Paraná Realiza Telecirurgia Robótica em Recorde Mundial
Na terça-feira (23), o Paraná fez história ao realizar a telecirurgia robótica mais distante já registrada, unindo um paciente no Hospital Cruz Vermelha de Curitiba e um cirurgião no Hospital Jaber Surgery, no Kuwait, a mais de 13 mil quilômetros de distância. O procedimento, que tratou uma hérnia inguinal, foi reconhecido pelo Guinness World Records como a cirurgia com a maior separação geográfica já realizada.
Inovação em Telecirurgia
A cirurgia foi conduzida pelo robô cirúrgico MP1000, da Edge Medical, considerado de última geração. O sucesso do procedimento foi assegurado por uma infraestrutura tecnológica avançada, que incluiu dois robôs cirúrgicos e equipes de cirurgiões especializados, além de um sistema de decodificação de sinais de alta fidelidade. A conectividade entre o hospital e o centro de dados em São Paulo foi garantida pela Ligga Telecom, que proporcionou uma comunicação estável e de baixa latência.
Declarações de Especialistas
Marcelo Loureiro, idealizador e coordenador da iniciativa da Scolla Centro de Treinamento Cirúrgico, destacou a importância desse marco. “Isso mostra que é possível realizar cirurgias complexas à distância, com segurança e qualidade, permitindo que profissionais atendam em qualquer lugar do mundo e promovendo equidade na saúde”, afirmou.
Essa tecnologia já havia sido testada anteriormente em agosto, quando a primeira cirurgia robótica à distância na América Latina foi realizada. Utilizando a mesma infraestrutura, um cirurgião do Hospital do Câncer de Cascavel conduziu uma operação em um suíno a quase 500 quilômetros de distância.
Impacto na Formação de Profissionais de Saúde
A telecirurgia robótica tem implicações significativas para a educação em saúde no Paraná. Alunos e professores do curso de Medicina da Unioeste terão acesso a aulas práticas com o robô cirúrgico utilizado no procedimento, em uma parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e o Centro de Treinamento Cirúrgico Scolla.
O Governo do Paraná investiu R$ 2 milhões no desenvolvimento de projetos focados em inovação na educação médica, que incluem o treinamento em cirurgia robótica e diagnóstico por imagem. Segundo o secretário Aldo Bona, esse avanço posiciona o Paraná como um líder em inovação em saúde, impactando positivamente a qualidade de vida da população e democratizando o acesso à medicina de ponta.
A importância do investimento é ressaltada pelo reitor da Unioeste, Alexandre Webber, que afirmou que “a cirurgia histórica só foi possível graças à colaboração entre setores públicos e privados, fortalecendo tanto a assistência em saúde quanto a formação de novos profissionais”.
Por fim, Marcius Benigno, coordenador do curso de Medicina da Unioeste, destacou a relevância dessa tecnologia na formação dos futuros médicos. “A robótica já é uma realidade nas operações cirúrgicas, e proporcionar essa experiência aos alunos é muito significativo”, concluiu.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



