Polícia Civil prende três pessoas por abuso e exploração sexual de crianças na internet

A Polícia Civil do Paraná prendeu três pessoas em flagrante durante a Operação Luz na Infância 8, nesta quarta-feira (9), no Estado. A força-tarefa, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, teve a participação de policiais civis cumprindo 176 mandados de busca e apreensão no Brasil e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador. 

No Paraná, as ordens judiciais foram cumpridas em Curitiba, Londrina, Maringá, Apucarana, Pato Branco, Andirá e Matelândia. Além dos flagrantes, três homens foram indiciados. Ao todo, seis pessoas irão responder por armazenamento do material de pornografia infantojuvenil. 

No Brasil, 27 pessoas foram presas em flagrante, outras 10 na Argentina e 4 no Paraguai.  

A ação faz parte de uma mobilização nacional para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. A operação também contou com a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), que ofereceu cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações.

Foto: Polícia Civil do Paraná

Nas sete edições anteriores, realizadas entre 2017 e 2020, a Luz na Infância cumpriu mais de 1,4 mil mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 700 suspeitos de praticarem crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil e nos países participantes da ação. 

Veja os resultados das operações anteriores: 

Luz na Infância 1 – 20 de outubro de 2017. Foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Foram presas 108 pessoas. 

Luz na Infância 2 – 17 de maio de 2018. As polícias civis dos estados cumpriram 579 mandados de busca, resultando na prisão de 251 pessoas.

Luz na Infância 3 – 22 de novembro de 2018. Operação deflagrada no Brasil e na Argentina com o cumprimento de 110 mandados de busca, resultando na prisão de 46 pessoas. 

Luz na Infância 4 – 28 de março de 2019. Operação deflagrada em 26 estados e no Distrito Federal resultou no cumprimento de 266 mandados e 141 pessoas presas. 

Luz na Infância 5 – 4 de setembro de 2019. Operação deflagrada em 14 estados e no Distrito Federal, além dos Estados Unidos, Paraguai, Chile, Panamá, Equador e El Salvador. A ação resultou no cumprimento de 105 mandados e 51 pessoas presas.  

Luz na Infância 6 – 18 de fevereiro de 2020. Operação envolveu policiais civis de 12 estados, além dos Estados Unidos, Colômbia, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos no Brasil e nos quatro países 112 mandados de busca e apreensão. 

Luz na Infância 7 – 6 de novembro de 2020. Operação envolveu policiais civis de 12 estados, além dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos no Brasil e nos quatro países 136 mandados de busca e apreensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cine Passeio tem programação especial para as crianças

A nova programação do Cine Passeio chega para agradar também as crianças. Nos dias 9, 10 e 12 de outubro, as salas do cinema mais charmoso da cidade vão rodar dois longas direcionados ao público infantil: Spirit – O Indomável e o Poderoso Chefinho 2, ambos dublados.

Além do retorno do público infantil, dentro dos protocolos de cuidados contra a covid-19, o Cine Passeio exibe nessa semana nova programação com duas estreias.

Entre 7 e 13 de outubro, desembarcam na Sala Luz o brasileiro Meu Nome é Bagdá, dirigido por Caru Alves de Souza, e o drama chileno com toque de terror Fio Invisível.

Nesta semana continuam em cartaz Meu Começo. Seu fim, drama alemão dirigido por Mariko Minoguchi, e Cry Macho – O Caminho para a Redenção, dirigido e estrelado por Clint Eastwood.

Os valores dos ingressos tanto para adulto como crianças é de R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). As salas funcionam com limitação de público, 20 a 30 cadeiras por sessão, dependendo do número de ingressos adquiridos por pessoas do mesmo círculo familiar.

Sessões virtuais

Para quem prefere ficar no conforto do sofá de casa, o Cine Passeio oferece um cardápio intenso de cinema virtual, incluindo sessões grátis.

Na programação gratuita da Sala Vitória estão em cartaz seis filmes, entre eles Trópico Fantasma, uma produção belgo holandesa sobre o drama cotidiano da vida dos imigrantes.

Na sala Cine Plaza, onde rodam sessões virtuais pagas, o destaque é para a estreia O Pombo – Um Refúgio para Sobreviver.

Destaques da programação do Cine Passeio

Especial para crianças 
Dias 9 e 10 – 10h30
Sala Luz – Spirit – O indomável (animação)

Dias 9, 10 e 12 – 11h
Sala Ritz – O Poderoso Chefinho 2

Outras sessões (7 a 13 de outubro)
Sala Luz
14h – DNA
17h – Meu Nome é Bagdá (estreia)
20h – O Fio Invisível

Sala Ritz
15h30 – Meu fim. Seu começo
19h – Cry Macho – O Caminho para a Redenção

* Às segunda-feiras o Cine Passeio está fechado

PCPR deflagra operação contra suspeitos de crimes contra a mulher em Curitiba e RMC

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas nesta terça-feira (05) para cumprir seis mandados de prisão e seis de busca e apreensão, em Curitiba, Piraquara e Tijucas do Sul. A operação visa suspeitos de crimes contra a mulher, como feminicídio, estupro e violência doméstica.

Denominada Anjo da Guarda, a investigação é fruto de um amplo esforço de combate a esses crimes no âmbito estadual.

Mais informações em breve.