Arquivos

Paraná concentra 188 ambientes de inovação em 43 municípios | ASN Paraná


O Paraná, que está entre os estados mais inovadores do País, concentra 188 ambientes de inovação, distribuídos em 43 municípios, no ano de 2023. O dado é referente aos credenciamentos feitos junto ao Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), que faz parte da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e foi apresentado nesta terça-feira (21), no primeiro dia de programação do 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, realizado pelo Sebrae/PR, pelo Governo do Estado do Paraná e pelo Separtec, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava, no centro do Estado.

São considerados ambientes de inovação parques tecnológicos (em fase de operação, implantação e em planejamento), incubação (pré-incubadora, incubadora e acolhedora) e espaços de interação (agência de inovação, centro de inovação, espaço maker e hub de inovação).

Com o tema “Academia, Mercado, Sociedade e Governo: conexão para impulsionar a inovação no Estado do Paraná”, o evento reúne profissionais com o objetivo de fortalecer a colaboração e promover a troca de experiências, conhecimentos e oportunidades.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, afirma que o governo tem atuado no sentido de fortalecer a capilarização dos ambientes promotores de inovação no Estado, com o objetivo de gerar desenvolvimento econômico e social a partir da ciência, tecnologia e inovação.

“Convidamos para o evento todos os ambientes que participaram de um processo de credenciamento, em um edital específico do governo do Estado. São 188 que estão participando do evento na perspectiva de fortalecer cada vez mais todas as regiões”, frisa.

Lideranças participaram da abertura do 5º Encontro de Parques Tecnológicos. Foto: Rogério Junior.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, explica que a instituição tem trabalhado na articulação dos ambientes de negócios pela ótica da inovação, atuando, principalmente, nos ecossistemas locais de inovação.

“Isso permite otimizar espaços de tecnologia e de inovação e explorar setores prioritários de cada ecossistema. Os ambientes de inovação são uma das vertentes para o desenvolvimento dos ecossistemas locais”, pontua.

O reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFFPR), Marcos Schiefler Filho, que também prestigiou o 5º Encontro de Parques Tecnológicos, enalteceu o movimento do Estado em torno da inovação e do engajamento para promover o bem-estar, a qualidade de vida e a justiça social.

“Estamos orgulhosos em participar dessa construção que mostra resultados vultuosos da inovação que o Paraná tem demonstrado. É gratificante estarmos aqui e trabalharmos de forma cooperada para o bem comum e para que tenhamos benefícios voltados para gerar mais emprego, renda e qualidade de vida”, comenta.

Com programação voltada para estudantes, empresários, pesquisadores e público em geral, o evento, segue quarta-feira (22), às 8h30, com o painel “Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação: Objetivos e desafios aos gestores de Pesquisa Científica”. A inscrição é gratuita.



Leia a matéria no site do Sebrae