiliza o veículo apenas pelo tempo necessário e depois o devolve.

É possível, dentro da área de abrangência do serviço, pegar o veículo em um ponto e devolver em outra área da cidade, em um sistema similar ao dos aplicativos de patinetes e bicicletas. O pagamento é feito por minuto e inclui todos os serviços.

Estima-se que pelo menos 5 milhões de pessoas no mundo já utilizam esse sistema, segundo dados compilados pelo World Resources Institute (WRI). Além disso, a estimativa é que para cada carro elétrico compartilhado é possível evitar o lançamento de 15 toneladas de CO2, o que equivale à poluição gerada por nove carros a combustão por ano.

Presenças

Participaram da assinatura do decreto os secretários do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; a superintendente da Secretaria Municipal de Trânsito, Rosângela Batistella; o coordenador de relações institucionais e governamentais da Renault, Carlos Alberto de Paula; o superintendente de negócios de gás, biomassa e inovação da Copel, Carlos Diego Pedroso; e os vereadores Edson do Parolin, Bruno Pessuti, Julieta Reis, Geovane Fernandes, Mauro Bobato e Tico Kuzma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Prefeitura de Curitiba promove mutirão de recolhimento de lixo eletrônico no sábado

Prefeitura de Curitiba promove mutirão de recolhimento de lixo eletrônico no sábado

No sábado (3/12), os curitibanos têm a última oportunidade do ano de descartar corretamente os aparelhos eletrônicos e cabos fora de uso que estiverem ocupando espaço em casa. O mutirão da Prefeitura de Curitiba acontece em dez pontos diferentes da cidade, das 9h às 15h.

Veja os endereços abaixo.

Podem ser levados computadores, geladeiras, smartphones, fornos elétricos, micro-ondas, aparelhos de som, ventiladores, desumidificadores, torradeiras, batedeiras, aspiradores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, tablets, notebooks, impressoras, carregadores de celular, entre outros.

O recolhimento é feito pelas associações de reciclagem do Ecocidadão. As peças serão separadas e encaminhadas para darem origem a outros bens. O plástico presente nos aparelhos pode ser usado como matéria-prima para os novos.

A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, reforça que, levando os eletroeletrônicos aos mutirões, além de colaborar com as famílias dos catadores, e no fortalecimento da cadeia de reciclagem, elimina-se o risco de descarte incorreto. “Em aterros sanitários ou bota-fora irregulares, os compostos químicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos”, explica.

Volta em março

Os recolhimentos mensais voltam a acontecer apenas em março, em função dos meses de férias escolares de verão. Até lá, quem precisar encaminhar o lixo eletrônico pode levar diretamente a um dos Ecopontos Mistos, ou a algum dos pontos fixos das regionais Boqueirão, Tatuquara e Cajuru.

No ICI

Continua disponível o recolhimento do material, também, no  Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), no Cabral. Quem faz o recolhimento é a Associar, do Ecocidadão, todas as primeiras sextas-feiras do mês. Inicialmente, a ação foi estendida, além do material gerado no ICI, aos servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e moradores da primeira quadra da Rua São Pedro, onde fica o ICI.

Mais informações sobre o descarte correto de resíduos e os serviços disponíveis estão no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br e no site da Família Folhas.

Mutirão de recolhimento de lixo eletrônico

Data: 3/12 (sábado)

Horário: das 9h às 15h

Locais

    • Parque Barigui: acesso pela BR-277, no estacionamento em frente ao heliponto
    • Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
    • Administração Regional Cajuru: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
    • Parque São Lourenço: Rua José Brusamolin, 125 – acesso pela Rua Mateus Leme
    • Parque Tingui: acesso pela Rua José Casagrande, próximo à ponte
    • Rua da Cidadania do Pinheirinho: Avenida Winston Churchill, 2.033 (no estacionamento, em frente à UPA)
    • Largo Padre Albino Vico: na frente da Paróquia Santuário São José, com acesso pela Avenida República Argentina
    • Praça Menonitas: Rua Antônio Kosovski, 3.425, c/ Rua Major Theolindo Ferreira Ribas
    • Praça Des. Armando Carneiro: esquina das ruas Lourival Portella Natel e Levino Schier
    • Horto Municipal do Guabirotuba: Avenida Senador Salgado Filho, 947

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Com roda-gigante, Vila de Natal estreia nesta quinta em Curitiba

Com roda-gigante, Vila de Natal estreia nesta quinta em Curitiba. - Curitiba, 25/11/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Embalada pela roda-gigante luminosa, nesta quinta-feira (1/12) será inaugurada  a Vila de Natal Electrolux, na Praça Santos Andrade. Uma das atrações gratuitas mais aguardadas do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 funcionará junto com a tradicional feirinha especial e as outras ativações da Vila de Natal.

A roda-gigante de 20 metros que integra a Vila de Natal Electrolux na Praça Santos ficará aberta ao público de sexta a domingo, das 16h às 22h, até dia 23 de dezembro. A inauguração da Vila, nesta quinta-feira, às 19h30, contará com a presença do prefeito Rafael Greca.

