Prefeitura de Curitiba promove Campanha do Agasalho

A Prefeitura lançou nesta segunda-feira (20/5) a Campanha do Agasalho e a Ação Inverno 2019 – Curitiba que Acolhe. As duas ações serão coordenadas pela Fundação de Ação Social (FAS) para arrecadar agasalhos, calçados, cobertores e roupas de cama que serão doadas às pessoas atendidas nas unidades da assistência social do município e também para proteger a população em situação de rua nos meses mais frios.

Prefeito Rafael Greca participa do lançamento da Campanha do Agasalho 2019 “Doe a Boa”.
Curitiba, 20/05/2019.
Foto: Luiz Costa /SMCS.

Com o slogan Doe a Boa, a Campanha do Agasalho 2019 quer incentivar as pessoas a doar peças em bom estado e limpas. Isso porque, atualmente 30% das roupas e calçados doados pela população ao Disque Solidariedade – responsável pelo recebimento de doações – são descartadas por falta de condições de uso.

A Campanha do Agasalho e a Ação Inverno vão até 15 de setembro. A FAS espera arrecadar 100 mil peças, principalmente de roupas masculinas e cobertores, nos próximos quatro meses.

“Nós não queremos perder ninguém para o frio. Queremos que Curitiba seja a cidade mais humanitária do Brasil e, por isso, pedimos a doação de agasalhos e calçados que possam ser usados por outras pessoas“, disse o prefeito Rafael Greca, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone.

Greca agradeceu a participação de parceiros e voluntários e falou da importância da união de esforços do poder público, das igrejas e dos movimentos sociais no desenvolvimento de ações para atender a população.

Qualidade

O presidente da FAS, Thiago Ferro, explicou que a maior demanda da campanha é de roupas masculinas, principalmente para atender a população em situação de rua. Mas as doações também atenderão aproximadamente 50 mil famílias e pessoas, entre elas crianças e idosos, acompanhados e acolhidos pela FAS.

Serão pelo menos 100 pontos de coleta espalhados pela cidade, nas Ruas da Cidadania, empresas parcerias e comunidades religiosas. Entre os parceiros da campanha estão Rede Massa, Supermercados Condor, Electrolux, Havan, Effex, Fábrica de Comunicação, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e o Núcleo de Pastores formado pela Comunidade Alcance de Curitiba, Igreja de Deus do Campo Comprido, Vitória Comunidade Cristã e Comunidade Cristã de Curitiba.

A campanha pode ser conhecida por meio do rádio, nas redes sociais, nas TVs instaladas nos ônibus do transporte público e nos pontos de ônibus.

Ação Inverno

A Ação Inverno contará com até 1.200 vagas para abrigamento de pessoas em situação de rua. Todas as noites em que a temperatura atingir 9 graus ou menos, a FAS intensificará o serviço de abordagem social, das 19h às 23h, trabalho que será feito por 12 equipes que percorrerão toda a cidade em busca de pessoas que estejam em situação de rua.

Após esse horário, o serviço passa a ser executado por sete equipes. Vinte e sete educadores sociais e 12 motoristas trabalharão nas abordagens.

Durante o dia, a abordagem social continua sendo feita pelas equipes da Central de Encaminhamento Social 24 Horas e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

Pelo terceiro ano consecutivo, a Ação Inverno conta com o apoio de voluntários. Eles vão auxiliar as equipes técnicas servindo alimentação, fazendo o encaminhamento para banho, entrega de roupas e material de higiene.

Presenças

Participaram do lançamento o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Maria Alice Erthal, e a assessora comunitária, Eliane do Rocio Wosgerau Santos; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto; e os administradores regionais do Boa Vista, Janaína Lopes Guerra, do Pinheirinho, Reinaldo Boaron, de Santa Felicidade, Simone Graça das Chagas, e da Matriz, Dirceu de Matos.

E, ainda, os vereadores Julieta Reis, Edson do Parolin e Beto Moraes; os representantes da Cruz Vermelha, Ederval Nunes, Dayane Mara Kruger e Jefferson Castro; o gerente de Contas Institucionais do Grupo Massa, Jairo Cajal Júnior; o coordenador do Projeto Gadareno da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba, pastor Jorge Santos; e a coordenadora de Recursos Humanos da Rede Condor, Charmoniks Heuer.

