Premiação da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) realizou, na última terça-feira (23), uma cerimônia em Curitiba para premiar os estudantes destacados na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap) 2025. O evento, que aconteceu no Canal da Música, reuniu alunos de diversas escolas atendidas pelos Núcleos Regionais de Educação (NRE) da região metropolitana de Curitiba.
Detalhes da Cerimônia
Com a presença de 265 alunos medalhistas nas categorias de 1º, 2º e 3º lugares, a cerimônia teve um caráter simbólico. Ao todo, 425 alunos, 40 técnicos dos NRE e responsáveis também participaram do evento. O secretário Estadual de Educação, Roni Miranda, foi uma das autoridades presentes.
“Esse evento é uma coroação ao desempenho dos estudantes paranaenses. A entrega dessas medalhas atesta o compromisso deles em contribuir com o aumento da qualidade da nossa educação, além de servir como mais uma forma de incentivo”, afirmou o secretário durante a cerimônia.
Distribuição das Medalhas
Foram entregues aproximadamente 9.900 medalhas, distribuídas conforme a classificação dos alunos: 150 para os primeiros colocados, 450 para os segundos, 1.200 para os terceiros e 8.100 para os quartos lugares. A distribuição considerou os níveis de ensino, abrangendo o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o 8º e 9º anos, e as 1ª a 3ª séries do Ensino Médio.
Participação na Olimpíada Brasileira de Matemática
Os 150 alunos que conquistaram o 1º lugar na Omap foram selecionados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), marcada para ocorrer em Foz do Iguaçu, entre os dias 8 e 10 de outubro. Os estudantes e seus responsáveis receberão bolsa-auxílio para cobrir despesas com transporte, alimentação e alojamento durante o evento.
Destaque: Vinícius Osowiski dos Santos
Um dos medalhistas de ouro, Vinícius Osowiski dos Santos, estudante do Colégio Estadual Lamenha Pequena, em Almirante Tamandaré, atribui sua vitória à dedicação nos estudos e ao apoio de seus professores. “Como a professora sabe que eu já conheço o conteúdo, ela me passa outros mais avançados para que eu possa ter um aproveitamento melhor”, explicou o estudante de 14 anos.
A conquista da medalha representa um reconhecimento ao esforço de Vinícius. “É um reconhecimento ao meu preparo e aos meus estudos”, celebrou.
Sobre a Olimpíada de Matemática
A Omap é realizada desde 2023 pela Seed-PR, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição tem como objetivo melhorar a proficiência dos estudantes no ensino de Matemática e é voltada para alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio da rede estadual paranaense.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



