Policiais intensificam ações em Curitiba e flagram aglomerações em locais públicos

A Polícia Militar intensificou neste domingo (23) a fiscalização das aglomerações em Curitiba. Mais de 500 pessoas tiveram que deixar parques e praças públicas e algumas foram encaminhadas para lavratura de Termo Circunstanciado por uso e porte de drogas até o final da tarde.

A atuação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) envolve efetivo estadual e órgãos municipais e deve se estender até o fim da noite e o começo da segunda-feira (24). O lançamento ocorreu na Praça Rui Barbosa, Centro da Capital.

“A ação é para prevenir e reprimir infrações administrativas, entre elas aglomeração de pessoas, frequentemente relacionados a alguns espaços públicos da Capital”, disse o coordenador operacional da AIFU, capitão Ronaldo Carlos Goulart.

Ele acrescentou que a fiscalização tem ocorrido desde o início da pandemia, mas o aumento do número de casos e óbitos e o endurecimento das medidas restritivas renovaram a atuação para o cumprimento das recomendações das equipes de saúde.

“As pessoas devem ficar atentas às regras dos decretos do Estado e do município porque elas visam reduzir a contaminação e a propagação do vírus. Infelizmente ainda vemos que muitas pessoas não respeitam as medidas e, mesmo estando erradas, continuam com as práticas irregulares e colocam em risco toda a população”, alertou Goulart.

Os pontos fiscalizados na tarde de domingo são conhecidos do meio policial por conta das denúncias feitas pela população. Neles há venda e consumo de bebidas alcoólicas e perturbação do sossego. Segundo o capitão, eles têm histórico de aglomeração.

O primeiro foi a Praça do Gaúcho, no bairro São Francisco, onde cerca de 60 pessoas foram abordadas e dois adultos acabaram encaminhados para lavratura de Termo Circunstanciado por uso e porte de drogas, sendo apreendidos pequenas porções de maconha. As equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), que acompanham a operação, lavraram notificações de trânsito e recolheram dois veículos que estavam em situação irregular.

Foto: AEN PR

No parque do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, os policiais militares dispersaram uma aglomeração de cerca de 500 pessoas, além de encaminharem mais duas por uso e porte de drogas. Na área do trânsito, um motorista embriagado que estava próximo do local foi encaminhado para uma delegacia após uma abordagem.

“Em algumas situações temos encontrado até foragidos da Justiça. Essas operações têm sido continuadas para que cada vez mais possamos reduzir os índices de crimes e os riscos de contaminação da população pelo vírus em locais públicos”, destacou o capitão.

AIFU 

Participam da operação policiais militares da Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN) do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da Companhia de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM), policiais civis, agentes da Guarda Municipal, Secretaria Municipal do Urbanismo, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria de Defesa Social e Trânsito.

Foto: AEN PR

COMÉRCIO 

Na semana passada, 17 estabelecimentos comerciais foram fechados em Curitiba por descumprimento de regras estaduais ou municipais. Houve, ainda, 175 autuações administrativas e 30 autos de infração de trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renato Borguetti faz show gratuito em Curitiba neste sábado

Neste sábado, dia 02 de julho, a área externa do Jockey Eventos, em Curitiba (PR), vai se transformar em um grande templo de celebração à boa música. Com oito horas de programação gratuita, o Blues Jazz Brasil Festival, sucessor do Festival BB Seguros de Blues e Jazz, vai reunir atrações nacionais e internacionais de peso em uma estrutura exclusiva com opções gastronômicas, ações de sustentabilidade e atividades para o público infantil. Entre os grandes destaques do evento, estará o gaúcho Renato Borghetti.

Desde o lançamento de seu primeiro álbum, em 1984, Renato Borghetti, consagrou-se como um dos grandes executores da gaita ponto, um dos instrumentos musicais mais marcantes da música sulista. Figura frequente em grandes festivais no Brasil e no mundo, ele sabe como poucos mesclar o som brasileiro, o latino e muito mais com criatividade, energia e assinatura própria.