 


 

Primeiros pontos de doação da Campanha do Agasalho 2019

Ruas da Cidadania

Bairro Novo – Tijucas Do Sul, 1.700, Sitio Cercado

Boa Vista – Avenida Paraná, 3.600, Boa Vista

Carmo – Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão

Cajuru – Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 2.150, Cajuru

CIC – Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, CIC

Portão – Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha

Matriz – Praça Rui Barbosa, 101, Centro

Pinheirinho – Av. Winston Churchill, 2033 – Capão Raso

Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade

Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, Tatuquara

 

Lojas dos Supermercados Condor

Pinheirinho – Av. Winston Churchill, 2.170

Campo Comprido – Rua João Dembinski, 1.410

São Braz – Av. Vereador Toaldo Túlio, 3.650

Sítio Cercado – Rua Isaac Ferreira da Cruz, 3.868

Bom Retiro – Rua Nilo Peçanha, 1.000

Uberaba – Av. Comendador Franco, 6.005

Água Verde – Av. Água Verde, 860

Cajuru – Rua Natal, 1.155

CIC – Rua João Bettega, 3.930

Central de Distribuição – Estrada do Ganchinho, 690 – Umbará

 

Rede Massa

TV Rede Massa – Rua João Tschannerl, 830 – Vista Alegre

Rádio Massa FM – Rua Zem Bertapelle, 531 – Santa Felicidade

Lojas Havan – Av. Desembargador Hugo Simas, 745, Bom Retiro

 

Correios

Centro – Rua Marechal Deodoro, 298

Centro – Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 55

Centro – Rua Amintas de Barros, 627

Centro – Rua Emiliano Perneta, 288

Vila Izabel – Avenida Getulio Vargas, 3.309

Sitio Cercado – Rua Agudos do Sul, 41

Batel – Rua Alferes Angelo Sampaio, 1.090

Ahú – Avenida Anita Garibaldi, 2.480

Barreirinha – Avenida Anita Garibaldi, 3.482

Juvevê – Rua Augusto Stresser, 1.184

Mossunguê – Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 1.210, Lj 17

Novo Mundo – Avenida Brasília, 6.759

Cajuru – Rua Lourival Wendler, 509

Guabirotuba – Avenida Comendador Franco, 2.550

Xaxim – Rua Francisco Derosso, 2.560

Jardim Social – Rua Fagundes Varela, 1.405

Fanny – Rua Maestro Francisco Antonello, 1.648

Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1.994

 

Via: PREFEITURA DE CURITIBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Camerata Antiqua de Curitiba encerra temporada com concerto natalino e apresentações em igrejas

Magnificat de Bach, encerra temporada 2022 da Camerata Antiqua de Curitiba. Foto: Daniel Castellano / SMCS

A temporada 2022 da Camerata Antiqua de Curitiba chega ao fim com o tradicional concerto natalino. Destacada como uma das mais importantes obras de Bach, a grandiosa Magnificat será apresentada neste fim de semana, com regência do maestro paulista Celso Antunes. Os ingressos para os concertos desta sexta-feira (9/12), sábado (10/12) e domingo (11/12) estão à venda pelo site Minha Entrada.

Ainda dentro da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022, a Camerata faz outros dois concertos gratuitos em igrejas, para encerrar também o programa que neste ano completou 20 anos de existência. Nos dias 16, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, e no dia 17, às 20h, na Paróquia Bom Pastor, obras corais com a temática natalina serão executadas com a regência de Mara Campos.

Encerramento

“O concerto de encerramento é sempre ponto alto na programação da Camerata”, explica Janete Andrade, coordenadora de música erudita. “Foi um ano incrível, que tivemos grandes momentos. A programação foi bem envolvida no Centenário da Semana de Arte Moderna, no Bicentenário da Independência do Brasil, e outras tantas datas importantes. Agora estamos terminando da mesma maneira que a gente adora, que é com Bach”.

O encerramento da temporada é também a estreia de Celso Antunes à frente da Camerata. Paulista, o maestro é regente titular da Camerata Fukuda e professor de regência coral na conceituada Haute École de Musique de Genève, na Suiça.

O Magnificat em ré maior, BWV 243, obra sacra do barroco Johann Sebastian Bach (1685-1750), é uma das principais obras vocais do compositor. Seu texto consiste do cântico de Maria, mãe de Jesus, tal como descrito pelo evangelista Lucas. A obra se divide em 12 partes e sua execução dura aproximadamente 30 minutos.

Solistas foram convidados para engrandecer a obra. Integram os concertos as sopranos, Natália Áurea e Naura Sant’Ana; a mezzosoprano Luísa Francesconi; o tenor Anibal Mancini; e o baixo-barítono Sabah Teixeira.

Também está no repertório do concerto a Cantata BWV 36 (do Advento) – Schwingt freudig euch empor (Erguei-vos alegremente). Bach tem uma cantata para cada ofício religioso do ano, escrita para coro e orquestra. Nesse programa foi escolhida uma obra do primeiro domingo do advento.

Concerto nas igrejas

A Camerata Antiqua de Curitiba sob a regência de Mara Campos e solos da soprano Ana Paula Machado executa uma seleção especial de coros. As aspresentações fazem parte do Programa Concerto nas Igrejas, que desde 2002 leva música erudita a espaços religiosos.

Todo o repertório traduz o que é o verdadeiro espírito do Natal, do Oratório Messias de Händel ao Gloria de Vivaldi e das canções tradicionais como: Noite Feliz de Franz Xaver Gruber, O Holy Night de Adolphe Charles Adam e Adeste Fideles, de autoria atribuída ao Rei D. João IV de Portugal, entre outras.

Serviço

Magnificat de Bach (encerramento da temporada)

Regência: Celso Antunes (Brasil/Alemanha)

Sexta (9/12), às 20h, e sábado (10/12) e domingo (11/12), às 18h30

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural

Rua Conselheiro Laurindo, 273

Ingressos pelo site Minha Entrada

Concerto nas igrejas

Grátis

Sexta (16/12), 19h30

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

Praça Senador Correia, 128 – Centro

Sábado (17/12), 20h

Paróquia Bom Pastor

Rua Victório Viezzer, 810

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Marista, Uninter, Banco do Brasil, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Comércio da Rua da Cidadania da Matriz tem presentes, utilidades e itens para as ceias de fim de ano

Comércio da Rua da Cidadania da Matriz tem presentes, utilidades e itens para as ceias de fim de ano. Na imagem, Anderson  Alves dos Santos. Curitiba, 05/12/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

Moradores e turistas que percorrem as ruas centrais da cidade para apreciar as atrações natalinas podem aproveitar e visitar a Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa. Lá, onde está instalada uma das árvores de Natal gigantes da cidade, funcionam o Mercado Central e o Centro Comercial Rui Barbosa.

São 400 boxes, quiosques e lojas situados na parte interna (o mercado) e externa (o centro comercial) do local, oferecendo utilidades, presentes e itens para as ceias de fim de ano – como o Sacolão da Família – além de salões de beleza, padaria, presentes, bijuterias, chapéus e bonés, açougue, sorveteria e pet shop. Também conta com lanchonetes e banheiros.

“É um ponto de comércio popular muito variado, tradicional e alegre da nossa cidade”, resume a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion Cantergiani. Os comerciantes são permissionários das unidades, administradas pela Urbs.

Ponto de encontro de gerações

Um dos comerciantes estabelecidos no Mercado Central desde sua abertura, há 25 anos, Anderson Alves dos Santos é o responsável pela Space Tech’s Store. O espaço é um mix de sebo de jogos eletrônicos com novidades e que já se tornou referência para o público do segmento.

Paraíso para as diferentes gerações apaixonadas por games, lá é possível encontrar desde jogos e componentes analógicos até os de fabricação mais recente. “A loja também oferece reproduções de jogos de época feitas por fãs brasileiros, que atraem clientes de 4 a 80 anos”, conta.

Feitos à mão

A poucos metros de distância, o point do mundo geek na Rua da Cidadania convive com o mais tradicional do artesanato. Um exemplo é o box da ex-zeladora Valniceia de Oliveira Camporeis, que começou vendendo na Feirinha do Largo da Ordem.

Há dois anos na Rua da Cidadania, Valniceia tem como carro-chefe do espaço as toalhas de prato decoradas com aplicações e bicos de crochê. Motivos relacionados à cidade (como a estufa do Jardim Botânico) e temáticos (como Natal e Páscoa) podem ser vistos em suas criações. “Comecei bem na época da pandemia mas melhorou muito”, conta a artesã. Quando o movimento no balcão permite, adianta novas peças na máquina de costura que mantém no local.

Também artesão, Charles Luciano Hastreiter Villanueva se dedica à criação de produtos esotéricos, que ele molda, pinta e cola em casa. Mandalas e filtros dos sonhos são alguns dos destaques do box, que dividem espaço com artigos industrializados.

De carro ou de ônibus

O acesso a esse variado centro de comércio popular é garantido pela facilidade de transporte. A Praça Rui Barbosa, onde está a Rua da Cidadania da Matriz, é o terceiro mais movimentado terminal de ônibus da cidade, depois de Pinheirinho e Capão Raso.

A Rua da Cidadania também tem ponto de táxi próximo e, no subsolo, um estacionamento particular com 180 vagas.

Serviço

Compras de Natal no Mercado Central

Rua da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa, 101)

Aberto de segunda a sexta-feira (das 9h às 19h) e aos sábados (das 9h às 18h)

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Marista, Uninter, Banco do Brasil, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba