Paraná chega a 176 mil novos empregos em 2021, quarto melhor resultado do País

Com saldo de 176.570 vagas com carteira assinada, o Paraná é o quarto estado brasileiro que mais gerou empregos em 2021. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. À frente do Paraná, estão apenas São Paulo (812.484), Minas Gerais (300.660) e Santa Catarina (187.147). O acumulado leva em consideração as vagas formais abertas entre janeiro e outubro.

“O Paraná se aproxima do fim do ano mostrando uma recuperação econômica exemplar após a pandemia, com os setores de comércio e serviços se fortalecendo a cada mês. Essa é a prova de que o nosso Estado une forças para criar a melhor política pública de desenvolvimento que existe, que é a geração de emprego e renda”, celebrou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Somente no mês de outubro, o saldo registrado foi de 15.747 vagas. É o sexto do País em números absolutos, ficando atrás de São Paulo (76.952), Minas Gerais (21.327), Rio de Janeiro (19.703), Rio Grande do Sul (19.478) e Santa Catarina (17.713).

A alta no mês foi puxada pelos setores de serviços, com saldo de 6.800 vagas, e de comércio, com 5.171 vagas. Na sequência, estão a indústria (3.723) e os setores de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (219). O único setor em baixa no período foi o de construção civil, com saldo negativo de 166 vagas.

ALTA CONSECUTIVA – O bom resultado acumulado é consequência de uma performance positiva do Paraná ao longo de todos os meses do ano. Considerando os ajustes aplicados pelo Caged, foram 25.154 vagas abertas em janeiro, 41.388 em fevereiro, 10.549 em março, 9.697 em abril, 15.521 em maio, 15.478 em junho, 13.925 em julho, 21.826 em agosto, 15.059 em setembro e 15.747 em outubro.

O secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, ressalta que os números demonstram um alinhamento exemplar entre o Governo do Estado e o setor privado para promover políticas de geração de emprego. “Nossa gestão está comprometida em gerar mais oportunidades. De um lado fomentamos a criação de novas vagas através de diferentes iniciativas. De outro, fazemos a ponte com a empresa através das agências do trabalhador. Assim, movimentamos a economia do nosso Estado”, afirmou.

MUNICÍPIOS – As vagas geradas no mês de outubro mostram uma descentralização dos polos produtivos através de uma performance geral positiva em diferentes regiões do Estado. Dos 399 municípios paranaenses, 264 apresentaram saldo positivo — o equivalente a 66,2% do total.

Os principais geradores de emprego no período foram Curitiba (3.645), Maringá (1.064), Londrina (959), Foz do Iguaçu (745), Cascavel (563), Toledo (482), Pinhais (409), São José dos Pinhais (404), Matelândia (341) e Guarapuava (328). Dentre os demais municípios, 17 tiveram saldo zero e outros 118 apresentaram saldo negativo.

DADOS NACIONAIS – Assim como no Paraná, o emprego formal cresceu no Brasil pelo décimo mês consecutivo. Segundo o Caged, o saldo do mês de outubro em todo o País foi de 253.083 vagas. Já o acumulado dos dez meses do ano chega a 2.645.974 vagas.

Nos últimos 12 meses, o saldo ficou positivo em 2.862.988 empregos, variação de +1,36%. Assim como no acumulado do ano, os últimos 12 meses tiveram crescimento maior do que no período anterior. Em 2018, o saldo tinha ficado positivo em 286.121 vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associação Evangelizar É Preciso e Grupo Muffato realizam novo mutirão de empregabilidade em janeiro

No próximo dia 12 de janeiro de 2023, a Associação Evangelizar É Preciso, em parceria com o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas e o Grupo Muffato, mais um mutirão de empregabilidade, com oportunidades de trabalho em Curitiba e Região Metropolitana. Nesta segunda edição, a rede de lojas tem 200 vagas de emprego. 

Na primeira edição da ação, 175 pessoas foram entrevistadas e  93 foram encaminhadas para vagas de trabalho, com  ingresso em módulos de treinamento e capacitação. 