Além de Renato Borghetti, o Blues Jazz Brasil Festival, que contará também com diversas opções gastronômicas e recreação infantil, vai receber outros sete grandes nomes da música nacional e internacional: Yamandu Costa, Hélio Brandão Sexteto, Tia Caroll (EUA), Orleans Street Jazz Band, Escalandrum (Argentina), O Bando Rock & Blues e Isabela Morais.

O Blues Jazz Brasil Festival será realizado neste sábado, dia 02 de julho, das 11h às 19h, na área externa do Jockey Eventos (Rua Dino Bertoldi, nº 740 – Tarumã), no bairro Tarumã. A entrada é gratuita. Mais informações no perfil oficial do evento no Instagram (@bluesjazzbrasil).

Café Cultura lança café em cápsula com venda para todo o Brasil

O Café Cultura, uma das principais redes de cafeterias do Brasil, acaba de lançar um novo produto focado em clientes que querem aproveitar o melhor dos cafés especiais da marca de forma prática e saborosa, em casa. A partir de agora, a rede disponibiliza café em cápsula, que pode ser adquirido nas unidades físicas do Café Cultura ou no site oficial (www.cafeculturabrasil.com), com entrega em todo o Brasil. Para abrir a nova linha, foi escolhido o House Blend, sucesso nas 32 lojas físicas espalhadas pelo país.

O House Blend traz equilíbrio entre doçura, acidez e corpo. Na composição, leva os grãos Bourbon Amarelo, Catuaí Vermelho e Icatú Amarelo. O café especial é torrado e moído, protegido em atmosfera diferenciada, valorizando o aroma mais rico e sabor marcante do espresso. A caixa, que custa R$ 34,90, conta com dez cápsulas, feitas de alumínio e compatíveis com as máquinas Nespresso. Mais sustentáveis, vêm com instruções para reciclagem, valorizando o cuidado com o meio ambiente.

Em franca expansão, a rede Café Cultura está presente em cinco estados brasileiros, e figurou no Prêmio Melhores Franquias 2021 como a quinta maior rede de cafeterias do Brasil, e em 2022 ganhou o Selo de Excelência em Franchising ABF. Além dos espaços físicos em cidades como Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, Cuiabá e Porto Alegre, o Café Cultura agora amplia seu atendimento com produtos para consumo em casa. “Os produtos disponíveis no site são uma forma de alcançar um maior público interessado em cafés especiais que está em cidades que ainda não temos presença física”, comenta Luciana Melo, CEO do Café Cultura.

A venda de cafés especiais em cápsulas se une a outras pedidas da rede catarinense que, além de servir seus cafés próprios nas lojas, resolveu apostar no consumo de seus blends em casa, com entregas em todo o Brasil, ampliando seu alcance territorial. Há escolhas como os cafés em pó, que incluem blends como o Peaberry, de grãos Bourbon Amarelo, que traz uma bebida mais aveludada e adocicada com toques de baunilha. Outro produto de destaque é o Drip Coffee: café em sachê que filtra direto na xícara, em processo semelhante ao chá, mas com um processo particular de preparo que mantém as principais características do café.

Sobre o Café Cultura

A rede Café Cultura foi fundada pelo casal Joshua Stevens e Luciana Melo em 2004, em Santa Catarina. A preocupação com toda a cadeia de produção dos cafés é foco da marca, que ganhou projeção nacional com o conceito Farm to Cup, de controle dos grãos da fazenda até a xícara. São selecionados grãos plantados acima de 1000m de altitude em fazendas do Espírito Santo e Minas Gerais, e os blends são elaborados no Café Cultura Lab, laboratório próprio da marca.

O novo House Blend em Cápsulas já está disponível nas lojas físicas da rede Café Cultura e no site www.cafeculturabrasil.com, com entregas em todo o Brasil.