Paulo Leminski completaria 78 anos nesta quarta (24/08)

Paulo Leminski se consolidou como um dos nomes mais importantes e vibrantes da literatura brasileira. O escritor, que completaria 78 anos no dia 24/08, experimentou diversas linguagens artísticas com uma rica obra poética, de prosa experimental, tradução, ensaios e composições musicais. 

Para conhecer mais a obra de Leminski: https://pauloleminski.com.br

Nascido em Curitiba em 1944, Leminski fez de sua vida uma busca pelo sublime. Seja pela procura religiosa, vinda da vontade de ser monge que o levou a passar parte da juventude em um mosteiro, até a filosofia zen que marcou sua obra, passando pelo minimalismo do dia a dia dos haicais. A forma poética japonesa, aliás, teve no autor um de seus grandes divulgadores no Brasil. 

Em 1975 começa uma série de lançamentos de trabalhos que se tornaram marcos na literatura brasileira com “Catatau”, em prosa, e dos escritos poéticos independentes  “Quarenta clics em Curitiba” (com o fotógrafo Jack Pires) em 1976 e “Não fosse isso e era menos não fosse tanto e era quase” e “Polonaises”, ambos de 1980. A repercussão destes trabalhos foram base para o seminal “Caprichos e relaxos” (1983). Quatro anos depois lança seu último livro em vida, o cultuado “Distraídos venceremos”.

Como tradutor, Leminski trouxe para nossa língua textos de autores plurais como Matsuó Bashô, Beckett, James Joyce e John Lennon. Como compositor, escreveu mais de 100 canções e teve suas composições gravadas por nomes como Caetano Veloso, Itamar Assumpção, Ney Matogrosso, Paulinho Boca de Cantor e Moraes Moreira. Em 2015, sua filha Estrela Leminski compilou as canções do pai em um songbook com partituras e cifras que podem ser baixadas de modo gratuito.

Confira uma playlist com faixas icônicas de autoria do poeta: https://spoti.fi/3PIL7Pl

Baixe o songbook de modo gratuito: http://www.pauloleminski.com.br/songbook/livro-cancoes-paulo-leminski.html

Em 2013, a carreira de Leminski ganhou um renascimento com a cultuada coletânea “Toda Poesia”, best-seller com as obras poéticas completas, organizada por Alice Ruiz, que acompanhou toda a produção de sua obra. Esse trabalho apresentou o autor para toda uma nova leva de leitores. 

Neste ano, seu trabalho ganha edições em todo o mundo com publicações na Itália, Espanha, Argentina e Estados Unidos. Para os fãs brasileiros, um sarau de celebração ao poeta acontece em sua cidade natal de Curitiba, no dia de seu aniversário, no Wonka Bar e a exposição Múltiplo Leminski abre em outubro em Porto Alegre, no Centro Cultural da UFRGS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Viagens e autoconhecimento: o grande poder de apreciar o novo

Conhecer o mundo para se conhecer. Ver de fora para entender o que tem dentro. Sair da zona de conforto e usar das viagens como uma poderosa ferramenta de autoconhecimento. Além de um episódio turístico em outro lugar, outra cultura, outro modo de enxergar a vida. Viajar também pode ser uma jornada para dentro de si mesmo.

Para percorrer o universo, é necessário abrir mão do comum para se jogar no novo. Conviver com seres humanos diferentes, culturas por vezes opostas e ambientes físicos que reconfiguram a mente. Todos os passos ofertando a chance de parar e reconsiderar o comportamento, maneiras de ver e reagir à vida. É o chamado “se conhecer para, então, se entender”.

Para a treinadora comportamental Dayana Souza, autora do livro “Vamos fugir” (Literare Books International), a mágica da viagem é permitir que as pessoas se reinventem naquele lugar novo sem o peso do que terceiros pensam ou esperam, e desse modo, as pessoas se tornam mais livres para serem quem são.

“Viajar vai além de conhecer culturas, pessoas e momentos de diversão. Conhecer o mundo é considerado uma dádiva dada pela vida, possui grandes efeitos espirituais para serem doados a todos”.

No livro, Dayana propõe seguir viagem em busca de uma vida com mais significado, dividindo com o leitor muitas histórias e lições que podem servir como inspiração.

SOBRE A AUTORA

Dayana Souza – Treinadora de inteligência emocional e autora dos livros “A mudança é você”, “Mulheres Extraordinárias” e do mais recente “Vamos fugir”. Colecionadora de experiências, ama natureza, esportes e novas aventuras pelo mundo. Criadora do Blog Seguindo Viagem, já viajou para mais de 40 países e compartilha as lições aprendidas nas viagens em seus cursos e treinamentos.

Mais informações:

Livro: Vamos fugir

Autora: Dayana Souza

Editora: Literare Books International

Formato: 14 x 21 cm – 1ª edição – 192 páginas – 2022 – Preço de capa sugerido: R$ 44,90

Categoria: Não Ficção

ISBN (físico): 9786559223169

ISBN (digital): 9786559223176

Loja Literare Books: https://bit.ly/literare-vamos-fugir

Amazon: https://amzn.to/3zohs81

E-book: https://amzn.to/3SejQHf

Página oficial: https://bit.ly/dayana-vamos-fugir

Youtube: https://bit.ly/vamos-fugir-youtube

Literare Books: https://bit.ly/literare-vamos-fugir

Instagram: @dayanasouza_

Dê livros de presente no Dia das Crianças! Confira algumas indicações de livros infantis

Você sabia que 12 de outubro, além de Dia das Crianças, também é o Dia Nacional da Leitura? Celebrar na mesma data as crianças e os livros nos faz refletir sobre a importância da leitura para a formação dos nossos pequenos. O hábito da leitura é essencial para a formação do senso crítico, além de estimular a empatia, a criatividade, a imaginação e de enriquecer o vocabulário dos pequenos.

E nada melhor que presentear uma criança com o conhecimento. Por isso, a dica da Literare Books International para quem quer dar um presente que una o útil ao agradável é apostar em livros infantis lúdicos e educativos. Confira:

Autoestima de A a Z, de Iara Mastine e Cristiane Rayes Indicado para todas as idades e para os adultos que querem se conectar com sua criança interior, fortalecer seu amor próprio, bem como ajudarem as crianças a desenvolverem esse sentimento, o livro mostra a história do duende Az, que construiu sua maneira de fortalecer a autoestima, percorrendo o alfabeto de A a Z.

Link Loja Literare Books: https://bit.ly/livro-autoestima-a-z

AnimAção, de Iara Mastine e Cristiane Rayes (livro em formato de cartas) É um livro de bolso, em formato de cartas para instruir pessoas de qualquer idade a ampliar o autoconhecimento e promover o encorajamento de forma leve e agradável. O nome dado às cartas é referente ao seu conteúdo: as analogias de características são feitas com animais – que é o fator lúdico desse aprendizado (o que possibilita o uso da ferramenta em todas as idades). O termo “ação” cabe ao auxílio dado: para incrementar suas forças e virtudes é preciso agir. O coelho, cachorro, beija-flor, hipopótamo e mais 46 animais são exemplos de instintos, hábitos e maneiras de se comportar que cabem a muitas pessoas, e cada qual com sua individualidade promoverá uma identificação.

– Link Loja Literare Books: http://bit.ly/loja-literare-animacao

Corujas em ação, de Iara Mastine e Cristiane Rayes (livro em formato de cartas) Além da diversão, traz a possibilidade de treino da atenção, desenvolvimento socioemocional, reconhecimento do bem-estar, reflexões e o favorecimento de atitudes. Possibilita diversas intervenções no contexto terapêutico, escolar e social. São 56 cartas de corujas com texto de bem-estar, 6 cartas de emoções (rosto das corujas) e 3 dados coloridos (montáveis).

Link Loja Literare Books: http://bit.ly/loja-literare-corujas <http://bit.ly/loja-literare-corujas

Diário de uma garota que não gostava de legumes, de Gisele Domenici Alguns dos desafios de educar na infância resolvidos em um só livro. Misturando a leitura lúdica com o incentivo à alimentação saudável, a neuropsicóloga Gisele Domenici ajuda papais e mamães a lidar com o tema. Quem já teve que lidar com a formação de uma criança sabe como a infância é importante e que esta também pode ser uma das fases mais complexas. É normal que elas se inspirem e vejam no cotidiano as diversas “profissões” exercidas pelos pais, professores, nutricionistas, cozinheiros e até psicólogos. Perante as crianças, que têm o seu mundinho à parte, é necessário entender bem a psicologia infantil para falar a língua delas. É nesse ponto em que a escritora traz um guia lúdico, divertido e cativante para auxiliar os papais e as mamães a entenderem os pequenos. Segundo a autora, é importante que todos aprendam a se alimentar de forma adequada e que a hora de preparo dos alimentos e das refeições seja um momento para reunir a família, nutrindo também o lado emocional. A obra tem uma linguagem leve e animada, tornando a leitura apropriada ao universo infantil e até os mais novinhos a entendem sem dificuldade.