O mutirão de empregabilidade vai das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso haja necessidade, em função da quantidade de interessados, serão agendadas entrevistas para datas posteriores, para que todos sejam atendidos. Em função da Lei Geral de Proteção de Dados, o Grupo Muffato não irá recolher os currículos dos candidatos, que precisarão preencher pessoalmente as fichas de cadastro no dia da ação.

Em Curitiba, as vagas para contratação estão nas lojas Muffato dos bairros Bairro Alto, Bigorrilho, Campo Comprido, Centro Cívico, Fanny, Hauer, Santa Felicidade, Pinheirinho, Portão e Tarumã. Também serão ofertadas vagas para serem preenchidas em lojas da Região Metropolitana. 

O Grupo Muffato necessita de repositores de produtos, operadores de caixa, balconistas, zeladores, açougueiros, padeiros, confeiteiros, auxiliares de padaria e de confeitaria. Também há oportunidades para cozinheiros, auxiliares de cozinha, auxiliares de estacionamento e empacotadores. 

Estão reservadas vagas para pessoas com deficiência nessas funções e para candidatos em conformidade com as regras do Programa de Jovem Aprendiz, que prioriza adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com ênfase na formação e qualificação profissional desses aprendizes.

SERVIÇO | Mutirão de Empregabilidade Associação Evangelizar, Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas e Grupo Muffato

Quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Das 9h às 12h e das 13h30 16h30

Endereço: Praça Senador Correia, 128, Centro de Curitiba (PR).

FOTOS: Larissa Nicolosi/Banco de Imagens AEP.

Especialistas dão dicas para conquistar vaga temporária de fim de ano e se efetivar

Black Friday, festas de fim de ano e, excepcionalmente em 2022, Copa do Mundo. Eventos assim levam empresas de diferentes atividades econômicas a contratar funcionários por tempo determinado. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário calcula 1 milhão de vagas, em todo o Brasil, conforme dados publicados pela Agência Brasil em setembro.

Segundo Guilherme Lopes, da RH Mattos, quem está à procura de uma colocação no mercado de trabalho deve aproveitar o momento. “Estamos percebendo aumento de vagas, especialmente nas redes varejistas. Temos vários projetos com grande quantidade de vagas em andamento”, informa.

E como conquistar uma dessas vagas, e, ainda, transformar o que era um emprego temporário em algo fixo? Especialistas na área de recursos humanos respondem, dando dicas de como ir bem no processo de seleção e, depois, como demonstrar bom desempenho para continuar contratado.

Márcio Monson, fundador e CEO da Selecty: atenção aos detalhes pode ser a chave para conquistar aquela vaga

1 – NA SELEÇÃO, PREENCHA O PERFIL POR COMPLETO

Márcio Monson, gestor e CEO da Selecty, plataforma de recrutamento e seleção, aponta que um perfil profissional preenchido por completo nos sites de vagas aumenta as chances de ser convidado para os processos seletivos. “É importante reservar um tempo para isso, atentando-se, principalmente, às informações solicitadas [por quem oferece a vaga], para que nada deixe de ser informado”, assinala.

A carta de apresentação é importante! Ela deve mostrar suas experiências, metas alcançadas, projetos dos quais participou, explica Monson. “A candidatura deve ser feita com dedicação, ou seja, é a oportunidade de o candidato demonstrar seu interesse pela vaga e o momento de ‘vender seu peixe’. Dessa forma, também fica mais claro para o recrutador identificar e compreender as vivências do profissional”.

2 – MANTENHA O LINKEDIN ATUALIZADO

Uma dúvida recorrente é: a rede social LinkedIn é, de fato, uma vitrine para quem está em busca de colocação, e uma fonte para recrutadores? O CEO da Selecty diz que sim. No entanto, o perfil deve estar constantemente atualizado, e não somente durante o período de candidatura a uma vaga.

Ainda sobre o LinkedIn, o especialista acrescenta: “Ter um perfil com sua apresentação, mostrando o resumo de suas atividades e aspirações, sem dúvida, destaca o profissional aos olhos do recrutador”.

