Pesquisa inédita aponta que candidatos preferem processos seletivos mais objetivos

Para traçar o perfil comportamental do candidato no mercado de trabalho, a Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, acaba de realizar uma pesquisa com seu banco de talentos sobre processos seletivos.

O levantamento trouxe percepções, como a de que 94% dos entrevistados consideram importante saber com antecedência a quantidade de etapas na seleção. “Fica claro que prezam pela transparência no início do processo seletivo, inclusive para conseguir avaliar e entender sua complexidade e poder programar seu dia a dia de acordo com as diversas fases”, afirma Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre.

A pesquisa ainda aponta que 59% dos entrevistados dizem se sentir pressionados quando a seleção tem mais etapas e 66% acreditam que isso as torna mais injustas. Mesmo assim, vale ressaltar que mais de 70% afirmam que não desistiriam de um processo seletivo mais extenso.

Em contrapartida, a análise pondera que mesmo que cerca de 76% dos candidatos consultados considerem que até três etapas seja o ideal para um processo seletivo, 42% deles compreendem que essa objetividade depende da vaga em questão.

“Os dados demonstram que a palavra-chave é equilíbrio. Por um lado, a maioria afirma que o ideal é ter menos etapas, mas boa parte dos candidatos não vê como problema o processo ser mais extenso, contanto que haja justificativa, seja pela complexidade da vaga ou pelo tipo de perfil do profissional desejado”, explica Gabriela.

Ela completa que essas percepções contribuem para que as empresas definam processos seletivos cada vez mais ágeis e assertivos, de modo a contar com o maior número possível de talentos. Inclusive, em períodos de grande volume de contratações, como Black Friday e Natal, em que processos otimizados são essenciais para conseguir atender a demanda.

“Nessa época do ano, as empresas chegam a dobrar seu quadro de funcionários e contratar um grande volume de profissionais temporários em um curto espaço de tempo, o que se torna um desafio. Nossa orientação é sempre simplificar ao máximo o processo seletivo a fim de que a entrada do candidato seja facilitada e a empresa consiga ter seu quadro completo e preparado para aproveitar ao máximo o aquecimento gerado pelas festividades, obtendo dessa forma os melhores resultados para empresa e contratados, que podem ter a oportunidade da efetivação”, destaca.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2021, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,5 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu em nove edições, na categoria “Temporários e Efetivos”. Em 2021, a Luandre foi eleita pelo 4º ano consecutivo Melhor Fornecedor para RH na categoria trabalho efetivo e temporário do Prêmio Melhores Fornecedores RH – Gestão RH.

Além disso, em 2020, foi reconhecida como um dos “Lugares Incríveis para se trabalhar”, certificação concedida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 14 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Bahia (Salvador) e Ceará (Fortaleza). Realiza também atendimento à distância em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Curitiba tem 45 vagas para especialização gratuita em Libras, Professores do Ensino Médio de Matemática e Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica

Estão abertas as inscrições para vagas remanescentes dos cursos de especialização na modalidade EaD da Unicentro. Os candidatos podem fazer a inscrição pelo site da universidade até o dia 16 de outubro.

Em Curitiba, são oferecidas 2 vagas para a especialização em Libras e 20 vagas de especialização para Professores de Matemática do Ensino Médio e 23 vagas para Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica. Os cursos são totalmente gratuitos, realizados via Sistema Universidade Aberta do Brasil, e contam com algumas atividades presenciais no polo.

Segundo o edital nº 138/2022, o candidato deve apresentar diploma de graduação, histórico escolar da graduação, cédula de identidade e comprovante de experiência profissional – caso tenha, conforme os critérios do edital.

Além disso, serão usados dois critérios para a classificação, sendo o primeiro: ter graduação em Letras/Libras ou outra área de Letras e o segundo critério é maior tempo de atuação na educação de surdos.

Para a especialização em matemática os critérios são: ter graduação em Matemática ou em outra área das ciências exatas e maior tempo de atuação na área da educação (segundo critério).

Os critérios para seleção dos candidatos na especialização em Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica são: ter formação em Geografia ou outra área das Ciências Humanas e o segundo critério é o maior tempo de atuação na área da educação.

Serviço

Inscrições: até 16 de outubro. Clique aqui

Edital de homologação: 26 de outubro

Classificação final: 8 de novembro

Período para envio da documentação: 15 de novembro a 14 de dezembro

Editais relacionados ao processo seletivo:

Inscrições para formação para o mercado de trabalho direcionada a pessoas com autismo e PcDs são prorrogadas até o dia 07

MERCADO DE TRABALHO: Foi prorrogado até o dia 07 de outubro, as inscrições para o Ensina Itinerante PRONAS/PcD, projeto executado pela ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças – em parceria com o Ministério da Saúde, em Curitiba e região metropolitana (PR). O objetivo do curso é oferecer formação profissional para pessoas com autismo e pessoas com deficiência intelectual. 

Com duração de três meses e 320 horas, o projeto terá aulas de maneira híbrida e virtual, com disponibilização de conteúdo duas vezes por semana, e será realizada juntamente a oorganizações parceiras da ASID, contando com atividades síncronas e assíncronas.

O Ensina Itinerante PRONAS/PcD apresentará exercícios direcionados ao desenvolvimento de habilidades nas áreas de Logística, Informática, Administrativo, Produção e Varejo. Todas as áreas possuem as mesmas diretrizes curriculares, mas cada uma contém especificidades que serão trabalhadas com os participantes por meio de exemplos e exercícios. 

O curso possibilita o aumento da autoestima de pessoas autistas e com deficiência, uma vez que oferece instrumentos para a conquista da independência financeira. “Ter independência financeira é importante para todas as pessoas, inclusive as pessoas com deficiência. Por meio  do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, será possível estimular os conhecimentos que as pessoas já têm, e desenvolver aqueles com melhor aptidão para isso, considerando suas limitações e potencialidades. A garantia da independência financeira, ter melhores condições de tomar decisão sobre sua vida profissional, é parte do plano de vida, e com isso se ampliam as possibilidades de vivências. E é dessa maneira que pretendemos colaborar para a promoção da saúde e autoestima de pessoas com autismo e deficiência intelectual, por meio da capacitação para o mercado de trabalho”, explica Michely Ribeiro, gerente de projetos da ASID.

As pessoas participantes serão expostas a diferentes simulações de ambiente de trabalho para o aprimoramento de habilidades técnicas (hard skills), assim como de habilidades comportamentais e atitudinais (soft skills). Segundo Michely, o modelo possibilita que as pessoas participantes aprendam funções distintas por meio das experiências propostas: “A vantagem de simular o ambiente de trabalho para pessoas com autismo ou deficiência intelectual, é que em ambiente controlado, essas pessoas têm melhores condições de apreender conhecimentos sobre o funcionamento desse espaço de trabalho, e com isso se preparem melhor para os possíveis desafios que vão encontrar. Não apenas para as habilidades práticas, mas principalmente para as habilidades socioemocionais e comportamentais (as soft skills)”.

Após serem orientadas sobre a importância da qualidade de vida, os participantes irão elaborar um planejamento de vida. Paralelamente à realização do curso, a ASID também busca parcerias com empresas e organizações que podem ser futuras contratantes dos alunos, facilitando a participação em processos seletivos e, consequentemente, o ingresso no mercado de trabalho. As inscrições no Ensina Itinerante PRONAS/PcD estão abertas até o dia 07 de outubro e devem ser realizadas através do link https://forms.gle/VimdEt66G3RjAL4s9

Sobre a ASID Brasil

A ASID é uma organização social voltada à construção de uma sociedade inclusiva por meio de projetos de responsabilidade social, como voluntariado, inclusão no mercado de trabalho e desenvolvimento de gestão de organizações parceiras. Com mais de dez anos de atividades, tem mais de 100 mil pessoas impactadas e mais de 7 mil voluntários. A ASID também possui reconhecimento a partir de prêmios nacionais e internacionais, como o Melhores ONGs Época e o United People Global. Mais informações, acesse www.asidbrasil.org.br