– Link Loja Literare Books: http://bit.ly/loja-literare-diario-legumes  

Compreender e Acolher, de Deborah Kerches Neste livro, a partir de muito trabalho clínico e pesquisa, a Dra. Deborah Kerches apresenta o espectro autista a todos de uma forma lúdica, empática e com embasamento científico. Seu conteúdo é voltado a crianças, adolescentes e adultos, para que todos possam se informar e conscientizar sobre o espectro autista, possibilitando o reconhecimento dos sinais precoces e a construção de uma sociedade inclusiva. Relacionar-se requer colocar-se no lugar do outro e, por meio desta obra, os leitores passam a compreender melhor as pessoas com TEA e o quanto podem aprender com elas. Independentemente da idade, este é um livro inédito, em que diferentes públicos podem se beneficiar das lições da autora, seja pelas páginas com conteúdo escrito, seja por meio da história em quadrinhos.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/compreendereacolher

A menina que não falava, de Francilene Torraca e Natasha Ganem Conheça a história de Anna, uma menininha que não conseguia falar. A personagem é portadora de Mutismo Seletivo, uma condição que faz parte dos Transtornos de Ansiedade da criança e traz prejuízos de ordem socioemocional e acadêmica, em um período importante do desenvolvimento infantil. A recusa em falar visa amenizar uma ansiedade avassaladora com a qual a criança não sabe lidar. Então, cala-se e não consegue verbalizar uma única palavra: a boca não se move, e a infância fica sufocada, abafada e silenciada.  A obra foi escrita tendo como plataforma as principais questões ao entorno do tratamento para portadores de Mutismo Seletivo.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/meninaquenaofalava

O solzinho de todas as cores, de Cristina Martinez A obra trata da importância de sermos e respeitarmos como somos, pois, ninguém é igual a ninguém e cada um é bonito do seu jeito. Em um caminho de descobertas, o curioso solzinho irá mergulhar num mundo cheio de cores, emoções e sentimentos. A leitura é dinâmica, cativante e de fácil compreensão para as crianças. Venha você também descobrir e aprender com esta linda história com ilustração de Theo Augusto Tresolavy.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/Loja-solzinho

A festa do quadradinho, de Tatiane Mano

Educar crianças é uma tarefa desafiadora. Transmitir valores e preparar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, mais ainda. Neste livro, a autora mostra aos pequenos a importância de entender desde cedo a diversidade presente nos seres humanos, seja esta de origem étnica, crença ou de opinião. De maneira lúdica, a autora trabalha conceitos importantes e mostra às crianças como lidar com as diferenças, assim como é fundamental aceitar-se.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/loja-festa-quadradinho

Contos que curam: oficinas de educação emocional por meio de contos, coordenação editorial de Claudine Bernardes e Flávia Gama A utiliza a simplicidade da linguagem simbólica para o desenvolvimento pessoal de forma lúdica, ética e leve. Sempre que se fala de contos, seja de fadas ou em geral, há o pensamento de entreter e divertir as crianças. Porém, essas histórias são mais que um instrumento de diversão, elas são capazes de auxiliar no desenvolvimento humano e a prova disso é a obra “Contos que curam”. O livro reúne estudos, contos e oficinas de um grupo de especialistas para apresentar os significados e também as mensagens que as histórias transmitem, tanto para a mente consciente, quanto para a inconsciente. Na medida em que as narrativas se desenrolam, dão espaço para a consciência, mostrando os caminhos para satisfazer as necessidades e os desejos, de acordo com as exigências do ego e superego.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/loja-literare-contos-que-curam <https://bit.ly/loja-literare-contos-que-curam>

Omnus: atlas das competências socioemocionais, de Michele Troglio e Flávia Moraes O livro oferece ferramentas para auxiliar aos profissionais da área da educação e famílias no processo de crescimento familiar e individual. A obra provém do projeto Universo Omnus, que tem por objetivo trabalhar, de forma lúdica, com recursos individuais a sentir, pensar e agir para se relacionar consigo mesmo e com os outros.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/livro-literare-omnus <https://bit.ly/livro-literare-omnus>

Educação consciente: caderno de atividades para crianças, de Mariana Lima O caderno de atividades tem o objetivo de ajudar as crianças a identificar as emoções, assim conseguirá nomeá-las quando as estiver sentindo. É uma das abordagens da Educação Consciente, que ajuda a criança a lidar com seus sentimentos e consequentemente a controlá-los. A ideia principal é propor uma forma lúdica de aprender sobre as emoções, ensinando as crianças de hoje com autoridade e respeito, para que cresçam com autoestima, autocontrole emocional e autorresponsabilidade. Vamos ensinar brincando!

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/livro-educacao-consciente

Trilogia elétrico – um garotinho com TDAH, de Eduardo Ferrari Elétrico”, em 2019. “Distraído”, em 2020. “Falante”, em 2021. O capítulo final da trilogia com histórias de Bernardo, uma criança portadora de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), retrata a evolução do personagem ao longo dos anos. Com ilustrações do renomado cartunista e artista plástico Paulo Stocker, a trilogia do pequeno Bernardo é baseada nas experiências reais do autor Eduardo Ferrari, que também é portador de TDAH tardiamente diagnosticado.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/loja-trilogia-eletrico

Aventura no Monte Cigarra, de Elaine Alves dos Santos Letícia – a Lelê – faz aniversário de oito anos, mas não sabe o que pedir de presente. Seus pais não gostam de festa e o mundo passa por uma pandemia, deixando-a longe dos colegas de escola, com quem poderia festejar. Porém sua amiga Flávia tem uma surpresa para ela: um livro de aventuras que fala de uma Fonte dos Desejos. Elas, então, decidem encontrar essa fonte. Para isso, precisam passar pelo Monte Cigarra e suas cigarras! O livro ensina que elas devem levar óleo de cozinha, cordas, tênis e tapadores de ouvido para chegar à Fonte. Uma aventura de aprendizados, preservação e muito companheirismo marca a saga de Letícia, Flávia e o desejo – entre tantos – por uma festa de aniversário. Cigarras gigantes que se entendem com meninas humanas e trazem uma mensagem de preservação do planeta Terra são personagens centrais nesta história fantástica pelas matas do Rio de Janeiro.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/loja-monte-cigarra <https://bit.ly/loja-monte-cigarra

Porque o coração chora, vovó?, de Maria Amália Forte Banzato A obra estimula a identificação das emoções pelas crianças e a afetividade entre netos e avós. A partir da história de Vovó Catarina e da netinha Carolina, os pequenos leitores aprendem a lidar com os próprios sentimentos, imergindo em situações do cotidiano. Nesta linda história, Vovó Catarina revela à netinha Carolina grandes segredos do coração. Ensina a garotinha a ouvir as melodias da própria alma; aquilo que está no peito e não sabemos identificar. Mas, ao decifrarmos, prestarmos atenção, faz todo o sentido e até o coração cantar, nos momentos de felicidade. A autora desde questões familiares, desentendimentos entre os pais até as frustrações pelas quais as crianças passam durante as etapas de desenvolvimento. De forma leve e lúdica, graças às ilustrações, os pequenos leitores conseguem acompanhar o texto e assimilar conceitos básicos para se organizar, ter paciência e autocontrole emocional.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/Literare-coracao-chora-vovó

Ser diferente é legal, de Juliana James

O livro conta a história emocionante e cativante do personagem Enzo, um garoto diferente. Como todos, cheio de sonhos e apaixonado por esportes, mas que convive com a paralisia cerebral. Sempre apoiado pela família, ele descobriu formas de driblar suas dificuldades e de adaptar a vida para sua condição de cadeirante.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/Literare-diferente-e-legal <https://bit.ly/Literare-diferente-e-legal>

Princesas poderosas e suas mascotes Click e Drick, de Cláudia Danienne Marchi Ao longo de uma divertida narrativa, os pequenos leitores terão a oportunidade de conhecer as princesas do mundo moderno: Vic, Nina, Lica, Tivi, Dim e Cici. Cada qual com suas mascotes, estas, análogas aos modelos mentais que todos temos. Click evidencia boas ideias, tal qual a expressão corriqueira “deu um click no pensamento” e, a outra mascote, a Drick, remete a pensamentos confusos que, às vezes, assolam nossas mentes. Com o decorrer da história, percebe-se que as princesas poderosas são muito diferentes das princesas dos contos de fadas tradicionais e, sim, meninas do mundo real. Enquanto uma é cientista, a outra é atleta, a outra artes. A diversidade e inclusão também são causas fortes evocadas no livro, detalhadamente pensadas na composição das personagens. A obra evidencia a pluralidade de perfis e comportamentos, de modo a fomentar uma reflexão de que quanto mais plural for o relacionamento humano, equipes, interações, melhores serão as oportunidades, pois a mensagem que importa é o SER e não o ter ou aparentar – a essência e os sentimentos é que são inspiradores e não devemos rotular ou sermos superficiais.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/loja-princesas-poderosas <https://bit.ly/loja-princesas-poderosas>