Quem procura uma colocação no mercado deve se lembrar que, do outro lado, há profissionais de recrutamento e seleção em busca de candidatos para entrevista. “Então”, acrescenta Monson, sobre o perfil no LinkedIn, “quanto mais claras estiverem suas experiências, mais fácil de ser convidado para uma entrevista. Por isso, é de extrema importância, além da apresentação, destacar em suas experiências as atividades desenvolvidas, cursos, desafios vencidos”.

Outra dica para o LinkedIn são as palavras-chave no perfil. “Muitos recrutadores buscam profissionais por meio do hunting no LinkedIn; por isso, para o candidato ser encontrado, ele precisa informar qual sua área de trabalho, habilidades e competências, formação, pois, segundo o próprio LinkedIn, ‘durante uma pesquisa na plataforma, todos esses campos são analisados pelo algoritmo para definir quem irá aparecer nos resultados’”.

3 – MANTENHA CONTATO TAMBÉM PELAS PÁGINAS OFICIAIS DAS EMPRESAS

A diretora de Recursos Humanos da Timbre RH, Viviane Morcelli, reitera ser válida a busca ativa por vagas, por parte de quem deseja uma colocação nesta época do ano. Seguir as redes sociais de empresas de recrutamento e seleção, ou do campo profissional do candidato, é a dica que a gestora dá.

“A forma de concorrer às vagas e recrutar pessoas foram atualizadas. E grande parte dos avanços aconteceram pelo período pandêmico que acelerou a automatização das etapas. Agora, as candidaturas quase em sua totalidade são realizadas no formato eletrônico, em que os candidatos realizam seu cadastro diretamente nas páginas dos empregadores”, assinala.

4 – NA ENTREVISTA, SEJA PONTUAL E DEMONSTRE CONHECIMENTO DA EMPRESA A QUE SE CANDIDATOU

Chegado o momento de se apresentar pessoalmente, um cuidado básico, mas indispensável, é expressar comprometimento, sublinha o gerente de RH da RH Mattos, Guilherme Lopes. Isso inclui, diz ele, “demonstrar tranquilidade e ser pontual”.

Outra forma de demonstrar interesse pela oportunidade, continua o especialista, é estudando a empresa para a qual está se candidatando, “buscando informações sobre o negócio no mercado e, no momento que o recrutador abre para tirar dúvidas do candidato, aproveitar para tirar fazer suas perguntas, demonstrando interesse pela empresa e trabalho”, orienta.

5 – FIQUE ATENTO AO E-MAIL

Durante o processo, uma dica é estar atento às comunicações do recrutador, afirma o CEO da Selecty. “Geralmente, as comunicações são realizadas por e-mail. Essa dica é importante porque, hoje, com processos automatizados, quando o profissional evolui de uma etapa para outra, o candidato é comunicado, imediatamente, sobre os próximos passos, que pode ser uma entrevista on-line, ou presencial, um novo teste, ou até mesmo a notícia de que foi aprovado”.

6 – PROATIVIDADE E PEDIR FEEDBACKS CONTÍNUOS PODE TE AJUDAR A TRANSFORMAR A VAGA TEMPORÁRIA EM EFETIVA

Tudo dando certo, e a pessoa sendo admitida para a vaga temporária, é importante se dedicar a fim de obter a efetivação. Há comportamentos e atitudes que são decisivos, conforme avalia o Márcio Monson.

Por exemplo, dedicação, criatividade na resolução de problemas, postura no ambiente corporativo, capacidade de adaptação e flexibilidade, iniciativa e organização, e socialização e interação com pessoas de diferentes áreas estão entre os atributos levados em conta.

E, principalmente, demonstrar interesse em ser efetivado. “Uma boa sinalização nesse sentido está em pedir feedback sobre quais pontos pode desenvolver para melhorar seu desempenho, suas entregas”, ilustra Monson.

SOBRE A SELECTY

A Selecty fornece soluções em tecnologia para recrutamento e seleção de pessoas. Mais informações em: https://selecty.com.br/

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com