A praça vista de cima

Com 16 gôndolas, a roda-gigante tem espaço para transportar quatro pessoas em cada uma das cabines. O brinquedo também conta com acessibilidade.

Os seus giros duram em torno de 8 a 10 minutos, e lá de cima o público poderá observar a beleza dos contornos geométricos de uma das praças mais antigas de Curitiba, que tem no piso desenhos em petit-pavé de rosáceas paranistas e outros detalhes urbanísticos como chafariz, bancos de madeira e várias estátuas e bustos. No entorno estão prédios icônicos da cidade, como a imponente Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra.

Cursos, selfies e paradas natalinas

Além da roda-gigante, não faltarão outros bons motivos para apreciar em família a Vila Electrolux, que está recheada de atrações, como a Casa do Papai Noel e a decoração de luzes, que convida o visitante a tirar selfies.

Outro destaque da Vila de Natal será a Cozinha Electrolux, um espaço onde serão oferecidas nos fins de semana aulas de culinária ministradas por renomados chefs. As atrações interativas da Vila de Natal estarão abertas de sexta a domingo, das 16h às 22h. Aos sábados haverá parada natalina com banda e presença do Papai Noel.

Feirinha de Natal

O público que circular pela pela Vila Electrolux vai encontrar também a tradicional feirinha natalina. Com cerca de 15 barracas, os feirantes vão expor ao público souvenirs, itens de decoração natalina e também opções de gastronomia. A feira funcionará de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h30.

A programação do Natal de Curitiba desta sexta-feira (1/12) tem ainda opções de espetáculos e atrações que já estrearam, como o Carrossel e Auto de Natal no Passeio Público e mais uma apresentação do balé O Quebra-Nozes, previsto para acontecer nas Ruínas de São Francisco, perto do Largo da Ordem.

Patinação na praça Oswaldo Cruz

Ainda nesta quinta-feira (1ª/12) , às 20h, começa a série de três apresentações de patinação artística na quadra coberta da Praça Oswaldo Cruz, em frente ao Shopping Curitiba. O espetáculo apresentará coreografias campeãs de 2022 e números inéditos com temas natalinos.

A patinação artístcia será apresentada também na sexta-feira (2/12) e no domingo (4/12). O show tem participação dos atletas de competição da Associação dos Pais e Amigos dos Patinadores Artísticos de Curitiba e de alunos da Escola Curitibana de Patinação Artística.

Outras atrações que continuam em cartaz

No Água Verde o público tem ainda mais uma sessão do espetáculo musical Torque, às 20h30, que acontecerá até domingo (4/12), na Praça Afonso Botelho. O espaço também está decorado com uma imensa bola de Natal patrocinada pelo Club Athletico Paranaense.

Serviço

Vila de Natal Electrolux na Praça Santos Andrade

Abertura na quinta-feira (1/12), às 19h30

Até 23/12, de sexta a domingo, das 16h às 22h

    • Roda-gigante
    • Workshops no espaço Electrolux
    • Parada de Natal: sábados, às 16h
    • Feirinha de Natal: de segunda à sexta, das 10h às 22h, sábados e domingos

Atrações desta quinta-feira (1/12) do Natal de Curitiba 2022

    • 10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Pç. Gen. Osório, 100 – Centro)
    • 14h –  Natal Condor no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 370 – Centro)
    • 15h – Auto de Natal da Matriz (Praça Rui Barbosa – Centro)
    • 19h – Natal da Família Moletta (Rua Nicola Pellanda, 5962 – Umbará)
    • 19h – Árvore de Natal Centro Cívico (Avenida Cândido de Abreu, 817)
    • 19h – Caminho de Luz da Ligga no Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho)
    • 19h – Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Calçadão da XV de Novembro – Centro)
    • 19h – Jardim dos Sonhos Ademicon (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350 – Jardim Botânico)
    • 19h – Decoração especial da Praça Afonso Botelho (Rua Engenheiros Rebouças, 3020 – Água Verde)
    • 19h30 – Árvore do Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, 2355 – Bigorrilho)
    • 19h30 – Árvore de Natal da Rotatória do Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, 2355 – Bigorrilho)
    • 19h30 – Auto de Natal no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 370 – Centro)
    • *19h30 – Vila Electrolux com roda-gigante (Praça Santos Andrade – Centro)
    • *19h30 – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Centro)
    • 19h30- Auto de Natal no Largo da Ordem (Pç. Garibaldi, 7)
    • 20h – O Quebra-Nozes nas Ruínas de São Francisco (Av. Jaime Reis, 215 – São Francisco)

      20h – Patinação artística na Praça Oswaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, 2335 – Centro)

    • 20h30 – Torque (Rua Engenheiros Rebouças, 3020 – Água Verde)

*Estreias

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Marista, Uninter, Banco do Brasil, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba