O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou a criação do Poupatempo Paraná por meio do decreto nº 11.247/2025. O novo programa visa simplificar a prestação de serviços públicos estaduais, promovendo maior acessibilidade e praticidade para os cidadãos.
Inauguração e Projeções
A primeira unidade do Poupatempo Paraná será inaugurada em Curitiba no início de outubro. O projeto prevê a criação de 20 centrais de atendimento em diversas cidades do estado, proporcionando até 7 milhões de atendimentos anuais, o que equivale a aproximadamente 27 mil atendimentos por dia. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma estrutura padronizada e acessível.
Serviços Oferecidos
As unidades do Poupatempo reunirão serviços estaduais, municipais e federais em um só lugar. Os cidadãos poderão acessar a nova Carteira de Identidade, serviços do Detran-PR, solicitações de licenças e alvarás, além de orientações sobre programas governamentais. Serão oferecidos também serviços da Cohapar e cadastros para o programa Casa Fácil Paraná.
Plataforma Digital e Implantação
O modelo contará com uma plataforma digital que permitirá realizar as demandas de forma totalmente online, híbrida ou por videochamada, para quem tem dificuldades com ferramentas digitais. A responsabilidade pela execução do Poupatempo Paraná será do Consórcio PR Cidadania, formado por empresas especializadas.
A implantação será realizada em três fases, planejadas para serem concluídas em até um ano. A primeira fase inclui a abertura de unidades em Curitiba, Ponta Grossa, Umuarama, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá e São José dos Pinhais.
Expansão e Coordenação
A segunda fase levará as centrais a cidades como Araucária, Cascavel, Guarapuava e Paranaguá, enquanto a terceira fase contemplará Apucarana, Campo Largo e Toledo. Conforme o decreto, a Superintendência Geral de Governança de Serviços e Dados, ligada à Casa Civil, será responsável pela coordenação do projeto, incluindo a digitalização de serviços e a implementação de tecnologias que facilitem o acesso ao cidadão.
Além dos serviços estaduais, também poderão ser incorporados serviços municipais e de entidades privadas, mediante convênios que garantam a manutenção das estruturas.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



