Arquivos

Pira com o Fogo Simbólico da Pátria é acesa no Centro Cívico


O acendimento de uma pira com o Fogo Simbólico da Pátria em frente ao Palácio Iguaçu, na manhã desta segunda-feira (4/9), marcou a abertura das comemorações da Semana da Pátria no Paraná.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior participou do ato, ao lado do prefeito de Curitiba em exercício, Marcelo Fachinello; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, secretários de Estado e políticos. CLIQUE AQUI e veja a lista de participantes.

 

Protegendo a democracia

“O Paraná sempre valorizou a história da independência do Brasil e sempre fortaleceu em seus cidadãos a bandeira do patriotismo. Continuaremos sempre crescendo em unidade, cumprindo nossos deveres cívico-militares e protegendo a nossa democracia”, disse o governador.

Para o prefeito em exercício, Marcelo Fachinello, o Dia da Independência marca o resgate dos valores cívicos e de amor à Pátria.

“É o simbolismo da nossa bandeira, dos nossos símbolos da pátria. Que possamos respeitar o nosso País, exercer o nosso direito cívico e garantir a participação durante o grande dia do desfile da Independência aqui na Capital”, disse Fachinello, que considerou uma grande honra participar do evento ao lado do governador.

Hasteamento das bandeiras

Durante o ato, que também foi presidido pelo comandante da 5ª Divisão do Exército, general de Divisão José Ricardo Vendramini, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil e do Paraná no Pavilhão de bandeiras, a execução do Hino Nacional Brasileiro, apresentação da banda da Polícia Militar e a leitura da Carta aos Jovens, feita pelo coronel Antônio Carlos Figueiredo, integrante da Liga da Defesa Nacional.

Acendimento da pira

O ponto alto da celebração foi protagonizado pelo coronel Nilson Luiz Salata, veterano da Polícia Militar do Paraná e integrante da Liga da Defesa Nacional, que acendeu a pira. O fogo permanecerá aceso até 7 de setembro.

“Esse fogo representa para toda a sociedade brasileira a fé, a garra, o patriotismo que deve permanecer durante todo o tempo, não somente na semana da Pátria, mas durante toda a nossa existência enquanto brasileiros”, afirmou Salata.

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1938 no Rio Grande do Sul, em um grupo de pessoas que procurava por um símbolo para representar o ardor cívico do povo brasileiro.

Desfile e Auto da Independência

Além do grande de desfile marcado para o 7 de setembro na Avenida Cândido de Abreu, a partir das 9h, as comemorações da Semana da Pátria ainda terão a apresentação do Auto da Independência nas ruas da cidadania e no Memorial da Cidade.

Na terça-feira (5/9), a Banda da 5ª Divisão de Exército fará uma apresentação em frente ao relógio da Boca Maldita, no Centro de Curitiba, às 17h30. No repertório estão dobrados militares, músicas populares e temas de filmes clássicos.

Presenças

Participaram da cerimônia a secretaria municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o chefe da Casa Civil João Carlos Ortega; a controladora-geral do Estado, Luciana Carla da Silva; os secretários Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Hudson Leôncio Teixeira (Segurança Pública), Cleber Mata (Comunicação) e Elizandro Frigo (Administração e Previdência); o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Benício Vieira; o presidente da Celepar, Gustavo Garbosa; o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado; e os deputados estaduais Marcia Huçulak, Pedro Paulo Bazana, Cloara Pinheiro, Gilson Souza e Tiago Buhrer.

Também estavam o general da 5ª Divisão do Exército, Ricardo Santos Taranto; tenente-coronel Jorge Alexandre de Almeida Régis, do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfico Aéreo (Cindacta II); capitão de mar e guerra Anderson Brito de Mello; da Marinha Brasileira; coronel Jefferson Silva, comandante da Polícia Militar do Paraná; coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná; vereador Nori Seto; o vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; prefeitos Marcelo Palhares (Jacarezinho) e Eugênio Vazzoni (Altônia); estudantes dos colégios estaduais São Sebastião, Alcindo Fanaya Jr, Tatuquara e Conselheiro Carrão; estudantes das escolas municipais Ulisses Falcão Vieira; Pedro Viriato Parigot de Souza, Maria de Lourdes Pegoraro e Vinhedos; estudantes dos colégios cívico-militares Sebastião Saporski, Senador Manoel Alencar Guimarães, Gottlieb Mueller, ECIM Arlindo Carvalho de Amorim; e professores.

Próximos eventos da Semana da Pátria em Curitiba:

Apresentações do Auto da Independência
Segunda-feira (4/9)
15h – Memorial de Curitiba – Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
(regionais Matriz, Santa Felicidade e Boa Vista)

Terça-feira (5/9)
10h – Rua da Cidadania do Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1700
(regionais Pinheirinho e Portão)

Quarta-feira (6/9)
10h – Rua da Cidadania do Boqueirão – Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430
(regionais Boqueirão e Cajuru)

Quinta-feira (7/9)
9h – Desfile da Independência – Avenida Cândido de Abreu
 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba