A Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico, será o ponto de largada para Tour Pedala Curitiba, passeio ciclístico gratuito da Prefeitura, neste domingo (15/12). Promovido pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), o passeio terá concentração e largada a partir das 9h e terá um percurso de aproximadamente 21 quilômetros pelas ruas da cidade.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A intensidade do passeio será moderada, com algumas subidas pelo caminho. Os ciclistas vão sair do Centro Cívico, passam pelo São Francisco, Batel, Água Verde, Rebouças, Alto da XV até chegar no Velódromo de Curitiba, no Jardim Botânico. 

Todos os grupos do Pedala Curitiba, que participam nas dez Administrações Regionais, vão pedalar juntos neste domingo festivo. “Deixamos o convite para todos participarem do Tour Pedala Curitiba, que vai marcar o encerramento do Pedala Curitiba 2019 e já convidamos os ciclistas para participarem novamente em 2020”, afirmou o professor André Soares, coordenador do programa Pedala Curitiba.

Para participar do Tour Pedala Curitiba não é necessário inscrição prévia, basta chegar com a bicicleta e com os devidos equipamentos de segurança, como capacete e sinalização adequada. 

Pelo ritmo moderado do pedal nesta edição do Tour, a coordenação do evento indica a participação somente de pessoas acima dos 15 anos de idade.

Durante o trajeto os ciclistas serão acompanhados por viaturas da Guarda Municipal e da Setran, que vão orientar o trânsito para garantir a segurança de todos os participantes. 

Além disso, a Smelj vai disponibilizar um veículo Kombi para apoio aos ciclistas e um caminhão para transporte das bicicletas que venham a ter problemas durante a atividade.

Em 2020 o Pedala Curitiba retorna as atividades no dia 17 de fevereiro, após o feriado de Carnaval.

“Agradecemos a todos os ciclistas que participaram ao longo de 2019 dos passeios do Pedala Curitiba, pedalando, ajudando na organização e divulgação das atividades. A todos que contribuíram, de alguma forma, para o ciclismo da cidade se tornar cada dia mais atrativo e seguro para todos”, definiu Soares. 

Pedala Curitiba

O Pedala Curitiba é uma atividade noturna gratuita realizada semanalmente pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Smelj, nas dez Administrações Regionais da cidade. A cada noite da semana o passeio é feito em duas Regionais diferentes.

Todo o circuito é acompanhado por agentes da Setran e/ou Guarda Municipal que auxiliam o trânsito, facilitando a passagem dos ciclistas. 

O objetivo do projeto é proporcionar à população a prática de atividade física e de lazer com o uso da bicicleta, estimulando hábitos saudáveis como meio de prevenção às doenças associadas ao sedentarismo, com segurança e sociabilização, em todas as regiões administrativas da cidade.