Arquivos

Para obras, ruas do Capão Raso terão trechos de bloqueio a partir de segunda


Trechos das avenidas República Argentina e Winston Churchill terão bloqueios a partir das 11h da segunda-feira (4/9) para a realização de obras de requalificação do asfalto, implantação de meio-fios e calçadas no entorno das estações-tubo Pedro Gusso e Santa Regina, no bairro Capão Raso.

O bloqueio será por um período de 15 dias, sempre das 9h às 17h.  

O local onde acontecem as obras e os bloqueios estarão sinalizados e agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) farão a orientação no local durante os primeiros dias.

Winston Churchill

Na Avenida Winston Churchill a interrupção da passagem aos motoristas será na via lenta da avenida, sentido bairro, no trecho entre as ruas Odair Pazello e Professor Waldir de Jesus. A opção para os motoristas é desviar o trecho pela via rápida da Rua Marechal Otávio Saldanha Mazza. 

Em função do bloqueio e para atender a comunidade escolar da região, haverá mudança de sentido na Rua Professor Waldir de Jesus, desde a Rua Marechal Otávio Saldanha Mazza até a Winston Churchill.

República Argentina

Na República Argentina o bloqueio será na via lenta sentido bairro, no trecho entre as ruas João Bonat e Pedro Gusso. Novamente, a opção de desvio é pela via rápida da Rua Marechal Otávio Saldanha Mazza. 

A alteração no trânsito é necessária para o avanço das obras que vão permitir a extensão do itinerário do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul), entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.

Ligeirão Norte-Sul

A intervenção vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho, ao longo das avenidas República Argentina e Winston Churchill e abrange 26 estações-tubo que estão sendo remodeladas e desalinhadas, em lotes de obras.

Já foram requalificadas e voltaram a operar 18 estações-tubo: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador, Vital Brasil e Carlos Dietzsch e Itajubá, todas nos dois sentidos. Há intervenções sendo executadas em outras quatro: Pedro Gusso (Capão Raso), Santa Regina (Capão Raso), Sebastião Paraná (Vila Izabel), Petit Carneiro (Água Verde).

Enquanto as estações são desativadas para serem remodeladas, desalinhadas e o pavimento alargado e requalificado, as estações subsequentes permanecem funcionando normalmente.

Menor tempo de viagem

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir de projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e permitirão tornar mais rápida a viagem dos passageiros que fizerem a rota completa do Ligeirão Norte-Sul.

Hoje, o Ligeirão parte do Terminal Santa Cândida e vai até a região da Praça do Japão, no Água Verde.

Após a conclusão das obras, a rota será estendida até o Pinheirinho e o tempo de viagem que hoje é de 66 minutos será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbs.

 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba