Para garantir distanciamento, UFPR triplica locais de prova do vestibular; veja

Para garantir o distanciamento social, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) triplicou os locais de realização de prova. Em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e pensando na segurança de candidatos e colaboradores, a instituição confirmou ainda que a prova será aplicada em uma única fase, no dia 18 de julho de 2021.

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que o contexto incerto e trágico da pandemia obrigou a instituição a fazer essas mudanças. “A preocupação ao repensar o vestibular foi manter íntegra a estrutura das provas para não pegar os candidatos de surpresa. Essa foi a melhor solução, dentro das circunstâncias e possibilidades”. A decisão de manter o vestibular e não utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como única forma de ingresso levou em conta o compromisso com muitos candidatos que se inscreveram apenas para o vestibular e não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O edital estabelece que a fase única terá uma Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas, de múltipla escolha (com cinco alternativas, sendo que apenas uma deve ser assinalada) e uma Prova de Compreensão e Produção de Textos, composta por um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema atual. A duração da prova será de cinco horas e meia, das 14h às 19h30.

A pontuação máxima para a prova de conhecimentos gerais é de 70 pontos. A prova de compreensão e produção de textos vale 30 pontos. O candidato que “zerar” na prova de conhecimentos gerais ou na redação será eliminado. O número de questões foi distribuído entre as disciplinas conforme o quadro abaixo:

Como no processo seletivo de fase única 2020/2021 não haverá prova discursiva específica, cada questão objetiva da prova de conhecimentos gerais terá peso variável, de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Para os cursos que não previam nenhuma prova específica, cada questão objetiva de todas as disciplinas terá peso um. Nos cursos que previam provas específicas – uma ou duas disciplinas – cada questão objetiva da disciplina elencada terá peso dois e as restantes terão peso um. Por exemplo, no curso de Jornalismo, que não previa nenhuma prova discursiva, todas as questões têm peso um. Já para o curso de Administração, as questões de Matemática terão peso dois e as restantes, peso um. Em cursos como Medicina, que teria duas discursivas – Biologia e Química –, agora, na fase única, essas disciplinas têm peso dois e as questões restantes, peso um.

O coordenador-geral do Núcleo de Concursos, professor Alexandre Trovon, explica que essa composição da prova é resultado de estudos do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do NC, levando em conta a duração da prova, o tempo médio de resolução das questões e o tempo adequado para produzir a redação.

Habilidades específicas

Este ano, excepcionalmente, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Produto não terão provas de habilidade específica. Apenas o curso de Música terá segunda fase, com uma prova de Habilidades Específicas teórica, no dia 19 de julho pela manhã, e envio da prova prática, em vídeo, no período de 19 a 21 de julho. Os detalhes sobre a prova de habilidades específicas estão no edital.

Ensalamento

O comprovante de ensalamento estará disponível a partir do dia 14 de julho, no site no Núcleo de Concursos. O candidato é responsável por verificar onde fará a prova e seguir as orientações conforme o Guia do Candidato. Os portões dos locais de prova abrem às 12h30 e fecham às 13h30.

Para a realização das provas, todos os protocolos de biossegurança – aprovados pela Secretaria de Saúde do Paraná – serão seguidos. Trovon ressalta que todos os cuidados serão tomados e que a situação da pandemia é monitorada diariamente.

Em outros vestibulares, eram utilizados em média 28 locais de prova e três mil colaboradores trabalhavam na aplicação das provas. Nesta prova de fase única, durante a pandemia, serão quase nove mil pessoas envolvidas na aplicação e cerca de 90 locais de prova para atender as condições de distanciamento. Além de termômetros na entrada, álcool em gel, número reduzido de candidatos nas salas e marcadores de distanciamento nos locais, este ano, cada candidato poderá levar o caderno de provas, reduzindo o manuseio de papel.

Resultado

A data prevista para divulgação do resultado do vestibular, tanto dos cursos da UFPR quanto do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Estado do Paraná, é o dia 09 de setembro de 2021. O coordenador de Procedimentos Acadêmicos e de Permanência da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), professor José Carlos Correa Eidam, lembra que foi realizado um esforço conjunto na UFPR para garantir o andamento do processo seletivo e a entrada dos calouros conforme o novo calendário acadêmico.

Este ano, o registro acadêmico será de forma remota (on-line). As datas e informações sobre matrícula para os aprovados no Processo Seletivo 2020/2021 serão divulgadas posteriormente, em edital próprio. O início do ano letivo de 2021 está marcado para o dia 20 de setembro.

No processo seletivo 2020/2021, que inclui UFPR e CFO, estão inscritos 39.696 candidatos. São ofertadas 5.383 vagas para os cursos da UFPR e 70 vagas para o CFO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudantes com aprovação cancelada terão de aguardar novas chamadas, diz reitor da UFPR

Após a mudança na lista de aprovados no Vestibular 2020,o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, se manifestou pela primeira vez na sexta-feira (3) sobre o erro que acabou com a substituição de 31 dos 4.229 nomes que constavam na lista divulgada na última terça-feira (31). Em vídeo publicado nas redes sociais, ele lamentou problema e disse que os candidatos que tiveram a aprovação cancelada só poderão integrar universidade por chamadas complementares.

“Estávamos estudando todas as possibilidades para a integração destes alunos, mas depois de consultarmos a procuradoria institucional, jurídica e o Ministério da Educação percebemos que não poderemos criar vagas para estes 31 estudantes”, afirmou.

Fonseca confia que o problema seja totalmente ou parcialmente resolvido com as chamadas complementares, mesmo no curso de Medicina seja necessário que 21 estudantes desistam para que haja a substituição. “Quero apresentar o mais sincero pedido de desculpas a esses candidatos e candidatos, bem como a seus familiares. Eu não tenho ideia do dissabor que cada um esteja sofrendo”, disse o reitor.  Uma Comissão de Sindicância foi instalada para apurar todos os fatos e eventuais responsabilidades.

Após falha nos resultados do vestibular, UFPR corrige lista e substitui 31 nomes

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Núcleo de Concursos (NC/UFPR), publicou na noite desta quarta-feira, 01/09/2021, uma versão corrida da lista de aprovados no Processo Seletivo 2020/2021.

Segundo a instituição, a retificação foi necessária em virtude de uma falha ocorrida no processamento dos resultados, que fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos e que, após a análise por parte da Banca Examinadora, foram deferidos.

A falha foi identificada logo após a divulgação da primeira lista, ainda na tarde de terça-feira (31/08/2021), tornando necessária a substituição de 31 dos 4.229 nomes que constavam nesta lista por outros que não estavam listados.

Essas 31 vagas estão distribuídas por sete cursos, do total de 127 ofertados pela UFPR, da seguinte forma:

  • Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina e Medicina Veterinária (Curitiba): 1 vaga em cada curso;
  • Direito (manhã): 2 vagas;
  • Medicina (Curitiba): 21 vagas; e,
  • Medicina (Toledo): 4 vagas.

Em nota no site oficial, o NC/UFPR “lamenta profundamente o ocorrido e reforça que se tratou de uma falha pontual que não afeta a idoneidade do Processo Seletivo e, tampouco, a integridade do sistema de processamento.”

Chamadas Complementares e Matrículas

A UFPR informa que os candidatos devem ficar atentos a essas Chamadas Complementares, que abrirão a possibilidade de ingresso de mais alunos nos cursos em questão, bem como em todos os demais cursos da universidade.

O prazo para o processo de envio de documentos para o registro acadêmico se estenderá até as 23h59min do dia 08/09/2021.

As informações sobre o desempenho individual dos candidatos também já estão disponíveis no site oficial do NC/UFPR.

A falha

No Processo Seletivo UFPR 2020/2021 que foi realizado em fase única, dos recursos referentes à prova de produção de textos, 467 foram deferidos, resultando no incremento na nota desses candidatos.

Para a incorporação desses incrementos às notas dos candidatos foi construído um programa capaz de rodar os ajustes preservando a integridade do banco de dados.

Antes da divulgação das notas finais de todos os candidatos o referido programa foi executado, verificando-se a sua integridade. O banco de dados foi, então, processado, desta feita, para incorporar as notas dos recursos deferidos. Entretanto, por uma falha no processamento, o comando commit não foi executado, fazendo com que o banco de dados retornasse ao seu estado anterior.

A falha somente foi percebida após a divulgação da lista de aprovados, momento em que, por medida de segurança, o NC/UFPR suspendeu os passos subsequentes do processo, tais como, a divulgação do desempenho individual e a abertura do processo de envio dos documentos para o registro acadêmico, até que se tivesse a certeza da ocorrência e da solução a ser implementada.

A UFPR informa aos candidatos e à comunidade que já determinou a instalação de Comissão de Sindicância para apurar todos os fatos e eventuais responsabilidades.