Papa no metrô

a

Papa no metrô

Em um Fan Page da Argentina o nosso leitor Rafael Duraes Dos Santos, viu uma foto do novo Papa Francisco I no subte (metrô da capital argentina), CONFIRA COMO ELE ERA UM DOS NOSSOS!

Papa no metro

Sugestões? Papa no metrô? Busão?  Envie um e-mail para: busaocuritiba@hotmail.com

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

População pode conhecer o ônibus elétrico em viagens gratuitas

Ônibus elétrico da empresa Higer. Curitiba, 15/09/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O ônibus elétrico da chinesa Higer, que está em demonstração em Curitiba, poderá ser conferido pela população em viagens gratuitas neste sábado (17/9) e domingo (18/9). O ônibus fará o trajeto de seis quilômetros entre o Terminal Campina do Siqueira e o Parque Barigui, com viagens de hora em hora no período das 9h às 20h. 

Além do Terminal Campina do Siqueira, haverá pontos de parada para embarque e desembarque no Salão do Automóvel, Pavilhão de Eventos e no Salão de Atos, no Parque Barigui. Fiscais da Urbanização de Curitba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade, vão acompanhar a operação.

A experiência de andar em um ônibus elétrico é muito diferente da verificada em um ônibus movido a diesel. Sem ruídos, sem emissão de CO2, o veículo representa o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é um dos principais projetos do município para os próximos anos.

“Será a oportunidade para que a população conheça como é andar em um ônibus elétrico, tecnologia que daqui a dois anos deve ser realidade na cidade, com mais conforto, sem emissões e ainda sem ruídos”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Com 12,2 metros de comprimento, o veículo Higer Azure A12 BR, do tipo padron, tem, segundo a fabricante, capacidade para transportar 78 pessoas, e autonomia de 270 quilômetros, graças a um conjunto de 12 baterias.

O veículo é carregado no período noturno, em uma estação montada na garagem da viação Redentor, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O tempo máximo de recarga é de quatro horas.

A demonstração da Higer faz parte de uma série de ações que celebram a mobilidade sustentável na capital no mês de setembro. As atividades ocorrem de 16 a 29 e celebram também a Semana da Mobilidade, que inclui o Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro.

Elétrico nas linhas

Na próxima segunda-feira (19/9), o ônibus elétrico começa um período de testes de cinco dias, com bilhetagem, em linhas da capital.

A primeira linha que testará a tecnologia será a 801 Campina do Siqueira/Batel. Na terça (20/9) será a vez da 380 Detran/Vicente Machado; seguida pela 617 Jardim Ludovica, na quarta (21/9); 654 Campo Alegre, na quinta (22/9); e 826 Campo Comprido/CIC, na sexta (23/9).

O ônibus circulará nas linhas no período das 6h às 20h, em uma tabela especial, entre os horários dos demais veículos. 

Zero emissões

Mobilidade Sustentável

A implantação de ônibus elétricos é base do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que tem como âncora os projetos de evolução do transporte curitibano, do Inter 2, Interbairros II e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), respectivamente.

A Prefeitura vem trabalhando ativamente, por meio do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade, no plano de substituição de combustíveis fósseis nos ônibus da capital.   

No fim de setembro devem começar os testes técnicos já no âmbito do Edital de Chamamento Público 001/2022 para Acordo de Cooperação Técnica Visando a Demonstração Operacional de Ônibus Elétricos no Município de Curitiba.

As demonstrações realizadas terão como finalidade fornecer subsídios técnicos e operacionais para futuras contratações e licitações do município. Cada teste deve durar 60 dias.

Atualmente, apenas 4% da frota de ônibus da cidade funciona com energia limpa ou de baixa emissão. No médio prazo, até 2030, 33% da frota deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), a alinhado às ações globais de sustentabilidade.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Curitibano Anderson Silva enfrentará o polêmico Jake Paul no boxe

A lenda do MMA, Anderson “Spider” Silva, nascido em São Paulo, mas radicado em Curitiba, vai enfrentar o famoso youtuber Jake Paul em uma luta de boxe. O confronto vai acontecer no dia 29 de outubro, em Glendale, no Arizona (EUA) e a expectativa está altíssima!

Jake Paul, junto com seu irmão Logan Paul, protagonizaram lutas de boxe que chegaram a cifras milionárias por conta da venda de pay-per-views. Logan enfrentou a lenda mundial Floyd Mayweather Jr. e Jake o ex-campeão do peso meio-médio do UFC, Tyron Woodley, com um maravilhoso nocaute, confira o vídeo:

Desta vez, o youtuber espera uma gigantesca venda de pay-per-views para a luta contra o Spider e disse, em recente entrevista, que acredita que a bolsa para Anderson será a maior da carreira. Não é a toa essa afirmação, pois Jake Paul é um dos maiores críticos ao presidente do UFC, Dana White, alegando que ele não paga salários dignos aos seus atletas.

STATUS DA LUTA:

Anderson Silva é um dos melhores lutadores de MMA de todos os tempos e, atualmente, está com 47 anos de idade e após sair do MMA, fez duas 3 lutas no boxe contra Julio César Chávez Jr., Tito Ortiz e Bruno Caveira – tendo vencido todos eles.

Jake Paul tem 25 anos, fenômeno na internet e, recentemente, um dos maiores destaques no boxe. Está invicto com 5 vitórias, já derrotou Ali Eson Gib, Nate Robinson, Ben Askren e, recentemente, Tyron Woodley.

Assista algumas declarações dos lutadores nas últimas conferências de imprensa (Canal MMA Versão Brasileira):