A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) do Paraná lançou nesta terça-feira (09) uma consulta pública para recolher opiniões sobre os editais Pontos de Cultura e Pontões de Cultura. Com um investimento total aproximado de R$ 4,8 milhões, o projeto visa fortalecer a cultura local por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As sugestões podem ser enviadas até o próximo domingo (14), sem necessidade de cadastro prévio.
Objetivo da Consulta
Segundo Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura, os editais têm como propósito melhorar o acesso à cultura e fortalecer identidades locais, promovendo a participação da comunidade. Ela enfatizou que a elaboração dessas iniciativas deve ser feita com a contribuição de aqueles que atuam diretamente nas comunidades, para que reflitam as reais necessidades da população.
Editais em Detalhe
O edital referente aos Pontos de Cultura selecionará 16 projetos voltados ao acesso a bens e serviços culturais em suas respectivas comunidades. Esses pontos são, na sua essência, entidades sem fins lucrativos, grupos ou coletivos que realizam atividades culturais contínuas, independentemente de terem ou não reconhecimento formal.
Por outro lado, o edital dos Pontões de Cultura busca aprovar 10 projetos de entidades com constituição jurídica que tenham uma finalidade cultural e/ou educativa. Tais Pontões promovem a articulação entre diferentes Pontos de Cultura, potencializando ações em nível estadual ou regional, com um foco em atividades conjuntas e capacitações.
Participação e Informações
Serviço:
As contribuições podem ser feitas através do sistema SIC.Cultura. O prazo para envio das sugestões é até as 23h59 do domingo, dia 14 de junho.
